Buscar

Avaliação Parcial - Teoria da Contabilidade

Prévia do material em texto

Disc.: TEORIA DA CONTABILIDADE   
	
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Início: 20/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201808916145)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A informação contábil, em especial aquela contida nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a Entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário, revestindo-se de atributos entre os quais são indispensáveis. Dentro da NBC T 1.3 - DOS ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL, encontramos algumas qualidades da informação contábil; Dentre as questões abaixo, qual NÃO se enquadra no perfil?
		
	 
	Aziendalismo;
	
	Confiabilidade;
	
	Comparabilidade;
	
	Compreensibilidade;
	
	Integralidade;
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201808823560)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Esta parece ser uma base profícua para a Contabilidade, que, de fato, pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômico-financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Neste caso, estamos privilegiando a abordagem:
		
	
	Fiscal
	
	Tributaria
	 
	Sistêmica
	
	Articulada
	
	Dinâmica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201809381150)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No estudo das teorias das contas, há narrativas de que determinada escola se opôs a teoria personalista, defendendo que as contas representam entradas e saídas de valores e não simples relações de débito e crédito entre pessoas, excluídas as relações com terceiros.
Assinale a alternativa correta, segundo esta escola quanto a classificação das contas.
		
	
	a Materiais e imateriais.
	
	Materiais e diferenciais.
	
	Patrimoniais e de resultado.
	
	Contas ativas e resultado.
	 
	Integrais e diferenciais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201808916128)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando falamos sobre correntes doutrinárias do pensamento contábil, nos referíamos a escola Europeia. Qual item abaixo NÃO pode ser classificado como correntes doutrinárias?
		
	
	CONTISMO;
	
	AZIENDALISMO;
	
	CONTROLISMO;
	 
	CONTALISMO;
	
	PERSONALISMO;
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201808271238)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A que principio refere-se a afirmativa?
		
	
	PRINCÍPIO DA ENTIDADE
	
	PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
	
	principio da CONTINUIDADE
	
	Principio da atualização monetária
	 
	O Princípio da PRUDÊNCIA
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201809202785)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(PROVÃO 2003) A empresa Celulose Papéis S.A. mantém um depósito de produtos químicos altamente tóxicos. No final do exercício fiscal de 2002, por problemas de manutenção e conservação desse depósito, houve o vazamento de grande parte dos produtos armazenados, o que imediatamente poluiu o rio que representava a principal fonte de abastecimento de água para a região. Diante do fato, o contador efetuou a contabilização de uma provisão, tendo em vista que o IBAMA já notificou a empresa e o advogado desta, especialista em Direito Ambiental, reconheceu como provável a multa no valor de R$ 2.000.000,00. Com esta atitude, o contador atendeu ao Fundamental de Contabilidade conhecido como
		
	
	) Princípio do Registro pelo Valor Original.
	
	Princípio da Entidade.
	
	Princípio da Continuidade.
	
	Princípio da Atualização monetária.
	 
	Princípio da Prudência.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201811347156)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a NBC TG 26, as empresas devem apresentar as variações do patrimônio líquido reconhecidas a cada exercício, que não representem transações entre a entidade e seus sócios, através da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). Analise as afirmações abaixo, sobre essas duas demonstrações, e assinale a resposta correta:
I. A DRE evidencia o resultado econômico, isto é, o lucro ou prejuízo apurado pela entidade em determinado período, através do confronto entre receitas e os correspondentes custos e despesas;
II. A DRA tem por objetivo apresentar os itens que aumentam ou diminuem o valor do patrimônio líquido (exceto aqueles originários de transações com os sócios);
III. A DRA também tem por objetivo evidenciar a distribuição do lucro, de acordo com sua destinação estatutária ou decidida pela assembleia;
		
	
	Todas as afirmações estão erradas
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	 
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	
	Somente as afirmações I e III estão corretas
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201811251576)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A transparência contábil vem se tornando fundamental para melhor atuação e reconhecimento da sua empresa no mercado. Os investidores estão cada vez mais exigentes, na busca de minimizar riscos e maximizar lucros. Assinale a alternativa que comunga com esta pratica para melhor reconhecimento do público externo.
		
	 
	Evidenciação dos fatos incomuns
 
	
	Expectativas que foram atendidas
 
	
	Definição da quantidade contabilizadas nos demonstrativos
 
	
	Definição da qualidade dos demonstrativos
 
	
	Políticas externas não obedecidas
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201809225477)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a conta que representa uma conta de ativo.
		
	
	Provisão para Férias.
	
	Adiantamentos de Sócios
	 
	Adiantamentos a Fornecedores.
	
	Adiantamentos de Clientes.
	
	Provisão para 13o Salário.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201809227713)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma empresa prestadora de serviços recolhe, desde o início de suas atividades, o Imposto sobre Serviço à alíquota de 2%. Em 30/07/15 foi fiscalizada e autuada, visto que o auditor da receita municipal entende que o referido imposto era devido à alíquota de 5%. A empresa em questão recorreu da autuação, por estar fundamentada em pareceres e estudos técnicos de seus advogados tributaristas. Considerando que o valor em questão é significativo, qual é a providência a ser tomada a fim de refletir esse fato adequadamente nas demonstrações financeiras do exercício a ser encerrado em 31/12/15?
		
	 
	Constituir uma provisão para contingências
	
	Proceder ao pagamento da notificação da fiscalização.
	
	Reconhecer o valor a pagar no exigível a longo prazo, em virtude da morosidade desse tipo de decisão
	
	Divulgar o fato no relatório da administração e não efetuar qualquer registro na contabilidade
	
	Constituir uma reserva para contingências

Outros materiais