Buscar

Aula 04 Bioq II 2013-01 - Respostas Estudo Dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UENF, LQFPP, Prof. Gustavo Rezende, Bioquímica II, Estudo Dirigido da 4ª aula:
1) Um motor ligado a uma bateria tem energia para realizar trabalho. Quando comemos produzimos energia que também pode ser utilizada para realizar trabalho. Existe alguma semelhança entre os dois processos? 
Sim. Em ambos os processos ocorre um fluxo de elétrons que produz energia.
2) O vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir de uvas que são mantidas hermeticamente fechadas (sem contato com o meio externo) em barris, na presença de microorganismos. O que acontecerá com o processo de formação do vinho caso seja introduzido dentro desse barril a droga rotenona (que inibe a transferência de elétrons na cadeia transportadora de elétrons)? Justifique sua resposta. 
Nada. O processo de formação do vinho é a fermentação, que ocorre sem a presença de oxigênio. Como essa droga afeta apenas a transferência de elétrons na presença de oxigênio, essa droga não afetará de forma alguma o processo fermentativo.
3) A catálise rotacional é o processo pelo qual o ATP é sintetizado pela F0F1 ATP sintase. Descreva, em linhas gerais, como se dá esse processo de catálise rotacional para a síntese de ATP. 
O gradiente quimiosmótico de prótons que ocorre entre o espaço intermembranas e a matriz mitocondrial gera a força próton-motriz, fazendo com que os prótons retornem para a matriz mitocondrial por dentro da F0F1 ATP sintase. Esse fluxo de prótons faz com que uma parte da ATP sintase gire e outra parte fique fixa. A rotação da parte móvel faz com que a parte fixa altere sua conformação em três estados intermitentes onde a alteração entre esses três estados permite a formação de ATP através da junção entre ADP e Pi. Logo, a rotação da F0F1 ATP sintase catalisa a síntese de ATP.
4) O que é o potencial redutor? Dentro da mitocôndria, onde está localizada a cadeia transportadora de elétrons (CTE)? Qual é o número de complexos enzimáticos da CTE? Quem é o aceptor final de elétrons no fim da CTE? 
É a capacidade de uma molécula para receber elétrons. Na membrana interna da mitocôndria. São quatro complexos enzimáticos. É o O2.

Outros materiais