Buscar

AV2 - DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_ DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	ARNALDO GOLDEMBERG
	Turma: 9023/CD
	Nota da Prova: 1,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 17/06/2015 16:08:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201301914023)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um dos instrumentos previstos pela PNMA, estabelecido através de resoluções CONAMA, são os padrões de qualidade ambiental. Responda: o que são padrões de qualidade ambiental, por que são estabelecidos e o que visam? Apresente um exemplo
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Um padrão de qualidade ambiental é um limite, definido por leis, normas ou resoluções, para as perturbações ambientais, em particular, da concentração de poluentes e resíduos, que determina a degradação máxima admissível do meio ambiente. O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (exemplo: padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). A normativa brasileira, sobretudo as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fornece marcos legais para subsidiar o controle e monitoramento desses padrões referentes aos temas: ar, água, solo, biodiversidade entre outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301913623)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão ajuizou ação civil pública pedindo a condenação do município de Santa Rita pela construção de uma estrada de acesso à chamada, Praia do Caranguejo, localizada às margens do Rio Mearim. A via corta os campos inundáveis, uma área de preservação permanente, e foi construída sem a devida licença ambiental e autorização de supressão, causando uma série de danos ao ecossistema local. Responda: o que vem a ser uma área de preservação permanente e qual sua função?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Constituídas por florestas e demais formas de vegetação natural, situadas ao longo de rios, cursos d¿água, lagoas, lagos, reservatórios naturais ou artificiais, nascentes e restingas, entre outras. Essas áreas têm a função ambiental de preservar recursos hídricos, paisagens, estabilidade geológica, biodiversidade e fluxo gênico (transferência de genes de uma população para outra) de fauna e flora, além de proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas que vivem no local.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301988738)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao estudarmos o meio ambiente como bem ambiental objeto do Direito Ambiental, compreendemos que: I - a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 225, caput, não conceitua meio ambiente II- a Constituição Federal recepciona o conceito de meio ambiente disposto no Art.3º, da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981. III- o bem ambiental é juridicamente reconhecido como o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. IV- Por microbem ambiental entende-se o meio ambiente como um todo; o bem de uso comum do povo, expresso no caput do Art. 225 da CF. Marque a alternativa CORRETA sobre as afirmativas analisadas
		
	
	somente as afirmativas II e III estão corretas
	 
	somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	somente as afirmativas II e IV estão corretas
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302377103)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição Federal de 1988 eleva o direito ao meio ambiente a categoria de:
		
	
	Direito socioeconômico.
	
	Direito político essencial à vida.
	
	Direito individual fundamental.
	 
	Direito humano fundamental.
	 
	Direito internacional mundial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302395792)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é a principal fonte formal do Direito Ambiental?
		
	
	Os Princípios do Direito Ambiental.
	
	O conceito de meio ambiente instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	 
	A Constituição da República Federativa do Brasil.
	 
	O Sistema Nacional do Meio Ambiente.
	
	A Conferência da Organização das Nações Unidas, realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301989023)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerada como o marco inicial do direito ambiental brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se, para muitos doutrinadores, a lei mais importantes de proteção ambiental, depois da Constituição Federal de 1988 e, recepcionada por esta. A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, visa dar efetividade ao princípio matriz contido no artigo 225, caput, da CF, consubstanciado no direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um conjunto de instrumentos legais, técnicos, científicos, políticos e econômicos destinados à promoção do desenvolvimento sustentado.
Diante das alternativas abaixo, marque a resposta CORRETA que define o Objetivo Geral, previsto no Art.2º, da Lei 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente:
I- a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
II- a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
III- a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
 
		
	 
	somente a alternativa I está correta
	
	somente a alternativa II está correta
	 
	somente as alternativa I e II estão corretas
	
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	somente a alternativa III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301914046)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estudo de impacto ambiental, no decorrer do licenciamento, serve para dar à administração pública informações quanto aos interesses envolvidos para que a decisão seja tomada tendo em vista uma finalidade superior. Marque a alternativa CORRETA. No curso de processo de licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório:
		
	 
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados pelo órgão licenciador se o impacto não for significativo
	
	não são em princípio exigíveis e o estudo do impacto ambiental pode ser dispensado por livre decisão do órgão licenciador
	
	são sempre exigíveis pelo órgão licenciador já que o impacto ambiental é sempre significativo
	
	não são em princípio exigíveis, mas podem sê-lo pelo órgão licenciador se o impacto ambiental for significtivo
	 
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados por livre decisão do órgão licenciador
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302369684)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, SNUC, instituído pela Lei 9.985/00, será regido porque órgãos:
		
	
	deliberativo e central.
	 
	SISNAMA e CONAMA
	
	consultivo e executores.
	
	central e executores.
	 
	consultivo e deliberativo, central e executores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301820315)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental noEnsino Formal:
		
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	 
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302381490)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Têm legitimidade para propor a Ação Civil Pública para proteção do meio ambiente: I - A Defensoria Pública e o Ministério Público; II - a pessoa física ou jurídica vítima de dano ambiental; III - a associação que esteja constituída há pelo menos 3 (três) anos, qualquer que seja sua finalidade institucional; IV - os entes de direito público externo, que tenham investido recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros, na proteção ambiental; V - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista. Análise os incisos acima e escolha a opção adequada.
		
	 
	Estão certas apenas as I e V.
	
	Estão certas apenas as I, III e V.
	 
	Estão certas apenas as I, II e IV.
	
	Estão certas apenas as I, II e III.
	
	Estão certas apenas as I e III.

Outros materiais