Buscar

ARTIGO - APROF VOLEIBOL(Salvo Automaticamente) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SÚMULA NACIONAL DE VOLEIBOL
Guilherme Alves de Souza
Pedro Henrique Marques Severiano
Priscila Gonçalves Oliveira
Roberta Moreira Lima
Tatiane Domingos Teixeira da Silva
Thiago Freitas Delphino
Vinícius Teixeira Alves
RESUMO
Súmula é um documento usado nos jogos para anotar os dados e acontecimentos da partida. No caso dos dados, podemos dizer, horário e local do jogo, equipes participantes, nome e número dos jogadores, árbitros e etc. Os acontecimentos preenchidos no decorrer do jogo são: ordem de saque, faltas cometidas e algumas situações que a julguem necessário. O objetivo deste estudo, foi estudar origem e evolução da súmula e sua importância. A metodologia utilizada foram pesquisas computadorizadas, pesquisas em acervo e entrevistas com profissionais da área.
ABSTRACT
Summula is a document used in games to record the data and events of the match. In the case of the data, we can say, time and place of the game, participating teams, name and number of players, referees and etc. The events completed during the game are: order of service, fouls committed and some situations that they deem necessary. The purpose of this study was to study the origin and evolution of the summary and its importance. The methodology used was computerized research, collections research and interviews with professionals in the area.
Palavras-chave: Súmulas, documento, partidas.
Introdução 
Súmula é um documento da partida onde são anotados nome da competição, cidade, data e hora, nome e número dos jogadores, faltas cometidas, rodízios, nome dos árbitros, ordem de saque e etc.
 Quando ocorre alguma coisa que o arbitro julgue necessário anotar em súmula, isto é feito para depois ter algo comprovando o que de fato aconteceu. (PIBID, 2012)
Para falar sobre o preenchimento da súmula é importante citar que é um papel do apontador. Para que nada saia errado, ele precisa conhecer todas as regras do voleibol e fazer uma conferência da mesa, a mesma deve estar bem posicionada, permitindo visibilidade das ações do primeiro e segundo árbitro e os acontecimentos do decorrer do jogo. Os materiais que acompanham a súmula em seu preenchimento são: Caneta preta, apito/ campainha, ordens de saque, régua e papel rascunho.
É extremamente importante que a súmula seja bem clara e não tenha erros, caso isso aconteça é necessário que seja feita uma correção e que isso seja informado no campo de observação. 
Para cada Confederação existe um padrão de súmula, essa pesquisa foi direcionada para estudo da súmula nacional, que é regulamentada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A súmula nacional possui 11(onze) etapas de preenchimento.
Objetivo
O objetivo deste estudo, foi conhecer a súmula de jogo utilizada em competições nacionais, conhecer os campos da súmula e seu preenchimento e compreender o destino das súmulas após a partida.
Campos e preenchimento da Súmula de Voleibol
O primeiro é item a ser preenchido é o cabeçalho. As informações necessárias nesse item são: Nome da competição, cidade, estado, data, horário, ginásio, fase, número do jogo, sexo, categoria e equipes. Essas informações o apontador deve deixar preparadas antes do início do jogo, apenas na opção equipes deve-se aguardar o sorteio para definir qual equipe será A e B.
 O segundo passo para preencher a súmula é a relação nominal onde deve ser preenchido número e nomes dos jogadores em ordem crescente, os líberos possuem um campo específico. Há também um espaço para a comissão técnica formada por técnico (T), assistente técnico (AT), auxiliar técnico (AxT/ AT2), preparador físico (PF) e médico/ fisioterapeuta/ massagista (M). No Final do quadro, há um espaço destinado a assinatura dos técnicos e capitães das equipes.
O terceiro passo é o quadro de aprovação destinado a equipe de arbitragem. Nele também vai a sigla do estado ou país de nacionalidade do árbitro, esses dados também são preenchidos antes do jogo, deixando apenas o espaço para as assinatura pós jogo. Quem assina esse campo são: Primeiro e Segundo arbitro, apontador, controlador de líbero, os quatro juízes de linha e por fim os capitães de cada equipe.
O quarto item é o sorteio de ordem de saque, que define qual lado da quadra cada equipe ficará e qual delas começa sacando, após esse sorteio é determinado qual equipe será A ou B. Equipe A inicia do lado esquerdo da quadra e a B do lado direito. 
O quinto procedimento trata-se dos Sets regulares, que são os 4 sets que podem ou não definir uma partida. Nele deve-se preencher o horário do início da partida. Nesse momento é relatado qual jogador iniciou o saque, é possível acompanhar o rodizio com o suporte da ficha de posição (ordem de saque), número de pontos conquistados de cada equipe, solicitações de tempo e substituições e etc. 
No intervalo entre os sets, deve ser realizado o sexto passo. No quadro de resultado deve ser preenchido quantos tempos (T), substituições (S), vitórias (V), pontos do set e sua duração. A partir do quarto item esses procedimentos devem se repetir até completar o quatros sets obrigatórios.
O sétimo procedimento é o preenchimento do quinto set, o que se difere dos outros é que deve ser realizado um novo sorteio e definir novamente qual equipe será A e B. O quadro do 5° set, tem uma opção destinada para troca de quadra, após a ocorrência do 8° ponto de uma das equipes. Feito isso o 8° passo é o quadro de sanções onde serão anotadas se houve, advertências, penalidades, expulsão e desqualificação e abaixo citar quem cometeu a sansão. No lado direito do quadro de sanções tem a opção para citar qual equipe cometeu a sanção e em qual placar a mesma foi cometida.
Após o quadro de resultados ser preenchido com as informações de cada sets deve-se somar os resultados de cada set para tempo, substituições, número de vitorias, a pontuação total dos sets e o tempo de duração, horário de início e de termino do jogo e o campeão da partida. Caso tenh Por fim o primeiro árbitro confere e assina a súmula, o segundo árbitro, apontadores e juízes de linha apenas assinam. Os capitães das equipes se estiverem de acordo também assinam a súmula. 
 
Destino das Súmulas
No final da partida, após as súmulas serem assinadas, a 1° via branca é direcionada a CBV, a 2° e 3° via nas cores azul e rosa são entregues a equipe e a 3° via amarela é entregue ao comitê organizador.
Método 
A metodologia utilizada foram pesquisas computadorizadas através de sites, blogs e vídeo aulas, pesquisas em acervo de entidades esportivas e entrevistas com profissionais da área. Mediante os resumos obtidos nesta pesquisa, selecionamos as informações pertinentes. Selecionadas, pesquisamos as referências bibliográficas de cada pesquisa computadorizada procurando novas referências que fossem importantes e úteis, assim como, com as entrevistas com profissionais da área, buscamos filtrar as informações para manter uma pesquisa objetiva. 
Conclusão 
A súmula é um documento de grande importância para relatar os acontecimentos de uma partida. O apontador é responsável pelo preenchimento da súmula, o mesmo deve conhecer as regras do voleibol e se posicionar durante o jogo de forma que consiga visualizar os acontecimentos da partida. 
A CBV é a padronizadora da súmula nacional.
Bibliografia
ALBERGARIA, Marcia Borges de et al. Manual de Preenchimento de Súmula. 04 abr. 2017. Material utilizado nos Cursos de Formação de Árbitros e Apontadoras (es) da Federação Mineira de Voleibol no ano de 2017.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL. Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol. Disponível em: http://www.cbv.com.br/v1/cobrav/documentos.asp. Acesso em: 17 de Maio de 2018.
LUCIO, Alair. Entrevista com coordenador técnico e de arbitragem da Federação Mineira de Voleibol sobre preenchimento de súmula nacional de Voleibol de Quadra e Praia. Realizada em 23 de Maio de 2017.
SOLDERA, Giovanni. Voleibol Como preencher passo a passo uma súmula oficial da CBV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FxK7tH1cfwg.Acesso em: 20 de Maio de 2018.

Outros materiais