Buscar

AULA 5 EXERCÍCIO 10 FINANÇAS PESSOAIS

Prévia do material em texto

AULA 5 – EXERCÍCIO 10 – FINANÇAS PESSOAIS
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua,
		
	
	corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem.
	 
	analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
	
	é um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.
	
	é um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
	
	consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
	
Explicação:
Analisa os processos com vistas a realiza-lo de modo otimizado, envolvendo as etapas de planejamento, execução , controle e avaliação.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Teoria dos baldes busca o equilíbrio entre dois fatores que tornam a saúde e a gestão financeira reais para o alcance do sucesso pessoal e profissional com equilíbrio das finanças. Então quais são esses dois fatores?
		
	 
	Gastos básicos = Investir em metas profissionais e objetivos de médio e longo prazos
	
	Gastos com festas = Investir em sonhos e objetivos de médio e longo prazos
	
	Gastos básicos = gastos com festas
	
	Gastos básicos = Gastos especiais
	
	Gastos básicos = compras supérfluas
	
Explicação:
Gastos básicos = Investir em metas profissionais e objetivos de médio e longo prazos
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O investimento em Ações (renda variável), só é recomendável para investidores com perfil _________ , com  possibilidade e disposição para assumir riscos.
		
	
	Conservador
	 
	Agressivo
	
	Moderado
	
	Irresponsável
	
	Calculista
	
Explicação:
Investimento em renda variável, como o mercado de ações, só é recomendável para investidores com lastro financeiro, experiência e disposição para assumir riscos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação à gestão financeira pessoal é correto afirmar que:
		
	
	Exige grandes conhecimentos da área financeira para a sua utilização.
	 
	É uma metodologia que busca a otimização dos recursos disponíveis.
	
	É um sistema que permite, exclusivamente, otimizar as despesas.
	
	Não se deve considerar outras opções de renda, além dos salários.
	
	É uma metodologia que privilegia a maximização dos custos e minimização das receitas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Gustavo Cerbasi, autor do Capítulo "Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida", devemos gastar nosso dinheiro com o que nos faz bem e felizes. Neste contexto, assinale a alternativa que NÃO representa atitudes que possam contribuir para uma boa gestão financeira:
		
	
	Não despreze os pequenos gastos, mas também não se esqueça de assegurar uma verba para eles.
	 
	Faça compras parceladas sempre que possível para seu dinheiro render mais.
	
	Uma vida mais simples é o caminho para uma vida mais rica em experiências.
	
	Organize-se para saber como gastará os recursos que você ganha.
	
	Gaste menos do que você ganha, e invista bem a diferença.
	
Explicação:
Compras parceladas normalmente comprometem sua vida financeira, pois, ao parcelar, pode-se se ter ter a noção equivocada de que pode-se adquirir mais do que realmente sua receita comporta, uma vez que induzem ao acúmulo de dívidas.
Sendo assim, como o enunciado pede para assinalar a opção que NÃO condiz com uma gestão financeira equilibrada, a opção a ser escolhida é: Faça compras parceladas sempre que possível para seu dinheiro render mais.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que todas as pessoas que têm acesso a dinheiro praticam algum tipo de gestão financeira? Sim ou não? Por que? Assinale entre as alternativas a seguir aquela que responde corretamente a esta pergunta.
		
	 
	Sim, por que, mesmo quem não percebe que o faz , mesmo quem tem pouco dinheiro, decide como gastar, quando, em que, quanto ou mesmo se não vai gastar. Isso é gestão
	
	não, por que o dinheiro que uma pessoa tem, fruto de seu trabalho ou ganho de qualquer outra forma, não se controla com gestão, mas apenas com atenção e cautela
	
	Sim, por que sem uma gestão correta, responsável, do nosso dinheiro, não teríamos como obter mais recursos, uma vez que o dinheiro em algum momento se acaba
	
	não, por que a gestão financeira exige preparo técnico, conhecimentos especializados, sendo, pois, algo que não é acessível a qualquer pessoa
	
	não, por que a gestão depende da origem do dinheiro ganho, não havendo possibilidade de gestão racional quando a origem do dinheiro não é honesta
	
Explicação:
A capacidade de gestão pessoal no uso dos recursos financeiros é condição importante para o bom uso deste recurso indispensável à vida pessoal e familiar. Nesse sentido, conhecer e praticar de modo consciente as regras básicas da gestão financeira é um atributo que pode fazer toda a diferença para uma adequada condução da rotina e na construção de um futuro mais seguro e confortável. Saber que a gestão, bem ou mal, sempre é realizada, mesmo que de modo inconsciente, desorganizado ou irresponsável, pode ajudar na adoção de uma atitude mais positiva, consciente e produtiva.
Conhecer noções básicas como receita e despesa, orçamento, equilíbrio financeiro, endividamento, investimento, etc., faz parte da educação financeira e pode ajudar na condução equilibrada da vida, atendendo aos compromissos, principalmente evitando-se situações de descontrole, que podem levar ao endividamento descontrolado e improdutivo e aos impasses próprios desta condição. Em complemento e associado a esta questão temos o tema do financiamento e do empréstimo, já que nem toda forma de endividamento é negativa. A dívida contraída, por exemplo, na compra da casa própria ou para investimento em um negócio com boas perspectivas, por financiamento ou simples empréstimo, são exemplos de tomada de recursos que não se enquadram necessariamente na condição de irresponsabilidade financeira.
A educação financeira deve não apenas chamar a atenção para a importância do equilíbrio financeiro, a equalização de receita e despesa, mas também para a necessidade de pensar o futuro, previsivelmente cheio de imprevistos, negativos e positivos. Nesse sentido, deve-se destacar e importância e necessidade de ser previsto no planejamento financeiro, ou seja, no orçamento, um percentual a ser investido.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Duas ações são particularmente importantes ao empreendedor: uma delas envolve a busca pelo dinheiro necessário ao empreendimento; a segunda, a guarda ou o uso do dinheiro para que não perca seu valor ou que, eventualmente, possa render alguns frutos.  No contexto financeiro discute-se, neste caso:
		
	 
	Captação e aplicação de recursos;
	
	Poupança e guarda de dinheiro;
	
	Captalização de recursos e caderneta de poupança;
	
	Tesouro direto e caderneta de poupança;
	
	Aplicação de recursos e captalização de recursos financeiros;
	
Explicação:
Captar recursos é obter recursos financeiros ou dinheiro; aplicar é a ação necessária quando há sobra.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As receitas são entradas de recursos. Para pessoas físicas podemos considerar receita:
		
	
	Salários a Pagar
	
	Aluguéis a Pagar
	 
	Serviços Prestados a Receber
	
	Dívida no cartão de crédito
	
	Hora extra à Pagar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes