Buscar

principios da cien e tec dos mat av2

Prévia do material em texto

valiação: CCE0291_AV2_201504295021 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	IRAN DA SILVA ARAGAO FILHO
	Turma: 9048/K
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2015 15:04:28
	
	 1a Questão (Ref.: 201504906361)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diferencie materiais cristalinos de materiais não cristalinos( amorfo) em termos de arranjo atômico.
		
	
Resposta: A diferença entre eles está nos seus arranjos, enquanto o material cristalino tem um nucleo centralizado em cada grão, o amorfo nao apresenta essa caracteristica.
	
Gabarito: Um material cristalino é um sólido que possui organização tridimensional de longo alcance, com repetibilidade, formando uma estrutura específica. O material não-cristalino não possui isso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504480456)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	 
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504948454)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
		
	
	Ligação Alotrópica
	
	Ligação Iônica
	
	Ligação de Tetravalente
	
	Ligação Eutetóide
	 
	Ligação Covalente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504559912)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
		
	
	Diagonal e longitudinal na região elástica.
	
	Transversal e longitudinal na região plástica.
	 
	Transversal e longitudinal na região elástica.
	
	Transversal e diagonal na região elástica.
	 
	Diagonal e longitudinal na região plástica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504481860)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	 
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504937702)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A frase; "uma maneira prática de representar a dependência da transformação com o tempo em relação à temperatura", está relacionada a que alternativa abaixo?
		
	
	Perfis de densidade
	
	Diagramas de mudanças gravimétricas
	
	Tabelas de ebulição
	 
	Diagramas de transformação de fases
	
	Diagramas de medição radioativa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504594909)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que indique a matéria prima principal na obtenção do ferro fundido e aço
		
	
	Carbono
	 
	Ferro gusa
	
	Água
	
	Cal
	
	Ferro velho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504941373)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não corresponde a um dos principais objetivos dos tratamentos térmicos, quanto as propriedades mecânicas dos materiais, a alternativa:
		
	 
	transformar em gás
	
	alterar
	
	diminuir
	
	melhorar
	
	Aumentar
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504484542)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo em variadas taxa, de acordo com as características que se deseja conferir a peça. Identifique o tipo de tratamento que consiste no aquecimento da peça a altas temperaturas e rápido resfriamento e depois aquecimento brando, manutenção a uma determinada temperatura e resfriamento brando.
		
	
Resposta: Recozimento
	
Gabarito:
Têmpera seguida de revenido.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Têmpera seguida de revenido.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504481931)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tratamentos termoquímicos são processos que visam principalmente a modificação das características superficiais, geralmente aumentando-se a dureza superficial e a resistência ao desgaste e deixando-se o núcleo da peça feita com o material em questão dúctil. Este procedimento consiste através na difusão de elementos na rede cristalina metal mediante o contato do metal com elementos específicos a altas temperaturas (entre 500oC  a 1000ºC).
Entre os processos termoquímicos conhecidos, NÂO podemos citar.
		
	
	Carbonitretação.
	
	Boretação.
	 
	Recozimento.
	
	Cianetação.
	
	Nitretação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes