Buscar

Caso Concreto 4 - Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semana 4
CASO CONCRETO
(OAB/RJ) João e Mário, atendentes da loja MM Ltda., após briga que envolveu agressão física entre ambos na frente de clientes do estabelecimento, foram chamados pelo empregador. O empregador (que verificou que os dois não mais poderiam trabalhar juntos), resolveu punir os empregados, tendo suspendido Mário por 10 dias e dispensado João por justa causa (como exemplo aos demais empregados). Comente se a conduta do empregador foi correta diante dos princípios que regem a justa causa. 
	
	Não está correta a conduta do empregador, pois os principais motivos de dispensa por justa causa, continuam sendo o abandono de emprego e a falta de comprometimento no desenvolvimento das atividades. Todavia, quanto ao procedimento em relação a Mário, foi correta a suspensão. A dispensa de João foi injusta, pois o empregador deveria tê-lo punido de outra forma ou seja, ter usado o Princípio da Isonomia de Tratamento, onde havendo mais de um empregado envolvido em uma falta grave, todos devem receber punição idêntica, sob pena de ficar configurada a discriminação. Por conseguinte, João recorrerá sua dispensa, baseado na mesma aplicação de pena de seu colega de trabalho, afinal os dois erraram, podendo até ter a reversão de demissão.
QUESTÃO OBJETIVA
(OAB/FGV) É correto afirmar que a CLT prevê, expressamente:
 A) a advertência verbal, a censura escrita e a suspensão como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
 B) somente a suspensão do contrato e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado. 
C) a advertência, verbal ou escrita, a suspensão e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado. 
D) a censura escrita, a suspensão e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.

Outros materiais