A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
53 pág.
BDQ

Pré-visualização | Página 1 de 14

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0101_EX_A1_201402201354_V1 
	05/09/2018 20:32:03 (Finalizada)
	Aluno(a): CLAUDIO DE JESUS VELASCO
	2018.2
	Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES 
	201402201354
	 
	Ref.: 201403295373
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura:
		
	
	Folclore, música e moeda.
	
	Boi bumbá, samba e transporte aéreo
	 
	Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
	
	Finanças, teatro e consciência financeira
	
	Direito ao consumo, teatro e dança
	
Explicação: Transporte aéreo, manifestações culturais e consciência financeira, não são manifestações culturais.
	
	 
	Ref.: 201403298002
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
		
	
	Identidade
	
	Ser humano
	 
	Cultura
	
	Sociedade
	
	Religião
	
Explicação: Cultura é tudo aquilo produzido pelo homem. Segundo Dias (2010), a cultura deve ser compreendida como algo inerente aos seres hu¬manos. Não há cultura fora dos humanos. O conceito de cultura, portanto, contrapõem-se a uma existência não cultural, natural, em que prevalecem os instintos básicos do ser humano como animal. Toda criação humana material ou não-material, é cultura; onde não há criação ou intervenção humana, temos somente a natureza e não cultura. Em decorrência disso, podemos falar em meio ambiente natural e cultural.
	
	 
	Ref.: 201403292713
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
		
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
Explicação: A Filosofia surgiu pela necessidade de um outro tipo de explicação para a ordem do mundo que fosse além da explicação mística ― uma explicação racional. Ou seja, uma explicação coerente, justificada por argumentos (lógicos e não contraditórios), formando Pensamentos, Ideias e Conceitos. Assim, a atividade filosófica ou proposta da Filosofia é a formação do pensamento crítico, justificado, sistemático.
	
	 
	Ref.: 201405066602
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à:
		
	
	Ciência
	 
	Filosofia
	 
	Arte
	
	Religião
	
	Teologia
	
Explicação:
Desde que o mundo é mundo, o ser humano constrói seus próprios objetos, suas ideias, suas representações etc., assim, a arte, a maior invenção humana, é uma das formas de leitura sobre o real que mais fascina por conta de invetividade que faculta e permite a criação de novas realidades.  
	
	 
	Ref.: 201403292752
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
		
	
	Da arte.
	
	Da matemática.
	 
	Da religião.
	 
	Do Senso comum.
	
	Do cientificismo.
	
Explicação: A palavra ciência vem do latim scientia, traduzido como ¿conhecimento¿. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. Refere-se à investigação ou ao estudo racional de tudo no Universo, direcionados à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal estudo ou investigação é metódico e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do senso comum.
	
	 
	Ref.: 201403248420
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	ENADE 2005 - FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 5 Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos ¿(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.¿ A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
		
	
	ciência e escolaridade / educação técnica.
	 
	identidade e história / educação formal.
	 
	educação e cultura / educação assistemática.
	
	sabedoria e política / educação difusa.
	
	ideologia e filosofia / educação superior
	
Explicação: Resposta: Letra E Para que o aluno possa localizar a resposta correta entre as opções apresentadas, necessário se faz que ele vislumbre com precisão as palavras-chave que se revelam como elementos norteadores da resposta, a saber: ¿ os dois principais temas da carta¿ e a ¿forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique¿. Assim, por exclusão, é possível chegar à opção correta. Vejamos: