Buscar

AV2 competencias gerenciais

Prévia do material em texto

Avaliação:  COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	LUCIA CORDEIRO CHAGAS DE OLIVEIRA
ALEXANDRE MATHEUS TEIXEIRA
	Turma: 
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401363078)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O que constitui um grupo não social?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: é aquele onde não há interação e o comportamento pode ou não ser influenciado pela presença de outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401325458)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A comunicação é fundamental para que os processos sociais se realizem. Particularmente, os processos organizacionais dependem fortemente da comunicação e esta, por sua vez, precisa conter conhecimentos específicos e pertinentes. Existem dois tipos de conhecimentos: tácito e explicito. Com base em seus estudos, diferencie claramente estes dois tipos e suas importâncias para as organizações e os indivíduos.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito:
o aluno deverá ser capaz de descrever a) que um é objetivo e formal, portanto, está escrito, documentado e exposto através de palavras, diagramas, sons e imagens (explícito). b) que o outro é constituído pelo aprendizado experiencial do indivíduo, sem a formalidade do anterior e que habita a mente do indivíduo (tácito). c) o aluno também deve identificar que ambos os conhecimentos são fundamentais para organizações e indivíduos, pois se complementam.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401144020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque as afirmativas verdadeiras em relação às barreiras para a comunicação eficaz. 1) Sobrecarga de informação: mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar. 2) Localização física e distrações: distância e outros canais de comunicação afetam a comunicação negativamente. 3) Sexo do interlocutor.
		
	
	V, V, V.
	
	V, F, V.
	
	F, V, V.
	 
	V, V, F.
	
	F, V, F.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401363091)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O que podemos entender por Desindividuação?
		
	
	Tendência do individuo se encontrar na multidão, e agir de forma tranquila. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	 
	Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra isolado.
	 
	Tendência do individuo se encontrar na multidão, e agir de forma isolada. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	Tendência do grupo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401320375)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
		
	 
	Não estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401660345)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o propósito de garantir a satisfação e melhoria no desempenho individual. No entanto, quando não muito bem gerenciada costuma trazer alguns desconfortos. Qual o principal desconforto causado pela Avaliação de Desempenho (AD) para os empregados?
		
	
	Imparcialidade;
	 
	Desconfiança;
	
	Subjetividade;
	
	Impunidade;
	 
	Vulnerabilidade ;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401325707)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo e Déborah são gerentes da Mundo da Lua Companhia de Seguros. Ambos participavam de uma reunião com outros gerentes em que se discutiam os motivos que levavam à perda de clientes. Paulo foi enfático ao defender que os processos em andamento estavam de acordo com o que se aplica no mercado segurador há décadas. Déborah discordava alegando que, provavelmente, seja este o problema. - Qual?, indagou Paulo. - Que fazemos sempre do mesmo jeito há décadas, respondeu Déborah. Segundo ela, os clientes exigem mais rapidez no atendimento e nas soluções. - O mundo está mais rápido e o cliente não tem tempo a perder, concluiu. Com base nos modelo de mudança de Kurt Lewin, podemos concluir que:
		
	
	Paulo está na fase de Mudança.
	 
	Déborah está na fase de Descongelamento.
	
	Paulo está na fase de Descongelamento.
	
	Paulo está na fase de Recongelamento.
	
	Déborah está na fase de Mudança.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401331724)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem cinco características de equipes, denominadas disciplinas, que favorecem o alto desempenho. Assinale aquela que não faz parte dessas características
		
	
	Normas e abordagens de trabalho produtivas
	
	Metas e objetivos de desempenho compartilhados
	 
	Equipes de tamanho médio ou grande
	
	Participantes capazes e complementares
	
	Responsabilidade mútua
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401326134)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marly, supervisora de produção de uma fábrica, vem apresentando sintomas de estresse. Sabemos que o estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários. Quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir do pressuposto de que é necessário:
		
	
	evitar o contato com pessoas.
	
	alterar constantemente o planejamento de atividades diárias.
	
	ampliar a quantidade de compromissos.
	 
	melhorar os sistemas pessoais e resistência própria.
	
	programar atividades sem intervalos para descanso.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401362744)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma organização um líder atua de forma a compensar a falta de agilidade de seus colaboradores e assim complementa o que lhes falta. Baseados nesta afirmação, podemos dizer que o líder irá adaptar-se às situações que possam vir a surgir na organização. Portanto, assinale a resposta que indica o tipo de teoria que pode ser utilizada neste caso.
		
	
	Caminho-meta
	 
	Teoria de Fielder
	
	Nível de prontidão
	
	Estrutura das tarefas
	
	Ciclo de vida

Outros materiais

Perguntas Recentes