Buscar

av2 marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301383682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os consumidores são mais exigentes e a venda e a propaganda já não são os instrumentos únicos e suficientes para fazer com que as pessoas comprem. Torna-se necessário saber o que os consumidores precisam ou desejam para, dessa forma, oferecer produtos/serviços - ideias de qualidade e valor, de modo que os clientes possam retornar a comprar e falar bem da empresa e de seus produtos. Dessa forma, a concorrência eleva a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha. Tudo isso se caracteriza pelo início da fase do (a) ________________.
		
	
	Produção.
	
	Produto.
	 
	Marketing.
	
	Venda.
	
	Valor.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301723856)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Embora seja o modelo de Marketing mais utilizado para a compreensão das áreas de atuação e decisão de uma organização no intuito de dirigir sua oferta ao mercado, o modelo dos 4 P¿s não é o único modelo utilizado: existem também o modelo dos 4 C¿s, e dos 4 As. O modelo dos 4 C¿s foi desenvolvido pelo Prof. Robert Lauterborn na década de 80 na Universidade da Carolina do Norte e busca entender a oferta da empresa à partir da ótica do consumidor. Sua perspectiva é o foco do cliente. Marque abaixo o único ¿C¿, que não condiz com esse processo.
		
	
	Comunicação
	
	Custos
	
	Cliente
	
	Conveniência
	 
	Conceito
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301728976)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As empresas e seus fornecedores, intermediários, concorrentes e clientes operam em um macroambiente mais amplo de forças e tendências que molda oportunidades e apresenta ameaças. Essas forças apresentam fatores ¿não controláveis¿, que a empresa deve monitorar e responder. Na arena econômica as empresas e os consumidores são crescentemente afetados por forças globais.
Varejo vendeu 12,9% menos veículos em junho, diz o IBGE.
Agência Estado - Publicação: 14/08/2014
O volume vendido pela atividade de veículos e motos, partes e peças teve queda de 12,9% em junho, se comparado com maio, o pior resultado do setor desde setembro de 2012, quando as vendas caíram 25,4%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento puxou a queda de 3,6% nas vendas do varejo ampliado no período. Mas também houve contribuição negativa do recuo de 3,9% registrado pela atividade de material de construção, na passagem de maio para junho.
A avaliação do ambiente externo inclui todos os fatores externos como econômicos, demográficos, socioculturais, político-legal, tecnológicos, competitivos e naturais.
Com qual força do ambiente de marketing o texto apresentado se relaciona?
		
	 
	Político-legal
	
	Natural
	 
	Econômico
	
	Demográfico
	
	Tecnológico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301720254)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Alfaiataria Lord é um negócio familiar de quase 80 anos, com atuação no mercado da cidade de São Paulo. Ela é uma referência entre os próprios concorrentes, pois seus ternos são reconhecidos por seu corte e acabamento "impecáveis", de acordo com recente matéria publicada em uma revista especializada em moda. O atual gestor da Alfaiataria Lord é o bisneto do fundador do negócio. Ele planeja ir além do tradicional público atendido há décadas, composto por executivos, políticos e demais clientes que se dispõem a pagar até R$ 10.000,00 por um terno. Entre seus planos, está a abertura de uma segunda marca para atender clientes que habitualmente compram ternos prontos em lojas de varejo, mas que pretendem dispender entre 30% a 40% a mais por um terno sob medida. Essa segunda marca tem o nome provisório de Custom. 
Considerando esse caso à luz do conceito de segmentação de mercado, todas as conclusões abaixo estão coerentes, EXCETO:
		
	 
	A marca Custom parece estar focalizada em um público com perfil menos conservador, mais jovem e que está em processo de ascensão socioeconômica, em busca de alternativas de compra mais sofisticadas do que aquelas oferecidas pelas lojas de varejo.
	
	A decisão de criar uma segunda marca é recomendável e prudente, pois isso evitaria que clientes de segmentos distintos pudessem gerar conflitos na identidade e na imagem da tradicional marca Alfaiataria Lord. 
	
	Psicograficamente, tanto a marca Alfaiataria Lord quanto a marca Custom devem atender a desejos, valores e estilos de vida que fazem parte do imaginário de seus clientes, considerando as especificidades de seus respectivos segmentos atendidos.
	
	A sustentação da marca Alfaiataria Lord está em três principais variáveis: o perfil psicográfico dos clientes, as características socioeconômicas dos clientes e o valor agregado que a imagem da cidade de São Paulo propicia à marca.
	 
	A Alfaiataria Lord poderia absorver os novos clientes identificados pelo atual gestor do negócio, pois os clientes tradicionalmente vinculados a essa marca poderiam, aos poucos, migrar para os produtos com características mais acessíveis.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301725407)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um fabricante de telefones celulares sem câmera percebeu que seu produto entrou fase de declínio. Qual deve ser a estratégia de preços a ser implementada pela empresa?
		
	
	Preços altos que afastem a concorrência.
	
	Preços baixos que impeçam guerras de preços.
	
	Preços altos que compensem os custos de desenvolvimento.
	 
	Descontos progressivos baseados na quantidade comprada.
	 
	Preços baixos para vender o que resta no estoque.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301422562)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Phillip Kotler define marketing como a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. Entendendo a necessidade como estado de privação de algo já experimentado, podemos afirmar que as alternativas abaixo estão corretas, exceto: I As necessidades são criadas pelos profissionais de marketing II As pessoas têm muitas necessidades, nomeadamente físicas (de alimento e vestuário); sociais e individuais; III Quando uma necessidade não é satisfeita, a pessoa tenta minimizá-la ou tenta encontrar algo que a satisfaça. IV As necessidades são influenciadas pela cultura e personalidades dos indivíduos V As necessidades são ilimitadas
		
	
	Alternativas III e II
	
	Alternativas I , II e III
	 
	Alternativas IV e V
	 
	Alternativas I e II
	
	Alternativas II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301164483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de POSICIONAMENTO está corretamente relacionado:
		
	
	a qualquer experiência portadora de informações que um cliente atual ou potencial tem com a empresa, qualquer contato entre a empresa e o cliente, desde cartas, visitas pessoais, malas diretas, telemarketing, sobre qualquer assunto.
	
	ao ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência.
	
	a uma estratégia que possui raízes no marketing de relacionamento e impacta a gestão da empresa, principalmente no que se refere ao relacionamento com os clientes e à infra-estrutura da indústria.
	
	ao processo pelo qual pessoas e grupos de pessoas conseguem atingir suas expectativas através da compra de produtos e serviços ofertados pela mídia local.
	 
	ao ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301383559)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual dos elementos do composto de marketing que abrange todas as atividades que divulgam a organização, sua oferta de produtos e serviços, prestando ao mercado as informações necessárias sobresua existência e sobre os benefícios que podem ser esperados do uso desses produtos e serviços, sugerindo ao mercado este uso.
		
	
	Previsão
	 
	Promoção
	 
	Praça
	
	Produto
	
	Planejamento
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301381885)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O marketing é visto como a atuação empresarial frente à dinâmica do mercado, visando atender desejos e necessidades dos consumidores, com ética, responsabilidade social e lucratividade.Alguns o confundem com publicidade, propaganda ou mesmo vendas. Marketing e vendas são sinônimos? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: De uma certa forma sim. Tanto no marketing quanto em vendas tem que haver divulgação, conhecimento, preço do produto.
	
Gabarito: O aluno deverá destacar que o objetivo do marketing é atender desejos e necessidades do consumidor enquanto que o Objetivo das vendas é atender às necessidades do vendedor.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301381883)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O ambiente de Marketing é constituído por agentes e forças fora do controle da empresa, que afetam seus negócios.Podem oferecer tanto ameaças quanto oportunidades.Se divide em microambiente e macroambiente. Fale resumidamente sobre eles.
		
	
Resposta: Macroambiente é aquele que o marketing é feito fora da empresa, como forma de divulgação e propaganda do produto produzido pela empresa. Microambiente é aquele que o marketing é dentro da empresa, produtos e serviços são produzidos de acordo com a necessidade do cliente.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar, para o microambiente, fatores ligados diretamente à empresa(stakeholders). Para macroambiente o aluno deverá abordar forças sociais(/economia, política,tecnologia,dentre outras).Poderá abordar também os atos da natureza(enchentes, vendavais, terremotos, dentre outros

Outros materiais