Buscar

OBSERVAÇÃO DE UMA AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU NO ENSINO FUNDAMENTAL-CRISTIANE DE LIMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OBSERVAÇÃO DE UMA AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU NO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Aluno(a): Cristiane de Lima Azevedo Oliveira
ETAPA1: 
OBSERVAÇÃO DE UMA AULA
	Foi realizada a observação da classe do segundo ano, do Centro Educacional Arialine, turma da professora Aline Muniz, localizado em Monjolos, São Gonçalo - RJ, no dia 18 de setembro de 2018, no turno da tarde.
ETAPA  2:
ENTREVISTA  COM A PROFESSORA
a) O que é ensinar?
Ensinar é um dom, uma arte, onde alunos e professores trocam os seus conhecimentos, e uma maneira de dar o seu conhecimento a outras pessoas que ainda não possuem.
 b) Como você escolhe  seus procedimentos de ensino?
Escolho pesquisando em vários livros e internet. tento colocar a teoria com a prática para que os alunos entendam e aprendam com mais facilidade.
c) Você se baseia  em algum teórico?  Qual? Como?
Não.
ETAPA 3: 
RELATÓRIO
Friedrich Froebel (1782-1852) teve uma observação de estrutura pioneira na fundação do  jardim de infância valorizando os primeiros anos que são básicos para a formação humana.  Pensando que a alegria do jogo levaria a criança a aceitar o trabalho de uma forma mais tranquila. Já Augusto Comte tinha um pensamento que para educar precisava respeitar os estágios de desenvolvimento humano até que atinja a maturidade positiva.
O educador Anísio Teixeira diz que na verdade cada um e um pouco do outro do grupo ao qual pertence. Na visão de Paulo Freire via-se novas perspectivas, ajudava esse educando na conscientização de si e dos problemas que afetam a sociedade. 
Observando a sala de aula, pude comparar que para esses educadores citados, o importante era que os alunos aprendessem independente da forma que funcionava uma sala de aula. Essa turma do segundo ano com a professora Aline Muniz do Centro Educacional Arialine, estava aprendendo não de uma forma tão rígida, pois os alunos saiam dos seus lugares para compararem as figuras dos seus livros, conversavam com os colegas em sua volta, mas, quando a professora fazia suas perguntas eles respondiam com muito entusiasmo, sorriam, disputava as primeiras respostas, e quando algum aluno dava a resposta errada gargalhavam e mesmo assim a professora dominava a sala de aula com pulso e sorrisos.

Outros materiais