Buscar

Politica Social I. AV(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICA SOCIAL- AV
1-A partir das discussões sobre a questão da cidadania no mundo globalizado, um dos estudos mais atuais se refere a Gohn (2005), para quem as políticas neoliberais dos anos 90 do século XX tiveram um duplo movimento em sua reestruturação na base produtiva e no papel do Estado, movimento esse que consiste na
a-diminuição do mercado e na expansão da esfera social.
b-plenitude das ações sociais republicanas e no mercado produtivo limitado
c-abertura neoliberal e na diminuição do mercado produtor
d-enfraquecimento da política neoliberal e fortalecimento dos direitos sociais.
e-expansão do mercado e na diminuição da esfera social(X)
2- Resuma a história das políticas socais no Brasil:
As concepções políticas e sociais mudaram várias vezes ao longo da história, com períodos distintos, desde a década de 1930, em que o mercado era o responsável em atender as necessidades individuais e a questão social era tratada como caso de polícia, neste período o Estado limitava-se a atender as necessidades da população, passando por várias fases. Até a década de 1990, com o Neoliberalismo que defende que o Estado mínimo. Nesse contexto até o momento atual, as políticas sociais passam a não ter características de Universalidade, passando a ser focalizadas e restritivas.
3-_______________________ é realizada através de um conjunto integrado de iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil, visando garantir as necessidades básicas
a-Política Pública
b-Política Social (X)
c-Política de Governo
d-Política de Estado
e-Política Partidária
4- A afirmação ¿O bem coletivo em detrimento do interesse particular¿ exemplifica:
a-Sociedade civil
b-Estado (X)
c-Direito Público
d-Direito Privado
e-Direito Público e Privado
5- Em 1935 e 1936 houve dois grandes marcos para a profissão serviço social...São eles, respectivamente:
a-Regulamentação da Profissão e criação da primeira escola de Serviço Social do Brasil.(X)
b-Regulamentação da Profissão e Novo currículo aprovado.
c-Criação da Primeira escola de Serviço Social do Brasil e Novas Diretrizes Curriculares.
d-Implementação do capitalismo e criação da primeira escola de Serviço Social do Brasil.
e-Novas Diretrizes curriculares e regulamentação da profissão.
6-No século XIX, a principal condição do Estado era:
a-social
b-econômica.
c-Religiosa
d-territorial (X)
e-política
7- Descreva a implementação das políticas sociais a partir dos anos 1930, com o Estado Novo:
O período iniciado em 1930 é considerado no Brasil como o período de surgimento das políticas sociais no país. A questão é que, no Governo Vargas, essas políticas diziam respeito especialmente às áreas de previdência social e também da saúde em menor grau
8-A LOAS definiu a garantiu do BPC para idosos e PPD com renda inferior a:
a-2 e 1/4 do salário mínimo.
b-Meio salário mínimo
c-1 salário mínimo.
d-2 salários mínimos.
e-1/4 do salário mínimo.(X)
9-Acompanhando o texto estudado, selecione a alternativa correta, completando as lacunas:Nos dias atuais, percebemos mudanças significativas na(o) ........................................ Segundo Sposati(1990), refere-se a acesso a um bem, de forma não contributiva, ou através de contribuição indireta, pela alocação de recursos governamentais que podem ser redistribuídos para atender a uma necessidade coletiva, considerada prioritária, para garantir um dado padrão de condições de vida e de direitos a todos os cidadãos.
a-Constituição
b-Prestação de Serviços
c-Previdência
d-Assistencialismo
e-Assistência(X)
10-Baseados na Teoria de Divisão de Poderes, desenvolvida por Montesquieu temos os três poderes atuais: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assinale a alternativa correta sobre a visão da teoria dos três poderes:
a-Poder Legislativo é aquele que estabelece as normas e leis que regem uma sociedade, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. Poder Executivo não administra os interesses públicos, tendo por base a nossa Constituição. Poder Judiciário é o que controla a compatibilidade das normas e leis com a Constituição da República, tornando-as assim válidas e também tem a função de solucionar os problemas que podem surgir com a aplicação das leis.
b-4 Poder Legislativo não estabelece as normas e leis que regem uma sociedade, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. Poder Executivo é o que administra os interesses públicos, tendo por base a nossa Constituição. Poder Judiciário é o que controla a compatibilidade das normas e leis com a Constituição da República, tornando-as assim válidas e também tem a função de solucionar os problemas que podem surgir com a aplicação das leis.
c-Poder Legislativo é aquele que estabelece as normas e leis que regem uma sociedade, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. Poder Executivo não administra os interesses públicos, tendo por base a nossa Constituição. Poder Judiciário é o que controla a compatibilidade das normas e leis com a Constituição da República, tornando-as assim válidas e também tem a função de solucionar os problemas que podem surgir com a aplicação das leis. /Poder Legislativo é aquele que estabelece as normas e leis que regem uma sociedade, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. Poder Executivo é o que administra os interesses públicos, tendo por base a nossa Constituição. Poder Judiciário é o que controla a compatibilidade das normas e leis com a Constituição da República, tornando-as assim válidas e também tem a função de solucionar os problemas que podem surgir com a aplicação das leis.
d-Poder Legislativo é aquele que estabelece as normas e leis que regem uma sociedade, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. Poder Executivo é o que administra os interesses públicos, tendo por base a nossa Constituição. Poder Judiciário não controla a compatibilidade das normas e leis com a Constituição da República, tornando-as assim válidas e também tem a função de solucionar os problemas que podem surgir com a aplicação das leis.(X)
e-Poder Legislativo é aquele que estabelece as normas e leis que regem uma sociedade, além de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. Poder Executivo é o que administra os interesses públicos, tendo por base a política partidária. Poder Judiciário é o que controla a compatibilidade das normas e leis com a Constituição da República, tornando-as assim válidas e também tem a função de solucionar os problemas que podem surgir com a aplicação das leis.
11- Para Weber, Estado é:
a-Uma organização social, política e de segurança. (X)
b-Uma organização social e política.
c-Uma instituição religiosa.
d-Uma organização social, política e econômica. 5 uma instituição religiosa.
e-Uma instituição sem organização

Outros materiais