Buscar

exercicio civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
1 -Assinale V se verdadeira e F se falsa e justifique a resposta em no máximo 04 linhas. OBS: O simples fato de assinalar V ou F sem que a justificativa esteja correta, não atribui pontuação ao aluno. 
( ) A lei no Brasil pode ser retroativa. 
2 -Assinale V se verdadeira e F se falsa e justifique a resposta em no máximo 04 linhas. OBS: O simples fato de assinalar V ou F sem que a justificativa esteja correta, não atribui pontuação ao aluno. 
( ) Nem todo sujeito de direito é pessoa e nem todas as pessoas, para o direito, são seres humanos. 
3 -Durante o período do “vacatio legis” a lei nova pode ser aplicada pelas partes na formulação de um contrato? Explique. 
4 - No que consiste o efeito repristinatório? 
5 - Distinga Ab rogação de derrogação. 
6- Dentre as características da lei, temos como uma das mais importantes a generalidade. Explique no que consiste essa característica.
7 - Dentre as características da lei, temos como uma das mais importantes a imperatividade. Explique no que consiste essa característica.
8 -A personalidade se confunde com a capacidade? Explique.
 9 - Distinga capacidade de direito de capacidade de fato. 
10 - Sabendo-se que a capacidade está contida na personalidade, é correto afirmar que alguém pode possuir capacidade sem possuir personalidade? Explique
11 - Pacheco, senhor com 98 anos de idade, portador de diabetes, vende parte de seu patrimônio disponível para Antunes, tendo por objetivo obter fundos para realizar uma viagem pela América Latina. Mileto e Tales, filhos de Pacheco, batem às portas do Poder Judiciário, pleiteando a anulação da venda efetuada pelo pai, alegando que o mesmo não possui mais o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil, em função da longevidade do mesmo. A alegação dos filhos de Pacheco tem amparo legal? Explique. 
12 -Augusto, comerciante, casado e pai de três filhos, consome considerável quantidade de bebida alcóolica diariamente, porém tem administrado com desenvoltura seu estabelecimento comercial. Alda, sua esposa, descontente com o comportamento do marido, pretende interdita-lo e pleitear a anulação dos últimos atos praticados pelo mesmo, atos esses que envolvem a administração do comércio. A pretensão de Alda pode prosperar? Explique. 
13 - Telêmaco, engenheiro civil, casado, vem dilapidando o seu patrimônio de forma assustadora. Sua esposa, Anita, não sabe qual a medida adequada a ser tomada, com a finalidade de impedir que Telêmaco ponha a perder todo o patrimônio da família. Você, na qualidade de advogado, qual o aconselhamento que daria à Anita? 
 
14 - Darci, portador de grave e notória deficiência mental vem a celebrar negócios com Pafúncio. Os familiares de Darci, ao tomarem conhecimento dos atos praticados pelo mesmo, ajuizam uma ação de anulação dos atos praticados bem como a uma ação de interdição de Darci. O magistrado após os trâmites legais, concede o solicitado pelos autores. Pafúncio inconformado, bate-se, em grau de recurso pela modificação da sentença, sob a alegação de que quando contratou com Darci o mesmo ainda não havia sido interditado, sendo, portanto, válidos os atos por eles praticados. A alegação de Pafúncio tem amparo em nosso ordenamento? Explique. 
15 - Fulgêncio, consome parcimoniosamente substância tóxica, que causa alucinações. Diante da afirmativa, podemos considerá-lo relativamente incapaz? Explique.
16 - Garibaldi, se embriaga todos os finais de semana, permanecendo sóbrio e produtivo nos demais dias. Pergunta-se: Garibaldi pode ser considerado relativamente incapaz? Explique. 
17 - Filomena, menor com 15 anos de idade, obteve autorização judicial para casar, uma vez que estava grávida, tendo casado em 23 de agosto de 2003. Durante a viagem de núpcias, Apolônio seu marido, venho a falecer subitamente. Pergunta-se, pelo fato de o casamento ter tido uma duração efemera , bem como pela idade de Filomena, a mesma pode ser considerada plenamente capaz para os atos da vida civil? Explique. 
18 - Manduca, jovem com 16 anos de idade, estabeleceu-se comercialmente, com economia própria, administrando seu comércio com grande eficiência. Dois meses após a inauguração do estabelecimento, o mesmo veio ser destruído por um incêndio criminoso. Pergunta-se: Mesmo após a destruição de seu estabelecimento comercial, Manduca continua capaz para os atos da vida civil? Explique. 
19 - Gumercindo e Aderbal são irmãos gêmeos univitelinos, os dois são dotados de alto grau de responsabilidade e maturidade, são também portadores de um grande discernimento para os atos da vida civil. Quando Gumercindo completou 16 anos de idade, seus pais lhe concederam a emancipação, não tendo estendido a concessão para Aderbal. O mesmo inconformado, exige que seja emancipado. O pedido de Aderbal tem alguma fundamentação legal? Explique.

Outros materiais