Buscar

Mitologia Romana e Grega

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão 
	
	
		Sobre o sistema mitológico dos romanos, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	Na verdade, não houve nada de original na mitologia romana em relação à grega.
	Explicação: A mitologia romana pode ser dividida em duas fases: a primeira, tardia e mais literária, consiste na quase total apropriação da mitologia grega. A segunda, antiga e ritualística. Nesta fase, percebem-se mudanças em relação ao modelo grego. Neste período, segundo os estudiosos, os romanos desenvolvem dois conceitos religiosos: uma cultura religiosa pública e social, a Pax deorum (A paz dos deuses) e outra privada, doméstica, um respeito escrupuloso pelo rito religioso  o Pax deorum que consistia muitas vezes em danças, invocações ou sacrifícios. Ao lado dos deuses domésticos, os romanos possuíam diversas tríades divinas, adaptadas várias vezes ao longo das várias fases da História de Roma.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	Sabemos que na Roma Antiga, assim como na Grécia, as pessoas seguiam uma religião politeísta, pois acreditavam em vários deuses. Dentre as divindades da Roma Antiga, podemos citar:
		
	
	Vênus, Júpiter, Minerva e Baco.
	
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Enquanto gênero literário formalmente definido na literatura latina, a sátira, gênero poético latino, desaparecido no século II a.C. , caracteriza-se pela mistura de temas diversos, por diálogos, pela improvisação. A sátira figura como uma das mais antigas formas de representação dramática em Roma. No decorrer do tempo, a sátira tornou-se uma composição de tema variado, em forma de prosa e verso. Poesia de crítica sarcástica e mordaz dos costumes sociais. Possui como objetivo principal
		
	
	provocar ou evitar uma mudança, política social ou moral.
	
	
	 4a Questão
	
	Sobre o culto da religião grega podemos afirmar:
		
	
	Cada cidade tinha sua divindade protetora.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a religião grega clássica, podemos afirmar que:
		
	
	A vida pública sofria influência direta da religião.
	6a Questão
	
	
	
	Forma de repetir os banquetes dos deuses com os homens, seguindo um ritual no qual um animal doméstico era conduzido em procissão, ao som de flautas, até o altar exterior do templo. A solenidade acontecia no exterior do templo, e poucos podiam nele entrar, pois era a casa do deus. O texto acima refere-se:
		
	 
	Aos sacrifícios
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os jogos mais populares na Grécia eram:
		
	 
	os olímpicos
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Fenômeno da natureza, ao qual os gregos atribuíam à ação de Zeus, que determinava os lugares  considerados sagrados, diferenciados dos outros lugares em que não havia manifestação dos deuses:
		
	 
	Relâmpago
	Explicação: O relâmpago era resultado da ação de Zeus, e por isso os lugares atingidos pelos raios eram considerados sagrados, diferenciados dos outros lugares em que não havia manifestação dos deuses, os lugares comuns, ou profanos.
	
	
		1.
		Sobre a religião helênica clássica, é incorreto afirmar:
	
	
	
	que a religião grega não admitia várias divindades.
	
	 
		
	
		2.
		Na religião grega, ao aspecto negativo ou repulsivo do sagrado, onde a manifestação nos impele para trás, que nos impõem o temor, denominamos de:
	
	
	
	Tremendum
	Explicação: Na religião grega, Tremendum é o aspecto negativo ou repulsivo do sagrado, onde a manifestação nos impele para trás, que nos impõem o temor. Ele pode ser percebido sob três formas: Tremendum, majestas e orgé. O Tremendum é o terrível no sagrado; é o que nos faz tremer, que causa calafrios, que traz a sensação de risco à nossa integridade.
		
	
		3.
		Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras, no entando, a cidade que mais se destacava por seus festivais dramatúrgicos era:
	
	
	
	Atenas.
	
		4.
		Sobre a religião grega, é INCORRETO afirmarmos:
	
	
	
	que os gregos não cultuavam os heróis.
	
	 
		
	
		5.
		Segundo alguns autores, o teatro grego tem se originado do culto a:
	
	
	
	Dioniso
	 
		
	
		6.
		Os heróis gregos eram os filhos de deuses com mortais também chamados de:
	
	
	
	semideuses
	
	
		7.
		Os romanos eram politeístas, ou seja:
	
	
	
	acreditavam em vários deuses
	
	
		
	
		8.
		Desejosos de conhecer o futuro, os gregos consultavam:
	
	
	os oráculos
	
	
	 
		
	
		1.
		Qual é o oráculo mais conhecido da Grécia Antiga?
	
	
	
	Oráculo de Delfos.
	
	
	
		2.
		A arquitetura romana foi muito copiada ao longo dos séculos. O Maracanã é um exemplo disso. Sua construção remete à seguinte obra arquitetônica:
	
	
	
	Coliseu
	
		
	
		3.
		Imortalizada em obras como Odisseia e Ilíada, a mitologia grega é inspiração para as artes de todos os tempos. Herdados pela civilização romana, alguns mitos ganharam novos nomes, como Hércules (Héracles), Cupido (Eros) ou Ulisses (Odisseu). Dionísio, deus do teatro e do vinho, é equivalente ao deus romano:
	
	
	
	Baco
	
	
	
		
	
		4.
		Os Jogos Olímpicos aconteciam em homenagem aos:
	
	
	
	deuses.
	
		5.
		Na religião grega, a forma como o numinoso (a divindade)  se manifesta, da qual temos a noção de mytho, narrativas sobre os deuses e heróis, é denominada de:
	
	
	
	Mysterium
	Explicação:	 O mysterium, na religião grega antiga, corresponde à forma como o numinoso se manifesta. É o mistério, o desconhecido, incompreensível que, quando manifesto, se faz perceber como algo distinto da realidade que experimentamos, é o totalmente Outro. Desta noção temos a noção de mytho, narrativas sobre os deuses e heróis.
	
	
		6.
		Sobre a religião da Grécia clássica, podemos afirmar:
	
	
	
	Não tinha dogmas
	Explicação: Politeísta e misturada às instituições da cidade, a religiosidade na Grécia Clássica mostrava-se orientada para a vida terrestre, visando proporcionar aos cidadãos uma existência plenamente humana neste mundo, sem assegurar-lhes a salvação no outro mundo.  Era uma religião sem livro sagrado. A vivência espiritual dos gregos baseava-se em algumas crenças (mitos) que, em grande parte, eram vistas como especulações do ser humano, diante do que não sabia explicar. Não existiam, portanto,  textos e nem sacerdotes que pudessem definir dogmas. Por isso mesmo, as explicações e os mitos variavam de um lugar a outro, de uma época a outra e mesmo de um indivíduo a outro.
	
	
		7.
		A religião grega era politeísta e a maioria dos deuses habitava:
	
	
	
	Olimpo.
	
	 
		
	
		8.
		A expressão Carpe Diem significa:
	
	
	
	Aproveite o dia
	
	
	
		1.
		O mais importante dos deuses do Olimpo é:
	
	
	
	Apolo.
	
	
	Hades.
	
	
	Posseidon.
	
	
	Hermes.
	
	
	Zeus.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em Atenas:
	
	
	
	Não havia culto religioso.
	
	
	Não se celebravam as Panatenéias.
	
	
	Não se fazia culto a Dioniso.
	
	
	era celebrado o culto das Dionisíacas.
	
	
	havia o exército mais poderoso da Hélade.
		
	.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na mitologia grega, havia mitos sobre relações entre pais e filhos, exemplo disso é encontrado em:
Édipo Rei
	
	
	Antígona
	
	
	O sacrifício
	
	
	Andrômeda
	
	
	As bacantes
	
Explicação:
Havia na mitologia grega,  mitos sobre relações entre pais e filhos. Um exemplo é o mito de Édipo, que foi tratado pelo dramaturgo Sófocles na tragédia Édipo-Rei. Édipo era filho do rei de Tebas, Laio, e sem saber matou seu próprio pai, casando-se com sua mãe, Jocasta, que ele não conhecia. Tudo isso aconteceu porque quando Édipo nasceu, seus pais foram informados de uma profecia que relatava seu destino. Para evitá-lo, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criassem. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sabemos que os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de muitos deuses. Qual a origem da constituição e da função divina dessas figuras?
	
	
	
	A natureza com sua linguagem própria, fascinante ou aterrorizante.
	
	
	A imaginação dos aedos gregos, especialmente do poeta Homero.
	
	
	A mitologia dos povos orientais, que foi adaptada para as necessidades da pólis grega.
	
	
	A formação da República, quando foi necessário criar deuses que representassem os governantes.
	
	
	O próprio ser humano, com suas características diversas e comportamentos incompreensíveis.
	
Explicação:
As divindades gregas só passaram a existir, depois que o Cosmos havia criado a si mesmo. A Cosmogonia grega precede a Teogonia. A Teogonia é a doutrina sobre a origem dos deuses e, quase sempre, a origem do mundo. Já a Cosmogonia é a teoria sobre a origem do universo, geralmente fundada em lendas ou em mitos. Para serem os soberanos do mundo, os deuses precisaram conquistá-lo. Somente depois de enfrentar e vencer as forças primitivas da Natureza é que os deuses puderam estabelecer sua ordem sobre o Cosmos. A Terra, o Céu, o Mar e as Montanhas eram, a um só tempo, Natureza e divindades. A partir disso, foram considerados os primeiros deuses. Também as florestas, fontes e rios foram divinizados, habitados por espíritos que representavam a Natureza em constante atividade. Os sátiros e as ninfas eram os mais comuns dentre eles
		
	.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Imortalizada em obras como Odisséia e Ilíada, a mitologia grega é inspiração para as artes de todos os tempos. Herdados pela civilização romana, alguns mitos ganharam novos nomes, como Hércules (Héracles), Cupido (Eros) ou Ulisses (Odisseu). Dionísio, deus o teatro e do vinho é equivalente ao deus romano:
	
	
	
	Eros
	
	
	Netuno
	
	
	Hades
	
	
	Baco
	
	
	Cronos
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa que apresenta concepção INCORRETA a respeito dos oráculos na Grécia Antiga.
	
	
	
	A divindade comunicava-se por meio de sinais ou do transe de uma Pitonisa.
	
	
	A interpretação das respostas dos deuses era realizada por qualquer um dos participantes dos rituais.
	
	
	A resposta da divindade às consultas de seus fiéis era quase sempre enigmática.
	
	
	O oráculo era o mais importante e o mais prestigioso meio de comunicação entre deuses e homens.
	
	
	As mensagens das divindades requeriam, invariavelmente, uma interpretação.
	
	.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a religião helênica clássica, é incorreto afirmar:
	
	
	
	que a religião grega não admitia várias divindades.
	
	
	que as lendas que contam as aventuras dos deuses e dos heróis são chamadas de mitos.
	
	
	que os gregos também cultuavam os heróis.
	
	
	que cada deus possuía características e atribuições particulares.
	
	
	que era politeísta.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras, no entando, a cidade que mais se destacava por seus festivais dramatúrgicos era:
	
	
	
	Atenas.
	
	
	Creta.
	
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	Mégara.
	
	
	Esparta.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		Forma literária que nasceu da fusão do poema épico com a música:
	
	
	
	Poesia épica
	
	
	A poesia trágica
	
	
	O teatro musical
	
	
	Poesia lírica
	
	
	Poema dramático
	
Explicação:
A poesia lírica é um gênero literário surgido na Grécia Antiga e que, originalmente, era feita para ser cantada. Esta forma literária nasceu da fusão do poema épico com o instrumento que a acompanhava, a lira (daí o lírica).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O filósofo Aristóteles dedicou boa parte de sua obra intitulada Arte Poética ao estudo e análise da tragédia, que tinha grande papel na cultura grega porque através da encenação trágica:
	
	
	
	Toda a sociedade realizava espetáculo ao ar livre.
	
	
	O homem ria de si mesmo.
	
	
	As pessoas realizavam o rito religioso para o deus Apolo.
	
	
	Os costumes eram satirizados.
	
	
	A sociedade aprendia como enfrentar as fraquezas da condição humana.
		
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A literatura grega da antiguidade é a que se desenvolveu desde que começou a difundir-se o emprego da escrita, por volta do século VIII a.C. Período da maior importância para a história das letras ocidentais, divide-se nas épocas arcaica (até o fim do século VI a.C.), clássica (séculos V e IV a.C.), e helenística e greco-romana (a partir do século III a.C.). 
Antes mesmo de utilizarem a escrita para fins literários, os gregos já faziam poesia para ser cantada ou recitada.Sabemos que a poesia lírica surgiu voltada para expressar sentimentos mais  individualizados.
A forma literária  que não pertence  ao gênero lírico é:
 
	
	
	
	lamentos de morte
	
	
	epopéia
	
	
	cantigas de ninar
	
	
	cantares de amor
	
	
	elegia
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No início da literatura grega se situam duas grandes epopéias, a Ilíada e a Odisséia. Algumas fontes desses poemas são da época micênica, talvez de 1500 a.C.Assinale a opção que contém uma característica do gênero épico:
	
	
	
	presença do caráter heróico, nacional e social.
	
	
	predomínio do caráter emocional.
	
	
	reforço do aspecto intimista e imediato.
	
	
	falta de musicalidade e ritmo.
	
	
	interesse pelo aspecto biográfico.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Eneida, epopeia encomendada a Virgílio, foi composta por 12 cantos, em um total de 9.826 versos. Ela é considerada, simultaneamente:
	
	
	
	uma obra de tom mitológico e histórico.
	
	
	uma obra de tom cômico e trágico.
	
	
	uma obra pobre e limitada.
	
	
	uma obra sintética e fria.
	
	
	uma obra inverossímel e perturbadora.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os gregos e romanos deram origem a vários aspectos da cultura ocidental e nos deixaram preciosos legados. Em relação à literatura, podemos afirmar que:
	
	
	
	Apesar de as obras gregas e romanas serem lidas e estudadas em todas as épocas, elas exerceram influência somente sobre os escritores do Renascimento.
	
	
	Herdamos dos gregos e romanos apenas a poesia lírica, tendo em vista que a poesia épica limitou-se à produção de Homero.
	
	
	Somente a partir do Arcadismo, no século XVIII, as literaturas grega e romana influenciaram o fazer literário ocidental.
	
	
	Toda a literatura ocidental foi influenciada pela escrita grega e romana, embora os gêneros literários utilizados na Antiguidade Clássica não tenham se adaptado à literatura
a partir da Idade Média.
	
	
	Os gregos e romanos aperfeiçoaram os gêneros literários e seus textos influenciaram toda a produção literária do ocidente, em particular a partir do Renascimento, quando os valores estéticos da Antiguidade Clássica foram retomados.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Qual é o poema épico mais importante da história de Roma?
	
	
	
	Odisseia,
	
	
	A Divina Comédia.
	
	
	Lusíadas.
	
	
	Eneida.
	
	
	Ilíada.
		
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A comédia latina foi um estilo bastante apreciado pelas plateias latinas na época clássica. Quais foram os dois comediógrafos mais representativos dessa época?
	
	
	
	Plauto e Aristófanes
	
	
	Plauto e Terêncio
	
	
	Terêncio e Menandro
	
	
	Nenhuma das respostas abaixo
	
	
	Plauto e Menandro
	
Explicação:
A comédia romana antiga, embora tivesse como referência a comédia grega, apresentava grande originalidade. Os romanos preferiram o gênero cômico e as encenações espetaculares, ao gênero dramático, pois visavam, exclusivamente, o entretenimento. Em vista disso, foi tirada desses textos toda a conotação polícia e religiosa.
Os principais comediógrafos romanos foram Plauto e Terêncio. Plauto tinha força cômica e grande inspiração lírico-poética. Terêncio era menos cômico, possuía uma linguagem requintada e suas obras foram autênticos manuais de latim até a Renascença. Ambos criaram em suas peças os tipos do fanfarrão, do avarento, do criado astuto e do filho devasso. Jogavam com os sentimentos da dúvida, da ansiedade, da ira e do temor provocando tensões que se desfaziam repentinamente em gargalhadas.Com a lenta mas progressiva decadência do Império Romano, o teatro foi se tornando corrupto e imoral. Além disso, o povo romano passou a preferir as corridas de carros (bigas, quadrigas),os combates das feras e as lutas dos gladiadores.
 
 
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		No poema épico Ilíada:
	
	
	
	No fim da batalha, Heitor vence Aquiles.
	
	
	Agamemnon é o herói principal.
	
	
	Helena de Troia é raptada por um príncipe troiano
	
	
	Temos a narrativa da batalha das Termópilas.
	
	
	Os troianos vencem os gregos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Teogonia, de Hesíodo, e seu poema didático, Os Trabalhos e os Dias, tradicionalmente, são vinculados ao gênero:
	
	
	
	Aos mitos
	
	
	À poesia épica
	
	
	Ao drama
	
	
	À poesia lírica
	
	
	À História
	
Explicação:
Hesíodo é o mais antigo poeta grego no início do Período Arcaico. A sua obra poética pode ser considerada como poesia épica. Na Antiguidade, Hesíodo era tão considerado quanto Homero
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre o épico Odisseia, podemos afirmar que:
	
	
	
	Foi quase completamente destruido pelos persas.
	
	
	Foi descoberto em uma escavação arqueológica, no século XIX.
	
	
	Foi supostamente escrito por Homero.
	
	
	Só foi apreciado pelos gregos na época helenística.
	
	
	Foi escrito por Alexandre Magno.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em quais obras Virgílio se baseou para escrever o poema mais representativo da cultura romana, Eneida?
	
	
	
	Assembléia de Mulheres e Pluto
	
	
	Ilíada e Édipo Rei
	
	
	Ilíada e Odisséia
	
	
	Édipo Rei e Lisístrata
	
	
	Oresteia e Alceste
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual das peças abaixo não pode ser classificada como estilo trágico?
	
	
	
	Édipo rei
	
	
	Medeia.
	
	
	Alceste
	
	
	As Nuvens.
	
	
	Os sete contra Tebas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A obra Édipo rei é considerada por Aristóteles a tragédia mais perfeita concebida. Sobre o papel das tragédias para o homem antigo é correto afirmar que:
	
	
	
	Faziam parte da festividade em celebração ao deus Dionisos.
	
	
	representavam um elemento de menor importância para o mundo grego.
	
	
	Surgiram para homenagear o deus Apolo-Febo
	
	
	Apresentavam temas ligados ao cotidiano dos gregos.
	
	
	Serviam apenas para entretenimento da população.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Os romanos produziram diversas obras de poesia, comédia, tragédia, sátira, história e retórica, baseando-se intensamente na tradição de outros povos, a cultura que mais os influenciou foi:
	
	
	
	a cultura celta
	
	
	a cultura celtíbera
	
	
	a cultura grega.
	
	
	a cultura oriental
	
	
	a cultura germânica
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os dois gêneros literários da Grécia, surgidos no período arcaico, são a poesia épica e a poesia lírica. Podemos destacar como representantes dessa poesia lírica os nomes de:
	
	
	
	Hesíodo e Homero.
	
	
	Safo e Alcmano.
	
	
	Homero e Hércules.
	
	
	Demócrito e Hesíodo.
	
	
	Parmênides e Heráclito.
	
	
	 
		
	
		1.
		Dois importantes gêneros literários que surgem no Período Arcaico da História da Grécia.
	
	
	
	A poesia lírica e a comédia
	
	
	A comédia e tragédia
	
	
	O drama e a poesia lírica
	
	
	A poesia lírica e a poesia épica
	
	
	O drama e a comédia
	
Explicação:
Neste período, surgem importantes gêneros literários, como a poesia épica e a poesia lírica. O poema épico foi cantado por várias gerações de poetas cantores, os aedos. A poesia lírica também surgiu nesse período. Esta forma literária nasceu da fusão do poema épico com o instrumento que a acompanhava, a lira. As formas foram então se diversificando; variedades e novas técnicas surgiram, como: a ode, a elegia, os epitáfios, as canções, as baladas e outras mais que se desenvolveriam posteriormente como o soneto e o madrigal.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual  a tragédia grega, escrita por Eurípides, que foi adaptada por Sêneca?
	
	
	
	Medéia
	
	
	Édipo Rei
	
	
	Helena
	
	
	Alceste
	
	
	Orestéia
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a opção que NÃO caracteriza a forma dramática denominada comédia:
	
	
	
	peça teatral caracterizada pelas tensões sociais ou individuais sérias e solen.
	
	
	o cômico e o riso incluem nesta forma uma contradição ou incongruência.
	
	
	a tensão dramática na comédia é extravasada com o riso.
	
	
	o sentido do insólito e imprevisível ou surpresa acompanham esta forma literária.
	
	
	forma que se volta para os homens de mais fraca psique.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Observemos o texto de Joseph M Luyten (O que é literatura de cordel, Ed Brasiliense, SP, 2005) ¿Quando começamos a estudar qualquer literatura, seja grega, inglesa, alemã , portuguesa ou indiana, sempre se encontram, na parte inicial, quase exclusivamente manifestações poéticas. Ao longo dos anos, estas vão cedendo lugar à prosa, e, quando chegamos ao século XX, a poesia ocupa pouco espaço diante de outras manifestações literárias.¿ A partir da reflexão acima, podemos afirmar que:
	
	
	
	A prosa, mais moderna e mais atual, é mais importante que a poesia, mais antiga e retrógrada.
	
	
	Só há literatura em prosa nos dias de hoje.
	
	
	A prosa e a poesia não tiveram espaço a Antiguidade.
	
	
	A poesia, mais antiga e tradicional, é mais importante que a prosa.
	
	
	A prosa e a poesia têm seu lugar na literatura atual.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Eneida, além de ser a obra literária mais representativa de Roma, influenciou vários textos
na atualidade, tais como:
	
	
	
	Dom Quixote
	
	
	alice através do espelho e Ulisses
	
	
	Viva o povo brasileiro e Memórias de um sargento de milícias
	
	
	A Divina Comédia e Os Lusíadas
	
	
	Em busca do tempo perdido e Don Casmurro
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual dos escritores abaixo não foi um tragediógrafo?
	
	
	
	Sófocles
	
	
	Aristófanes.
	
	
	Eurípides
	
	
	Ésquilo
	
	
	Nenhuma das respostas abaixo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No poema épico Ilíada:
	
	
	
	Helena de Troia era a esposa de Aquiles, antes do rapto.
	
	
	Aquiles raptou Helena.
	
	
	Agamémnon era o chefe dos mirmidões.
	
	
	Heitor é o maior dos heróis gregos.
	
	
	Heitor é um príncipe troiano.
		
	.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O tema central da Odisseia de Homero:
	
	
	
	A Guerra de Troia
	
	
	A guerra do Peloponeso
	
	
	As viagens fantásticas de um herói
	
	
	O rapto de Helena
	
	
	Histórias de um herói vencido que não consegue retornar ao lar e recuperar o seu reino.
	
Explicação:
A trama da Odisseia é a continuação da obra Ilíada, sobre a famosa Guerra de Troia. O tema desta obra seguinte trata do retorno do guerreiro Odisseu (ou Ulisses) à sua terra natal, Ítaca, na Grécia. Durante o seu retorno pelo mar, o herói de guerra enfrenta muitos perigos e aventuras fantásticas, levando dez anos para voltar.
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	
	
	 
		
	
		1.
		Os poetas trágicos eram:
	
	
	
	Ésquilo, Menandro e Eurípedes.
	
	
	Ésquilo, Sófocles e Eurípides
	
	
	Sófocles, Aristófanes e Menandro
	
	
	Platão, Sócrates e Aristóteles.
	
	
	Platão, Aristófanes e Eurípides.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O filósofo Aristóteles dedicou boa parte de sua obra intitulada Arte Poética ao estudo e análise da tragédia, que tinha grande papel na cultura grega porque através da encenação trágica:
	
	
	
	As pessoas realizavam o rito religioso para o deus Apolo.
	
	
	Os costumes eram satirizados.
	
	
	A sociedade aprendia como enfrentar as fraquezas da condição humana.
	
	
	Toda a sociedade realizava espetáculo ao ar livre.
	
	
	O homem ria de si mesmo.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os gregos e romanos deram origem a vários aspectos da cultura ocidental e nos deixaram preciosos legados. Em relação à literatura, podemos afirmar que:
	
	
	
	Os gregos e romanos aperfeiçoaram os gêneros literários e seus textos influenciaram toda a produção literária do ocidente, em particular a partir do Renascimento, quando os valores estéticos da Antiguidade Clássica foram retomados.
	
	
	Herdamos dos gregos e romanos apenas a poesia lírica, tendo em vista que a poesia épica limitou-se à produção de Homero.
	
	
	Toda a literatura ocidental foi influenciada pela escrita grega e romana, embora os gêneros literários utilizados na Antiguidade Clássica não tenham se adaptado à literatura a partir da Idade Média.
	
	
	Somente a partir do Arcadismo, no século XVIII, as literaturas grega e romana influenciaram o fazer literário ocidental.
	
	
	Apesar de as obras gregas e romanas serem lidas e estudadas em todas as épocas, elas exerceram influência somente sobre os escritores do Renascimento.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Qual é o poema épico mais importante da história de Roma?
	
	
	
	Ilíada.
	
	
	Eneida.
	
	
	Odisseia,
	
	
	Lusíadas.
	
	
	A Divina Comédia.
		
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Eneida, epopeia encomendada a Virgílio, foi composta por 12 cantos, em um total de 9.826 versos. Ela é considerada, simultaneamente:
	
	
	
	uma obra de tom mitológico e histórico.
	
	
	uma obra pobre e limitada.
	
	
	uma obra sintética e fria.
	
	
	uma obra inverossímel e perturbadora.
	
	
	uma obra de tom cômico e trágico.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A literatura grega da antiguidade é a que se desenvolveu desde que começou a difundir-se o emprego da escrita, por volta do século VIII a.C. Período da maior importância para a história das letras ocidentais, divide-se nas épocas arcaica (até o fim do século VI a.C.), clássica (séculos V e IV a.C.), e helenística e greco-romana (a partir do século III a.C.). 
Antes mesmo de utilizarem a escrita para fins literários, os gregos já faziam poesia para ser cantada ou recitada.Sabemos que a poesia lírica surgiu voltada para expressar sentimentos mais  individualizados.
A forma literária  que não pertence  ao gênero lírico é:
 
	
	
	
	cantigas de ninar
	
	
	epopéia
	
	
	lamentos de morte
	
	
	elegia
	
	
	cantares de amor
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A comédia latina foi um estilo bastante apreciado pelas plateias latinas na época clássica. Quais foram os dois comediógrafos mais representativos dessa época?
	
	
	
	Plauto e Aristófanes
	
	
	Nenhuma das respostas abaixo
	
	
	Plauto e Terêncio
	
	
	Terêncio e Menandro
	
	
	Plauto e Menandro
	
Explicação: A comédia romana antiga, embora tivesse como referência a comédia grega, apresentava grande originalidade. Os romanos preferiram o gênero cômico e as encenações espetaculares, ao gênero dramático, pois visavam, exclusivamente, o entretenimento. Em vista disso, foi tirada desses textos toda a conotação polícia e religiosa.
Os principais comediógrafos romanos foram Plauto e Terêncio. Plauto tinha força cômica e grande inspiração lírico-poética. Terêncio era menos cômico, possuía uma linguagem requintada e suas obras foram autênticos manuais de latim até a Renascença. Ambos criaram em suas peças os tipos do fanfarrão, do avarento, do criado astuto e do filho devasso. Jogavam com os sentimentos da dúvida, da ansiedade, da ira e do temor provocando tensões que se desfaziam repentinamente em gargalhadas.Com a lenta mas progressiva decadência do Império Romano, o teatro foi se tornando corrupto e imoral. Além disso, o povo romano passou a preferir as corridas de carros (bigas, quadrigas),os combates das feras e as lutas dos gladiadores.
	
	.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No início da literatura grega se situam duas grandes epopéias, a Ilíada e a Odisséia. Algumas fontes desses poemas são da época micênica, talvez de 1500 a.C.Assinale a opção que contém uma característica do gênero épico:
	
	
	
	interesse pelo aspecto biográfico.
	
	
	falta de musicalidade e ritmo.
	
	
	presença do caráter heróico, nacional e social.
	
	
	reforço do aspecto intimista e imediato.
	
	
	predomínio do caráter emocional.
	
	
	
	
		
	
		1.
		Para Platão, a realidade era composta por dois níveis:
	
	
	
	O mundo divino e o mundo laico
 
 
	
	
	O mundo animal e o mundo humano
	
	
	O mundo racional e o mundo irracional
	
	
	O mundo sensível e o mundo das ideias
	
	
	O mundo humano e o  mundo metafísico
	Explicação: Havia no pensamento de Platão um dualismo cognitivo. Para o filósofo, a realidade era composta por dois níveis, o mundo sensível (dos sentidos) e o mundo das ideias. Segundo ele, a realidade racional e verdadeira pertencem à ideia perfeita, que estão acima do mundo sensorial. Platão pleiteava uma realidade autônoma por trás do mundo dos sentidos. A esta realidade ele deu o nome de mundo das ideias. Nele estão as imagens padrão, as imagens primordiais, eternas e imutáveis, que encontramos na natureza.
2.
		Os filósofos mais conhecidos do período clássico grego são:
	
	
	
	Eráclito e Anaxágoras.
	
	
	Antístenes e Parmênides.
	
	
	Plutarco e Tales.
	
	
	Platão e Sócrates.
	
	
	Demóstenes e Epicuro.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa FALSA em relação ao pensamento de Aristóteles:
 
	
	
	
	Para Aristóteles, a razão era, precisamente, a característica mais importante do homem.
	
	
	Para ele, existem apenas seres e objetos concretos e reais, que podem ser percebidos pelos sentidos e analisados em termo de forma.
 
	
	
	Compactuou com a teoria das ideias de Platão, seu mestre
	
	
	Para ele, as formas estavam dentro das próprias coisas
 
	
	
	Afirmava que não existe nada na consciência que já não tenha sido experimentado antes pelos sentidos.
 
	
Explicação:
Para Aristóteles, a razão era, precisamente, a característica mais importante do homem. O filósofo refutou a teoria das ideias de Platão, seu mestre, visto que, segundo Aristóteles, existem apenas seres e objetos concretos e reais que podem ser percebidos pelos sentidos e analisados em termo de forma. Ao contrário de Platão, Aristóteles afirmava que  todas as nossas ideias e pensamentos entram em nossa consciência através do que víamos e ouvíamos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para Sócrates, o conhecimento conduz naturalmente à sabedoria. Sendo assim, a injustiça e a maldade eram, portanto:
	
	
	
	resultado da inveja.
	
	
	um modo de intolerância.
	
	
	o reflexo dessa sabedoria.
	
	
	resultado da ignorância.
	
	
	consequência do medo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os primeiros pensadores a lidar com o tema da cosmologia (a reflexão sobre a origem e organização do universo) são:
	
	
	
	os filósofos pré-socráticos.
	
	
	os filósofos modernos.
	
	
	os filósofos pós-socráticos.
	
	
	os filósofos socráticos.
	
	
	os filósofos pós-modernos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo o que vemos em nossas aulas, Aristóteles afirmava que:
	
	
	
	o mundo real não existe.
	
	
	não existe nada na consciência que já não tenha sido experimentado antes pelos sentidos.
	
	
	o mundo é uma ilusão.
	
	
	tudo na vida é imutável.
	
	
	o pensamento do homem moderno é o mais importante de todos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O que foi a CONFRARIA DE PITÁGORAS?
	
	
	
	Uma espécie de irmandade, aparentemente um "clube" de pessoas que cultivavam um estilo de vida particular e exclusivo, com seus rituais e segredos.
	
	
	Um grupo, com costumes adversos, que praticava a pirataria.
	
	
	Um conjunto de pessoas que moravam na mesma casa e partilhavam dos estudos, dos segredos e da arte de guerrear.
	
	
	Um grupo de pessoas que se reuniam para saborear o vinho e conversar.
	
	
	Um grupo disperso de pessoas que tinham em comum apenas a religião.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para Platão, a realidade era composta por dois níveis:
	
	
	
	o das Artes e o da Religião.
	
	
	o Mundo dos Sentidos e o Mundo das Ideias.
	
	
	o Mundo das Ideias e o Mundo das Palavras.
	
	
	o Céu e o Inferno.
	
	
	o das Crianças e o dos Adultos.
	
	
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com o historiador Jean-Pierre Vernant, a racionalidade grega da forma que se manifestou no período clássico deveria ser tomada como obra:
 
	
	
	
	dos deuses
 
	
	
	humana
 
	
	
	de um espírito metafísico
 
	
	
	da Natureza
 
 
 
	
	
	a-histórica
 
	
Explicação: Segundo Jean-Pierre Vernant, a racionalidade grega, entenda-se, o pensamento filosófico, da forma como se manifestou no período clássico, não poderia ser tomado como obra de um espírito metafísico e a-histórico que existisse fora das relações humanas, mas sim como uma obra humana.
	
		
	
	 
		
	
		2.
		O mais importante discípulo de Sócrates foi, certamente:
	
	
	
	Aristóteles.
	
	
	Platão.
	
	
	Aristófanes.
	
	
	Pitágoras.
	
	
	Xenofonte.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Sócrates, o conhecimento conduz naturalmente:
	
	
	
	a si mesmo.
	
	
	ao outro.
	
	
	ao acesso a bens materiais.
	
	
	ao sucesso.
	
	
	à sabedoria.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A prosa como um veículo para a filosofia começou a ser desenvolvida a partir do século VI a.C. Entre os primeiros filósofos se incluem Tales de Mileto, Anaximandro, Demócrito e Heráclito. A prosa filosófica foi a principal realização literária da época, muito influenciada por Sócrates (que não possui obra escrita) e seu método característico de ensino, por meio de:
	
	
	
	conceitos e definições.
	
	
	perguntas e respostas, que evoluiu para o diálogo.
	
	
	argumentos incontestáveis.
	
	
	interrogações e certezas absolutas.
	
	
	encenação e histórias exemplares.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A cidade onde surgiu o primeiro conceito de DEMOCRACIA foi:
	
	
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	Atenas
	
	
	Creta
	
	
	Esparta
	
	
	Roma
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na história da filosofia grega, houve uma confraria em Crotona que reunia cerca de trezentos jovens, que viviam separadamente dos outros cidadãos e mantinham os bens em comum. A irmandade era aparentemente um clube de pessoas que cultivavam um estilo de vida particular e exclusivo, com seus rituais e segredos.
O texto acima trata da:
 
	
	
	
	Confraria platônica
 
	
	
	Confraria socrática
 
	
	
	Confraria do Liceu
 
	
	
	Confraria pitagórica
 
	
	
	Confraria pré-socrática
	Explicação:	 Pitágoras de Samos, o mais hábil filósofo grego, é considerado o fundador do pitagorismo. Consta que ele emigrou entre -540 e -522 para a cidade de Crotona, na península italiana, por discordar da tirania de Polícrates. O filósofo criou uma confraria ou irmandade em Crotona, a confraria pitagórica, que reunia cerca de trezentos jovens, que viviam separadamente dos outros cidadãos e mantinham os bens em comum. A irmandade era aparentemente um clube de pessoas que cultivavam um estilo de vida particular e exclusivo, com seus rituais e segredos.
		
	
	
	 
		
	
		7.
		Dentre os filósofos pré-socráticos de maior destaque, podemos citar:
	
	
	
	Cícero.
	
	
	Platão.
	
	
	Pitágoras.
	
	
	Sócrates.
	
	
	Terêncio.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Embora a filosofia tenha nascido e se desenvolvido nas prósperas Poleis (Cidades-Estado), localizadas fora do continente grego, o mais importante personagem da Filosofia Grega foi:
	
	
	
	Epicuro
	
	
	Sócrates
	
	
	Platão
	
	
	Pitágoras
	
	
	Aristóteles
	Explicação: Embora a filosofia tenha nascido e se desenvolvido nas prósperas Poleis¿(Cidades-Estado), localizadas fora do continente grego, o mais importante personagem da Filosofia Grega foi o ateniense Sócrates (469/-399). Sua contribuição à Filosofia foi tão importante que é costume dividir historicamente os pensadores gregos em pré-socráticos e pós-socráticos.
	
	
	
		
	 
		
	
		1.
		Foi discípulo na Academia de Platão e fundador do Liceu:
	
	
	
	Xenofontes.
	
	
	Sócrates.
	
	
	Cícero.
	
	
	Aristóteles.
	
	
	Aristófanes.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O surgimento da Filosofia
na Grécia antiga teve como consequência:
	
	
	
	o fim da divisão das classes sociais, pois a filosofia grega fundamentava-se na ideia de igualdade entre os homens, o que deu origem à democracia.
	
	
	profundas mudanças sociais e culturais e da mentalidade grega, o que precipitou o fim do período arcaico.
	
	
	uma transformação na mentalidade grega em relação à compreensão da sociedade e da cultura, o que provocou guerras violentas, pois a aristocracia manteve a organização política arcaica.
	
	
	a substituição da crença politeísta em uma religião monoteísta, ou seja, de adoração a um único deus.
	
	
	o surgimento dos gêneros literários epopeia e lírica, pois a proposta de igualdade entre os homens exigia que tanto os aristocratas quanto os plebeus fossem elogiados em textos poéticos.
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual das personalidades abaixo não era um filósofo?
	
	
	
	Demócrito.
	
	
	Aristóreles.
	
	
	Eurípedes.
	
	
	Pitágoras.
	
	
	Platão
		
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O princípio de Delphos - "Conhece-te a ti mesmo!" - é próprio de que período filosófico?
	
	
	
	Do terceiro período: platônico.
	
	
	Do segundo período: Socrático.
	
	
	Do segundo período: pós-socrático.
	
	
	Do primeiro período: pré-socrático.
	
	
	Do terceiro período: pitagórico.
	 	
		
	
		5.
		Assinale o período da história da filosofia grega marcado pela reflexão sobre a estrutura do mundo natural pelo desenvolvimento da argumentação filosófica, ou seja, pela cosmologia (cosmos = mundo racionalizado, a natureza entendida como conjunto de leis que regem a realidade).
	
	
	
	Socrático
	
	
	Estoicismo
	
	
	Epicurismo
	
	
	Aristotélico
 
 
 
	
	
	Pré-socrático
	
Explicação:
O primeiro período da história da filosofia grega (-600/-400) é o período pré-socrático, que foi marcado pela reflexão sobre a estrutura do mundo natural pelo desenvolvimento da argumentação filosófica, ou seja, pela cosmologia,  uma reflexão sobre a origem e a organização do universo.  Os filósofos pré-socráticos foram os mais antigos pensadores a lidar com esse tema, a procura de um princípio lógico e racional que explicasse como as coisas surgem e desaparecem ciclicamente enquanto a Natureza permanece a mesma.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para Platão, a realidade era composta por dois níveis:
	
	
	
	o das Crianças e o dos Adultos.
	
	
	o Mundo das Ideias e o Mundo das Palavras.
	
	
	o Mundo dos Sentidos e o Mundo das Ideias.
	
	
	o Céu e o Inferno.
	
	
	o das Artes e o da Religião.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para Platão, a realidade era composta por dois níveis:
	
	
	
	O mundo humano e o  mundo metafísico
	
	
	O mundo sensível e o mundo das ideias
	
	
	O mundo divino e o mundo laico
 
 
	
	
	O mundo animal e o mundo humano
	
	
	O mundo racional e o mundo irracional
	
Explicação:
Havia no pensamento de Platão um dualismo cognitivo. Para o filósofo, a realidade era composta por dois níveis, o mundo sensível (dos sentidos) e o mundo das ideias. Segundo ele, a realidade racional e verdadeira pertencem à ideia perfeita, que estão acima do mundo sensorial. Platão pleiteava uma realidade autônoma por trás do mundo dos sentidos. A esta realidade ele deu o nome de mundo das ideias. Nele estão as imagens padrão, as imagens primordiais, eternas e imutáveis, que encontramos na natureza.
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa FALSA em relação ao pensamento de Aristóteles:
 
	
	
	
	Para Aristóteles, a razão era, precisamente, a característica mais importante do homem.
	
	
	Para ele, as formas estavam dentro das próprias coisas
 
	
	
	Compactuou com a teoria das ideias de Platão, seu mestre
	
	
	Afirmava que não existe nada na consciência que já não tenha sido experimentado antes pelos sentidos.
 
	
	
	Para ele, existem apenas seres e objetos concretos e reais, que podem ser percebidos pelos sentidos e analisados em termo de forma.
 
	Explicação: Para Aristóteles, a razão era, precisamente, a característica mais importante do homem. O filósofo refutou a teoria das ideias de Platão, seu mestre, visto que, segundo Aristóteles, existem apenas seres e objetos concretos e reais que podem ser percebidos pelos sentidos e analisados em termo de forma. Ao contrário de Platão, Aristóteles afirmava que  todas as nossas ideias e pensamentos entram em nossa consciência através do que víamos e ouvíamos.
	
	
	 
		
	
		1.
		Embora não tenhamos registro escrito das línguas indo-europeias, sabemos que elas influenciaram a formação de diversas outra línguas, como a portuguesa. Essas línguas antigas se estabeleceram e se difundiram, especialmente:
	
	
	
	pela retórica dos filósofos pré-socráticos.
	
	
	pela linguagem mística dos oráculos.
	
	
	pelo uso de vocabulário comum relativo à prática da agricultura e da pecuária, atividades desenvolvidas por tribos antigas. 
	
	
	pelo uso de vocabulário específico utilizado em cerimônias dedicadas aos deuses e restritas aos nobres. 
	
	
	pela linguagem dos escravos e trabalhadores braçais do período greco-romano.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Durante o império de Alesandre Magno, no período helenístico, houve uma grande difusão da língua grega, dando origem ao grego "koiné", uma língua internacional. Essa língua, por ser comum a todos, possibilitou:
	
	
	
	a tradução de epopeias egípcias.
	
	
	a conversão de muçulmanos ao cristianismo.
	
	
	o surgimento das universidades para estudo da arte e da filosofia.
	
	
	o surgimento dos cantos gregorianos.
	
	
	a difusão do Cristianismo no mundo antigo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre o Grego Moderno, podemos dizer que:
	
	
	
	é uma evolução do Grego Antigo e serve, com certeza, de base para seu estudo.
	
	
	é uma evolução direta do Grego Koiné.
	
	
	serve de base apenas para os estudos do Grego Bizâncio.
	
	
	é, sem dúvida, uma evolução do Grego Antigo, mas não serve de base para seu estudo.
	
	
	não tem ligação alguma com nenhuma outra variante do Grego.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Forma da língua grega nascida concomitante ao declínio do Império Romano do Ocidente:
 
	
	
	
	Bizantino
 
	
	
	Koiné
 
	
	
	Ático
 
	
	
	Indo-europeu
 
	
	
	Moderno
 
 
	
Explicação: Com o enfraquecimento do Império Romano do Ocidental, nasce outra forma da língua grega, o Grego bizantino (o novo centro político e cultural era agora Bizâncio), entre os séculos V d.C. e XV, e que era uma espécie de continuação da Koiné. A partir do séc. XVI, com a tomada de Constantinopla (ex-Bizâncio) pelos turcos em 1453, surge o Grego pouco a pouco moderno, que é o falado até os dias de hoje na Grécia
	
	
		
	 
		
	
		5.
		Marque a alternativa que NÃO corresponde à característica da língua grega:
 
 
	
	
	
	A flexão de gênero comporta dois tipos, o animado (masculino, feminino) e o inanimado (neutro).
 
	
	
	A quantidade de palavras de forma variável excede a das palavras invariáveis.
 
	
	
	Verbos podem ser formados a partir de noções nominais.
	
	
	As palavras variáveis têm radical, onde reside a noção básica, e a desinência, que muda de acordo com a flexão.
 
	
	
	A numeração é decimal e os todos os numerais não têm flexão.
 
	
Explicação: São características comuns às línguas da família indo-europeia, inclusive a língua grega:
A quantidade
de palavras de forma variável excede, de longe, a das palavras invariáveis;
As palavras variáveis têm radical, onde reside a noção básica, e a desinência, que muda de acordo com a flexão;
A flexão de gênero comporta dois tipos, o animado (masculino, feminino) e o inanimado (neutro);
A numeração é decimal e os numerais menores de "5" têm flexão;
O nome, que identifica seres e objetos, é sempre distinto do verbo, que marca a ação;
Verbos podem ser formados a partir de noções nominais;
O verbo não tem conjugação completa e constante e muitos são constituídos por mais de um radical.
	
		
		
	 
		
	
		6.
		Para Jorge Piqué, duas seriam as maneiras de explicar os dialetos gregos. Quais são elas? I - A descida das tribos indo-europeias pela Península Balcânica, dando origem ao grego. II - O encontro com os romanos que os venceram em batalha. III - A chegada dos indo-europeus, na Grécia, em ondas sucessivas de tribos que vinham do Norte. IV - O movimento do comércio. Estão corretos os itens:
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
		
	 
		
	
		7.
		Do ponto de vista da Literatura Clássica, esse dialeto constitui testemunha da produção extraordinária desse período. Foi usado por importantes autores como Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Tucídides, Platão, Aristóteles, etc. Ou seja, os principais textos de História, Filosofia, Oratória, Tragédia e Comédia foram escritos basicamente no dialeto:
 
 
	
	
	
	Moderno
 
 
 
	
	
	Koiné
 
	
	
	Bizantino
 
	
	
	Ático
 
	
	
	Indo-europeu
 
		Explicação: Dentre os diversos dialetos em curso, destaca-se, do ponto de vista cultural, o dialeto ático, chamado ático clássico ou grego clássico. Esse dialeto, pertencente ao grupo dialetal jônico-ático, era falado na cidade de Atenas. No que tange à Literatura Clássica, o dialeto ático constitui testemunha da produção extraordinária desse período. Foi usado por importantes autores como os seguintes, em verso: Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Aristófanes, Menandro, etc. na prosa: Tucídides, Xenofonte, Platão, Aristóteles, Isócrates, Lísias, Demóstones, Ésquines, etc. Ou seja, os principais textos de História, Filosofia, Oratória, Tragédia e Comédia foram escritos basicamente nesse dialeto.
	
	
		
	 
		
	
		8.
		Citando uma das características do Grego, podemos dizer que:
	
	
	
	a flexão de gênero marca dois tipos, o animado (masculino e feminino) e o inanimado (neutro).
	
	
	a flexão de gênero é marcada pela existência do feminino e do masculino.
	
	
	não há conjugações verbais.
	
	
	não há formas nominais do verbo.
	
	
	há apenas três classes de palavras (substantivo, adjetivo e verbo).
	
	
	
		
	 
		
	
		1.
		Podemos dizer que o Grego "Koiné" era uma espécie de:
	
	
	
	língua internacional, comum.
	
	
	estrangeirismo infundado.
	
	
	língua neolatina.
	
	
	língua estrangeira e desarticulada.
	
	
	língua erudita.
		
	
	
	
	
	
		
	
	 
		
	
		2.
		O dialeto ático, também chamado de ático clássico ou grego clássico, é considerado o mais importante do ponto de vista cultural. Sobre esse dialeto falado em Atenas, é correto afirmar que:
	
	
	
	foi utilizado para registrar textos de História, Filosofia, Tragédia e Comédia. 
	
	
	possuía apenas vocábulos associados a atividades campestres.
	
	
	pertencia exclusivamente às camadas populares da Grécia antiga.
	
	
	era usado exclusivamente no âmbito religioso.
	
	
	serviu como base para tradução de obras literárias escritas em outros dialetos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com o enfraquecimento do Império Romano Ocidental, nasce uma outra forma de Grego. Que Grego é esse?
	
	
	
	O Grego Clássico.
	
	
	O Grego Moderno.
	
	
	O Grego Bizantino.
	
	
	O Grego Ático.
	
	
	O Grego Koiné.
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Por que motivo o Novo Testamento foi originalmente também escrito em Grego Koiné?
	
	
	
	Porque era uma língua pouco conhecida.
	
	
	Porque era uma língua mais erudita.
	
	
	Para que não fossem facilmente traduzidos.
	
	
	Para que tivessem a maior divulgação possível.
	
	
	Para que os romanos não tivessem acesso aos escritos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Dialeto grego, que o Cristianismo usufruirá, para difundir-se por todo o mundo antigo:
 
	
	
	
	Indo-europeu
 
	
	
	Ático
 
	
	
	Jônico
 
 
 
 
	
	
	Eólio
 
	
	
	Koiné
 
	
Explicação:
O dialeto Koiné foi utilizado pelo Cristianismo, para difundir-se por todo o mundo antigo. Todos os livros do Novo Testamento foram escritos originalmente também nessa língua comum, o dialeto grego Koiné, justamente para que tivessem a maior divulgação possível.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo o que vimos em nossas aulas, o alfabeto grego:
	
	
	
	é exatamente igual ao nosso alfabeto.
	
	
	foi criado no século XV.
	
	
	não deixou nenhuma marca em nosso alfabeto.
	
	
	foi criado a partir de uma adaptação que os gregos fizeram do alfabeto fenício.
	 
		
	
		7.
		Os sons consonânticos, na língua grega,  são determinados pela imposição de diferentes tipos de dificuldade à passagem da coluna de ar pela cavidade bucal ou pelos lábios. As consoantes oclusivas e espirantes pertencem ao grupo criado com o seguinte critério:
 
	
	
	
	Modo de articulação
	Explicação:
Os sons consonânticos são determinados pela imposição de diferentes tipos de dificuldade à passagem da coluna de ar pela cavidade bucal ou pelos lábios. As consoantes são agrupadas de acordo com os seguintes critérios: modo de articulação, ponto de articulação, presença de vibrações glotais e presença de ressonância da cavidade nasal. As consoantes oclusivas e espirantes pertencem ao grupo cujo critério é o modo de articulação.
	
		8.
		O grego clássico, estudado em muitas de nossas universidades, também era chamado de:
	
	
	
	dialeto ático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes