Buscar

Avaliando o Aprendizado - Direito do trabalho II - 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO DO TRABALHO II   
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 20/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704213121)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito do direito às férias, é correto afirmar o seguinte:
		
	
	O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido serão efetuados até 24 horas antes do início do respectivo período.   
	 
	Quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos 12  meses que precederem à concessão das férias.
	
	 Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno, insalubre ou perigoso não serão computados no salário que servirá de base ao cálculo da remuneração das férias.  
	
	O empregado perceberá, durante as férias, apenas 1/3 da remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. 
	
	É facultado ao empregado converter metade do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.     
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704174934)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A empresa Dinda Ltda. está passando por uma grave crise financeira e, pretendendo uma restruturação interna, planeja conceder férias coletivas para todos os seus empregados em dois períodos durante o ano de 2018. No primeiro período pretende conceder dez dias corridos e no segundo período vinte dias corridos. Neste caso, a referida empresa
		
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que as férias coletivas devem ser gozadas em um único período de, no mínimo, quinze dias corridos.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que as férias coletivas devem ser gozadas em um único período de, no mínimo, vinte dias corridos.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que nenhum dos períodos de férias coletivas poderá ser inferior a quinze dias corridos.
	
	está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, devendo, no entanto, comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de dez dias as datas de início e fim das férias.
	 
	está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, devendo, no entanto, comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de quinze dias as datas de início e fim das férias.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704146946)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC 2018) O aviso prévio
		
	
	será de cinco dias quando o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior. 
	
	não é devido o aviso prévio na despedida indireta, havendo expressa disposição legal neste sentido. 
	
	indenizado, não possui como integrante de sua base de cálculo horas extras habituais. 
	
	é devido na proporção de 50% na despedida indireta, havendo expressa disposição legal neste sentido.
	 
	é direito irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador de serviço obtido novo emprego. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704129475)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alice, repositora no Supermercado Alegria Ltda. manifestou sua intenção de rescindir seu contrato de trabalho por prazo indeterminado, pedindo para ser feito um acordo com seu empregador. Tendo em vista as novas disposições introduzidas pela Lei nº 13.467/2017, o contrato de trabalho  
		
	
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, não sendo devido o aviso prévio, sendo que as demais verbas trabalhistas serão devidas em sua integralidade, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, sem direito à indenização sobre o seu saldo e não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	
	não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, necessitando, para tanto, obrigatoriamente de autorização do Ministério do Trabalho para sua homologação. 
	 
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido metade do aviso prévio, se indenizado, e metade da indenização sobre o saldo do FGTS e as demais verbas trabalhistas em sua integralidade, podendo sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido apenas o saldo de salário e as férias vencidas acrescidas de 1/3, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS e ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	
	não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, uma vez que as verbas trabalhistas representam direitos indisponíveis.  
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704192630)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
É um dos princípios incidentes no direito a férias pelo empregado. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Primazia da realidade
	 
	Irrenuncialibidade do direito
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Princípio da condição mais benéfica
	
	Princípio da Norma mais favorável

Outros materiais