Buscar

POLÍTICA SOCIAL simuIado corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLÍTICA SOCIAL I
	
	Simulado: SDE0550_SM_201002221366 V.1 
	VOLTAR 
	Aluno(a): PATRÍCIA FERREIRA DE ARAÚJO
	Matrícula: 201002221366 
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 10/10/2013 20:52:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200511137024)
	4a sem.: Política Social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em grande parte do mundo a criação de políticas sociais foi motivada pela implantação de um sistema capitalista de organização. Acerca da sua recepção no Brasil, podemos afirmar que: 
		
	
	No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais ainda não aconteceram.
	
	No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização antecipada em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais antigo. 
	
	No Brasil foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização antecipada em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais antigo. 
	
	No Brasil foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente. 
	
	No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200511136984)
	2a sem.: Política Pública
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em que consiste as políticas públicas?
		
	
	São políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. 
	
	São políticas explicitadas, porém não sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
	
	São políticas implícitas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. 
	
	São políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que, porém não orientam as ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. 
	
	São políticas implícitas, não sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200511137053)
	1a sem.: Política Social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O que são Políticas Sociais ou Públicas? 
		
	
	São ações criadas pelo Estado para atender a uma demanda social, definidas em documentos legais e, normalmente com verba pública.
	
	São ações desenvolvidas baseadas na Constituição para atender a um nicho da sociedade
	
	São possibilidades que o Governo cria para gastar o dinheiro público. 
	
	São ações desenvolvidas a partir de uma demanda social, mesmo sem um escopo completo. 
	
	São propostas criadas pela sociedade civil para atender a uma pequena parte da mesma.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200511136968)
	3a sem.: Questão Social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No século XIX, a principal condição do Estado era: 
		
	
	econômica. 
	
	Religiosa
	
	política. 
	
	territorial.
	
	social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200511136981)
	3a sem.: Política Pública
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Por seu impacto sobre a cidadania social, a política social acaba por apresentar consequências relevantes para as demais dimensões da cidadania. Analise os enunciados abaixo e indique a resposta errada: 
		
	
	A cidadania social ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status. 
	
	A cidadania social compreende o conjunto de direitos e obrigações que possibilita a participação igualitária de todos os membros de uma comunidade nos seus padrões básicos de vida. 
	
	A cidadania política se define como o direito de influir nas decisões sobre os destinos coletivos mediante participação direta no exercício do poder ou por intermédio das instituições representativas dos governos local e nacional. 
	
	As liberdades de ir e vir, de firmar contratos, inclusive contratos de trabalho, de possuir, dispor e transacionar propriedades, de ter opiniões e crenças e expressá-las são manifestações de cidadania política. 
	
	O mercado ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200511137026)
	3a sem.: Política Social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade Capitalista gerada na Revolução Industrial chega com força total ao Brasil e a outras partes do mundo. A sociedade passa a ser dividida entre: 
		
	
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	A minoria socialista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), não causando uma enorme desigualdade social
	
	A minoria comunista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	A minoria nobre (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200511137038)
	2a sem.: Política Social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com a Revolução Industrial, que começou pela Inglaterra no século XVIII e só chegou ao Brasil em 1930, seguida pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), começava a se constituir, ao redor do mundo, um novo modelo de sociedade denominada: 
		
	
	Capitalista
	
	Competitiva 
	
	Socialista 
	
	Comunista
	
	Igualitária
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200511137059)
	2a sem.: Política Pública
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Assistência Socail ganha o status de Política Pública, direito do cidadão e dever do Estado, em: 
		
	
	1980
	
	1936
	
	1993
	
	1988
	
	1945
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200511137002)
	5a sem.: LOAS
	
	Em 1993 foi, foi aprovada a Lei Organica da Assistência Social - LOAS, descreva a importância desta lei para a Política Social no país: 
		
	
Sua Resposta: A LOAS introduz uma nova forma de discutir a questão da assistência social, substituindo a visão centrada na caridade. Desta forma a LOAS inova ao conferir a assistência social o status de política pública, direito do cidadão e dever do Estado. Inova também pela garantia dos direitos sociais.
	
Compare com a sua resposta: A LOAS define os princípios e diretrizes da Assistência Social em nível nacional, pois ratifica o caráter de política pública de garantia de direitos, contrapondo-se e destituindo o histórico assistencialismo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200511137004)
	5a sem.: Política SocialDescreva as mudanças na concepção de Assistência Social no Brasil, a partir da inclusão na Constituição Federal de 1988.
		
	
Sua Resposta: O principal marco está em ser o primeiro momento em que o Governo assume a posição de responsável pelas Políticas Públicas Sociais no Brasil, sendo da responsabilidade do Governo promover o bem estar e físico da população, oferecendo condições de trabalho, saúde, lazer e estudo. A partir da Constituição Federal de 1988 a Assistência Social adquiriu o status de direito.
	
Compare com a sua resposta: Após a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social ganha o status de política pública, direito do cidadão e dever do Estado. Passando a constituir, juntamente com a saúde e a Previdência Social, a base da seguridade socail.

Outros materiais