Buscar

Gestão da Qualidade AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2_201102313017 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	GIOVANNI MASSIMO MARIA ROSSI
	Turma: 9047/AU
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2015 19:19:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201102593762)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Dentro dos 14 - princípios da Qualidade de DEMING, poderemos observar a preocupação em romper as barreiras entre os interdepartamentos, atuar em equipe de trabalho, eliminar os pontos de divergências existente, na busca de uma integração da empresa com seus objetivos de qualidade. Com base nesse conjunto de argumentos, redija um texto dissertativo a respeito da preocupação de DEMING, em romper as barreiras. (valor 100% da nota da questão).
		
	
Resposta: O rompimento de barreiras dentro da empresa se torna de suma importância para uma melhor interação e com isso maior e melhor produtividade. A empresa como um todo, independente dos seus departamentos ou setores tem o mesmo objetivo, que foi traçado pela empresa, passando pelos objetivos, por exemplo, o sucesso da empresa, clientes satifeitos, qualidade nos produtos ou/e serviços, entre outras coisas. Para que tal feito ocorra uma das coisas necessárias, eu diria até essencial, é a boa interação de toda a equipe. Digo equipe como empresa, até porque não há como um departamento ou setor andar sozinho. O marketing precisa do financeiro, que precisa do RH, que também precisa do financeiro, que é necessário para a produção, que precisa da logística e por ai vai. Visto isso, não tem como uma empresa atuar sem entrosamento entre os seus departamentos e não obter sucesso. O trabalho em equipe é essencial e me arrisco a dizer que é imprencindível para o sucesso da empresa.
	
Gabarito: Resposta - articular a importância em estabelecer um dinâmica de comunicação e interação entre as equipes de trabalho com o objetivo de transformação dos processos que estão fora da conformidades. O gestor está focado na eliminação das divergências formadas no dia a dia de trabalho - que sempre dificultam o processo acerto das não conformidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102553739)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais são os oito critérios de excelência do PNQ?
		
	
Resposta: 1- Qualidade 2- Controle 3- Excelência 4- Organização 5- Tempo 6- Economia 7- Planejamento 8- Confiabilidade
	
Gabarito: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e resultados
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201103007243)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas empresas que ainda NÃO estão sensibilizadas com o conjunto teórico e prático das ações de GESTÃO das QUALIDADE - traduzem seu discurso em relação ao CLIENTE -(consumidor) como:
		
	
	Produzir os processos de excelência na produção, sempre focando nos controles e apurações dos erros de fabricação.
	
	Garantir e ampliar os tempos de garantia do produto, assim assegurando menos ações corretivas do pós-venda na empresa.
	 
	Presunção da empresa que o cliente deve aceitar o produto com está - porque não existe nenhuma concorrência competitiva de qualidade.
	
	melhorar constantemente os processos de confecção do produto na busca do atendimento aos anseios dos clientes por produtos de qualidade.
	
	Investir maciçamente na melhoria da qualidade de construção do produto em todas as suas fases de elaboração.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201103007683)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "desenvolver constância de propósitos para a melhoria de produtos e serviços, com o objetivo de tornar-se competitivo e permanecer no negócio"?
		
	
	Minimize custos com seleção de fornecedores.
	 
	Adote uma filosofia e assuma a sua liderança.
	 
	Crie uma visão consistente para melhoria de um bem ou serviço.
	
	Melhorem de forma contínua e constante os processos.
	
	Termine com a dependência da inspeção como via para a estratégia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201103007613)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão: o estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA em relação à VISÃO da organização.
		
	 
	É aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças e direciona esforços, inspirando, animando e transformando proativamente o propósito em ação, em fato concreto.
	
	É algo que pode ser pensado como um cenário, uma intuição, um sonho, uma vivência, a ser concretizada em um determinado período de tempo e em uma determinada região.
	
	É um documento "vivo", conhecido por todos na organização que pode ser modificado a qualquer momento.
	 
	É a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma, porque ela existe e ainda (se possível) em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro.
	
	Se constitui em um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho da organização.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102915333)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O atual dinamismo das organizações, aliado ao peso cada vez maior que a tecnologia exerce nos negócios, vem fazendo com que o tema processo e, mais recentemente gestão de processos (Business Process Management - BPM) seja discutido e estudado com crescente interesse pelas organizações.
Analise as afirmativas abaixo, referentes a alguns passos para a implementação de uma gestão por processos, e assinale a alternativa correta.
I. Conhecer as atividades através do mapeamento dos processos.
II. Estabelecer indicadores de qualidade que representam a eficiência do processo. Relacionam o que foi produzido com o total de recursos consumidos.
III. Estabelecer indicadores de produtividade que verificam se as ações estão realmente sendo executadas.
IV. Redesenhar o processo que significa adequar as ações de acordo com as necessidades.
Está(ão) correto(s):
		
	
	Somente o item I.
	 
	Os itens I e IV.
	
	Somente o item IV.
	 
	Os itens I e II.
	
	Os itens II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102962880)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A organização TABAJARA, indústria líder de calçados populares (sandálias e chinelos) se sentiu ameaçada com a chegada de novos entrantes, refletindo na diminuição da quantidade de produtos vendidos e consequentemente no seu financeiro. Diante desse quadro, a organização decidiu contratar uma consultoria que viesse a certificar os seus processos, através dos critérios das Normas ISO. Diante dessa realidade, podemos afirmar: I - O objetivo da normalização é a troca de informações com todos os componentes do mercado que a organização atua; II - Proteger os clientes quanto a qualidade dos bens e serviços; III - A implementação das Normas ISO pode proporcionar condições para apresentar um diferencial competitivo; IV - As Normas ISO tem como um dos seus requisitos, demonstrar que a organização tem capacidade de oferecer seus produtos, conforme as expectativas dos seus clientes. Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	
	II e III
	 
	II e IV
	 
	I e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201103007014)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Gerente de Qualidade de uma indústria, percebendo o aumento da incidência de peças rejeitadas por apresentar defeito, resolveu utilizar uma das Ferramentas da Qualidadeque é a correta para essa situação, procurando identificar qual tipo de defeito representa maior necessidade de urgência para ser resolvido,para agir prioritariamente sobre ele. Assinale nas opções a Ferramenta que ele utilizou.
		
	 
	Matriz GUT
	
	Benchmarking
	
	Ciclo do PDCA
	 
	Diagrama de Ishikawa
	
	Fluxograma
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102516451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas sobre a Auditoria da Qualidade, a seguir, e assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	A Auditoria da Qualidade é uma tentativa para avaliar a efetividade de um sistema da qualidade.
	 
	A Auditoria da Qualidade garante a qualidade dos produtos/serviços da empresa.
	
	As Auditorias da Qualidade deverão ser realizadas por funcionários que não tenham responsabilidade direta nas áreas que estão sendo auditadas.
	
	A Auditoria da Qualidade é uma constatação da execução do processo da qualidade. O auditor deve ter sempre a atitude de pedir para ver se o que o entrevistado falou está sendo e como está sendo executado.
	
	Os resultados da Auditoria da Qualidade devem ser sempre documentados e registrados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102910803)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) pode ser considerado um guia para a prática da melhoria contínua nas organizações. A vantagem em adotar o MEG como modelo de gestão está, particularmente, na sua simplicidade, linguagem e flexibilidade, decorrentes de sua forma não prescritiva das ferramentas e práticas específicas de gestão. Com base nesse afirmativa, escolha a opção de resposta que melhor explica o MEG.
		
	
	O MEG funciona como uma bula de remédio, onde é prescrito o que deve ser feito para que as empresas atinjam Classe Mundial
	 
	O MEG é um modelo de gestão que identifica as melhores práticas de gestão entre seus associados e disponibiliza essas práticas para as organizações que queiram concorrer ao PNQ
	
	O MEG define os fundamentos e critérios de excelência nos quais todas as empresas devem se enquadrar, alterando, se necessário, suas estratégias
	 
	O MEG enfatiza a integração dos Fundamentos da Excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, que variam de organização para organização
	
	O MEG é um instrumento de gestão complexo, que estabelece as ferramentas e práticas de gestão que podem ocasionar mudanças nas estratégias empresariais para que as organizações atinjam um nível de gestão Classe Mundial.

Outros materiais