Buscar

AS-III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL - 80h_Turma_27_062019
AS III
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Quanto à visão etnocêntrica, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
O etnocentrismo não se resume à produção de desenhos e mapas a partir da visão de um povo, mas tem relação com a forma de pensar, na qual as pessoas ou grupos humanos interpretam e leem o mundo a partir da própria ótica, da cultura, do modo de pensar e de vida. 
OU SEJA
É fundamental observar que no mundo de hoje existem diferentes atores sociais que agem, interagem e transformam a realidade, logo, atualmente não existem mais visões etnocêntricas. 
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
R: A PRIMEIRA É VERDADEIRA E A SEGUNDA É FALSA.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Considerando o Apartheid que foi institucionalizado na África do Sul por muitas décadas, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Além da segregação nas cidades, os povos negros nativos de diversas etnias deveriam viver em bantustões, territórios que foram declarados livres e independentes pelo governo sul-africano para tornar a África do Sul somente branca. 
II É primordial na ideologia sul-africana o monoteísmo. Único deus é Allah e Mohammad, o seu profeta. É a profissão de fé. Basta proclamá-la para ficar muçulmano. 
III Nesse regime, o negro não tinha direito a voto, nem poderia andar livremente pelas áreas declaradas brancas, exceto se tivesse um passe para isso. Tal regime racial e étnico durou de 1948 até 1994, quando Nelson Mandela tornou-se presidente eleito. 
IV Apartheid foi institucionalizado na África do Sul como uma Lei étnica-racial, que segregava negros, mestiços e asiáticos que moravam no País a viverem separados nas cidades, em áreas conhecidas como townships.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
R: V, F, V, V.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a visão etnocêntrica, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I A forma de projetar o Planeta foi o mapa que até hoje conhecemos, com a Europa ao centro, dando uma visão de maior importância ao Continente europeu. Como se vê no mapa de Mercator, um belga que elaborou o mapa mundi em 1578 e que reflete tal visão eurocêntrica. 
II Os viajantes e relatos administrativos dos colonizadores europeus davam o tom dos discursos sobre o que era o Novo Mundo – América –, em geral, com preconceito em relação aos povos nativos ou oriundos de outras partes que não fosse a Europa. 
III A visão eurocêntrica do mundo foi fundamental para assegurar a liberdade, a compreensão entre os povos e a tolerância cultural e religiosa.
IV As visões etnocêntrica e eurocêntrica levaram a expressões equivocadas que eram – e ainda por muito tempo foram comuns –, tais como do indígena indolente e preguiçoso, do negro arredio, do turco avarento, entre tantas expressões preconceituosas.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
R: V, V, F, V.
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Ao tratar do tema das diferenças étnico-culturais, é fundamental conceituar etnia. Trata-se de um termo que deriva de ethos, palavra grega, e pode ser definido como um grupo biológico e culturalmente mais homogêneo, que tem o mesmo ethos, ou seja, costumes, religião, crenças, língua, hábitos, entre outras características comuns.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA:
R: TAL TERMO É SINÔNIMO DAS CARACTERÍSTICAS RACIAIS, DO BIÓTIPO – ASPECTOS FÍSICOS, COR DA PELE, FORMATO DO CORPO, DO CABELO ETC.

Outros materiais