Buscar

Leite Materno, Composição Nutricional e Celular de

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leite Materno, Composição Nutricional e Celular de Defesa 
Nutrição Materno Infantil
O leite humano é o único alimento energético, nutricional e imunológico consumido em quantidades suficientes pelos recém-nascidos.
(SILVIA et al; Quim. nova, 2007)
	
O aleitamento materno fortalece a imunidade, mantém o crescimento e desenvolvimento normais, melhora o processo digestivo no sistema gastrointestinal, favorece o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso
(SILVIA et al; Quim. nova, 2007)
O leite humano contém de 3 a 5% de lipídios, dentre os quais 98% são de triacilgliceróis, 1% de fosfolipídios e 0,5% de esteróis.
Cerca de 50% do valor calórico total do leite humano é proveniente da gordura, que é fonte de colesterol, ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis.
O conteúdo de ácidos graxos insaturados no leite humano é maior que no de leite de vaca.
(SILVIA et al; Quim. nova, 2007)
O leite materno,
Influência sobre bactérias no intestino, necessárias para o desenvolvimento do sistema imunológico. 
A diferenciação das estruturas de defesa a partir desses micro-organismos pode acontecer desde os primeiros dias de nascimento.
O leite humano contém também, diferentemente do leite de vaca, maiores concentrações de aminoácidos essenciais de alto valor biológico (cistina e taurina) que são fundamentais ao desenvolvimento do sistema nervoso central. Isso é particularmente importante para o prematuro, que não consegue sintetizálos a partir de outros aminoácidos por deficiência enzimática.
(SILVIA et al; Quim. nova, 2007)
Colostro
Nos primeiros dias pós-parto as glândulas mamarias produzem o colostro, um líquido com densidade variável entre 1040 e 1060, com coloração amarelada, devido ao seu elevado teor de beta-caroteno.
Quando comparado ao leite maduro é mais viscoso, possuindo
concentrações mais elevadas de proteínas, minerais e vitaminas lipossolúveis, particularmente A, E e carotenóides,
bem como menores teores de lactose, gorduras e vitaminas do complexo B
Seu conteúdo energético oscila ao redor de 58 kcal/100 ml, em contraste com as 71 kcal/100 ml existentes no leite maduro.
Caracteriza-se, ainda, por conter resíduos de materiais celulares presentes na glândula mamaria e dutos por ocasião do parto.
O volume de colostro produzido oscila entre 2 e 20 ml por mamada nos três primeiros dias
O colostro é muito rico em fatores de defesa, particularmente imunoglobulinas e leucócitos.
 As imunoglobulinas representam a maior parte de sua fração proteica, constituindo, nesta fase da lactação, elementos de capital importância na proteção do, recém-nascido contra microrganismos presentes no canal de parto. 
Leite de Transição
As modificações em sua composição após o quinto dia ocorrem de forma gradual e progressiva, sendo denominado "leite de transição" aquele produzido no período intermediário entre o colostro e o leite maduro.
Embora se considere como "período transicional“ aquele compreendido entre o sexto e o décimo dias pós-parto, poucos nutrientes atingem o décimo dia com seus valores definitivos; o processo de transição perdura, na verdade, por todo o primeiro mês de lactação, mas convencionou-se definir como "leite maduro" aquele produzido posteriormente ao decimo quinto dia de vida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais