Buscar

Aditivos da jujuba

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aditivos da jujuba
Aditivos : São substâncias adicionadas aos alimentos na fase de processamento para aumentar o seu período de vida de prateleira ou melhorar o seu paladar e apresentação. Existem muitos tipos de aditivos alimentares, nomeadamente, corantes, conservantes, adoçantes, antioxidantes, emulsionantes e potenciadores de sabor.
Ingredientes do produto:
Açúcar;
Xarope de glicose;
Amido de milho modificado;
Ácidos cítricos;
Corantes artificiais (amarelo tartrazina, amarelo crepúsculo, vermelho e azul brilhante);
Aromatizantes acidulantes;
Xarope de milho: é uma solução aquosa concentrada que se obtém do amido de milho, através de um processo de hidrolise bastante elaborado, com varias reações e processos químicos.
Processo: hidrolise de amido → água → liquefação → dextrina → enzima amilase → hidrolização → enzima glicoamilase → glicose.
Malefícios: Sobrepeso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, deficiências de vitaminas, minerais, resistência a insulina, aumento de trigliceres e aumento de apolipoproteína B (colesterol LDL).
Amido de milho modificado: O amido é amplamente utilizado no setor industrial para diferentes finalidades. Por exemplo, pode ser usado com a função de controlar ou alterar determinados tipos de características: textura e aparência de algumas substâncias. Em outros casos, pode funcionar como estabilizante de emulsões, no controle de lubrificação ou de umidade, além de parte da composição de embalagens. Quando o amido de milho é modificado, tem alta resistência a elevadas temperaturas, sendo, por essa razão, muito empregado em alimentos processados. Nesse sentido, ele pode substituir matérias-primas, reduzindo custos de produção.
Processo: no amido modificado tendem a conter maltodextrina, um pó sem sabor que é utilizado como agente de ligação em doces, suplementos e bebidas. O glutamato monossódico também é outra substância utilizada nos tratamentos químicos dos amidos modificados para aumentar ainda mais os sabores.
Malefícios: aumento súbito de peso, sintomas de erupção cutânea, asma, alergias, coceira, presença de dores de cabeça, náuseas, dor torácica, palpitações cardíacas, alargamento cecal, pode levar a sintomas de diarréia, fezes moles, permeabilidade intestinal, síndrome do intestino com vazamento, inchaço abdominal e flatulência.
Ácidos Cítricos: Também conhecido como citrato de hidrogênio, o ácido cítrico é o ácido mais utilizado pela indústria alimentícia e de bebidas, uma vez que apresenta propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes, seqüestrastes e reguladoras de acidez. De um modo geral, preserva o sabor de bebidas e alimentos industrializados, regulando o pH, mascarando o gosto desagradável de alguns compostos, neutralizando o paladar doce e acidificando o sabor.
Processo: A fabricação de ácido cítrico pode ser realizada através de três processos: Koji, no qual o substrato é sólido, sendo utilizada uma linhagem específica de Aspergillus niger; fermentação em superfície, onde o micélio do fungo (Aspergillus niger) cresce sobre a superfície do meio de cultura estático, sendo o produto da fermentação recolhido do meio; e fermentação por cultura submersa, onde o fungo se desenvolve inteiramente submerso no meio de cultura líquida sob agitação, que serve para assegurar a homogeneidade tanto da distribuição dos microorganismos quanto dos nutrientes.
Malefício: Não tem nenhum malefício associado.
Corantes artificiais:  Os corantes artificiais são uma classe de aditivos sem valor nutritivo, introduzidos nos alimentos e bebidas com o único objetivo de conferir cor, tornando-os mais atrativos.
Malefício: 
Amarelo crepúsculo – Reações anafilactoides, angioedema, choque anafilático, vasculite e púrpura.
Amarelo tartrazina – Reações alérgicas como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmo, urticária, eczema, dor de cabeça, eosinofilia e inibição da agregação plaquetária à semelhança dos salicilatos. Insônia em crianças associada à falta de concentração e impulsividade. 
Azul brilhante – Irritações cutâneas e constrição brônquica, quando associado a outros corantes.
Vermelho 40 – Pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. 
Aromatizantes acidulantes : aditivos químicos que modificam a sua acidez ou melhoram o sabor dos alimentos. Por controlar o ph, evitam a ação de micro-organismos e podem aumentar a durabilidade do produto. 
Malefícios: podem levar a descalcificação de ossos e dentes e a cirrose hepática. 
Referencias: 
CEREDA, M. P. Propriedades gerais do amido. São Paulo: Fundação Cargill, 1, 2001. p. 221. (Série Culturas de Tuberosas Amiláceas Latino Americanas, n. 1).  
FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 30 – 2014
Hull, P. Glucose Syrups: Technology and Applications. September 2011, Wiley-Blackwell.

Outros materiais