Buscar

AULA 07 EXERCÍCOS 06 MERCADO DE TRABALHO

Prévia do material em texto

AULA 07 – EXERCÍCOS 06 – MERCADO DE TRABALHO
	 1a Questão
	
	
	
	Terceiro setor é um tipo de atividade que se diferencia do Estado (primeiro setor) e da iniciativa privada com fins de lucro (segundo setor), pois é, ao mesmo  tempo, de origem privada, mas sem fins de lucro. Uma Empresa precisa integrar, voluntariamente, preocupações sociais e ecológicas nas suas atividades de negócio e nas relações com stakeholders¿ (públicos de interesse de uma empresa, como clientes, fornecedores, colaboradores, governo etc.).
Assinale a alternativa que aponta a preocupação descrita no enunciado, com relação ao Terceiro Setor.
		
	 
	Atividades de uma Empresa Privada, sem fins lucrativos.
	
	Relação lucrativa com as Empresas.
	
	Responsabilidade Ambiental.
	
	Inclusão Social.
	 
	Responsabilidade Social Empresarial.
	
Explicação:
O terceiro setor é composto por organizações privadas que tem uma finaliade pública, onde a responsabilidade social empresarial é de extrema importância.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Empreendedorismo Social indica um negócio lucrativo que traz desenvolvimento para a sociedade procurando, através da atividade principal, buscar soluções para problemas sociais. Na comunidade da Rocinha, cidade do Rio de Janeiro, há confecção que exportam seus produtos para o exterior, aproveitando a mão de obra ociosa e habilidosa. Escolha a melhor opção:
		
	
	generosidade financeira e tempo disponível são fatores que atrapalham o negócio social.
	
	egoismo com seu conhecimento é um dos entraves para obstar o crescimento do negócio social, pois o retorno do que for empregado é demorado e difícil
	
	o dever de cuidar do carente, dos abandonados, desassistidos, doentes é do governo e não da sociedade como um todo
	
	formar um gestor de empresa consciente e responsável que, lá na frente, só terá seus créditos valorizados
	 
	apesar do interesse em otimizar o empreendedorismo social, é difícil conseguir verbas para isso, pois a situação econômica do país é complicada.
	
Explicação:
apesar do interesse em otimizar o empreendedorismo social, é difícil conseguir verbas para isso, pois a situação econômica do país é complicada.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que não é uma prática básica na rotina de quem se prepara para um concurso.
		
	
	Estudar questões de prova
	 
	Estudar no tempo livre
	 
	Manter um dia de descanso
	
	Revisar o conteúdo
	
	Ter foco e motivação
	
Explicação:
A rotina preparação deve ter um quadro horário definido.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O concurso público é uma boa opção a quem deseja estabilidade e qualidade salarial. Para ter sucesso nesse tipo de carreira é necessário ao candidato:
		
	
	Ter boa aparência.
	
	Não há necessidade de ser sociável.
	 
	Ser organizado e desempenhar as funções com responsabilidade e disciplina.
	
	Falar com proficiência pelo menos três idiomas.
	
	Não se empenhar nas tarefas pois o serviço público não exige tanto de ninguém.
	
Explicação:
A porta de entrada do Setor Público é o Concurso. Esse tipo de processo seletivo se dá por meio de provas específicas para cada área e função disponíveis. E, como a procura é grande, é preciso estar muito bem preparado para vencer a concorrência.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O termo empregabilidade diz respeito à capacidade da empresa em oferecer um emprego em relação à demanda de trabalhadores. Em relação à afirmação acima podemos concluir:
		
	
	É correta, pois a organização disponibiliza vagas conforme a sua necessidade.
	
	Está errada, pois a empresa deve oferecer vagas, para profissionais, independente de demanda do mercado.
	
	É correta, pois é a empresa que cria empregos, logo deve oferecer treinamento de acordo com sua necessidade.
	
	É errada, pois a organização deve disponibilizar vagas conforme a demanda.
	 
	Está errada, pois empregabilidade diz respeito ao valor agregado que um profissional possui, que o leva a ser demandado por várias empresas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na definição conhecida como Fasfi l (Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos), são organizações que, no Brasil, correspondem a associações, fundações e organizações religiosas. Sobre estas instituições é correto afirmar que:
1 São Privadas, não integrantes, portanto, do aparelho de Estado (fácil de entender, se fossem estatais estariam no Primeiro Setor);
2 Sem fins lucrativos, isto é, organizações que não distribuem eventuais excedentes entre os proprietários ou diretores e que não possuem como razão primeira de existência a geração de lucros ¿ podendo até gerá-los, desde que aplicados nas atividades fins: essa é uma característica jurídica e fiscal importante de ser respeitada.
3 Institucionalizadas, isto é, legalmente constituídas ¿ criar um grupo para atuar para o bem da sua comunidade, mas não cumprir com as formalidades jurídicas e fiscais gera uma série de impedimentos, como os registros necessários para fazer pagamentos e contratar pessoas, por exemplo
		
	 
	Estão corretas as afirmativas 1, 2 e 3
	 
	Estão corretas somente as afirmativas 2 e 3
	
	Estão corretas somente as afirmativas 1 e 3
	
	Estão corretas somente as afirmativas 1 e 2
	
	está correta apenas a afirmativa 3
	
Explicação:
As três afirmativas referem-se à  instituições baseadas na definição conhecida como Fasfi l (Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos), são organizações que, no Brasil, correspondem a associações, fundações e organizações religiosas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre trabalho e emprego.
		
	
	Não há diferença entre emprego e trabalho, são sinônimos.
	
	O trabalho está vinculado divisão de tarefas e o emprego à uniformização das ações.
	 
	Trabalho remonta aos primórdios da humanidade e partiu da necessidade humana de sobrevivência. O emprego é uma relação de interdependência em que um planeja as ações e outro executa.
	
	O trabalho exige a existência de um contratante e um contratado enquanto o emprego não prevê uma relação de interdependência.
	 
	O trabalho representa o esforço humano em executar determinada atividade enquanto o emprego é a possibilidade de criar e realizar alguma tarefa.
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A instabilidade mundial vem traçando cenários de imprevisibilidade para empresas e para profissionais, destacando que todo ramo de atividade e áreas de atuação devem também passar por um processo de desenvolvimento contínuo. De acordo com o trecho, podemos afirmar que:
		
	 
	A atualização do conhecimento, técnicas e melhoria das competências são fundamentais para empresas e profissionais encarar a competitividade e instabilidade do cenário global.
	
	Empresas e profissionais devem trabalhar separadamente, focando apenas seus objetivos individuais. Tal relação contribui positivamente no alcance de lucratividade, pois cada um preocupa-se com sua responsabilidade.
	
	Profissionais que estão há mais de 15 anos em uma empresa, têm a certeza que irão conquistar a aposentadoria.
	
	Empresas e profissionais devem estabilizar o desenvolvimento dos projetos para apresentar apenas o serviço solicitado pelo cliente existente.
	 
	O processo de adaptação às mudanças não precisa ser trabalhado pelos gestores, já que os funcionários se adequam perfeitamente em qualquer decisão tomada pelo seu superior imediato, como também em mudanças de rotinas e processos de trabalho em qualquer momento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes