Buscar

AV da Trans. do Feudal. as Refor. Religiosas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0520_AV_201301853038 » HIST.MOD:DA TRANS. DO FEUDAL. AS REFOR. RELIGIOSAS      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301853038 - ICARO CASTRO SILVA FILHO
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 02/06/2014 19:25:45 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 250729)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Renascença européia não pode ser dissociada do humanismo. Explique:
		
	
Resposta: O renascimento tem como paradigma uma nova concepção sobre o papel do homem no mundo. O antropocentrismo, o heliocentrismo e o racionalismo. O ser humano passa a buscar respostas para seus questionamentos no mundo material, diferente do homem medieval que era teocentrico. A Renascença tem na arte uma grande representação, trazendo em suas pinturas e esculturas o homem como centro, recuperando as formas do estilo clássico da antiguidade, procurando retratar a figura humana com perfeição.
	
Gabarito: situou o homem no centro das preocupações espirituais e dos estudos;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 51287)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo John Locke (1632-1704), o homem nasce livre, é senhor absoluto da sua própria pessoa e propriedades. Dessa forma, não deveria abrir mão dessa autonomia para sujeitar-se ao domínio de qualquer outro poder, mesmo que oriundo do monarca. Segundo essa lógica, suas ideias estariam criticando:
		
	
	a teoria do absolutismo teocrático liberal
	 
	um governo constituído como propriedade exclusiva do monarca.
	
	um governo constituído para proteger as liberdades individuais
	
	a colocação da liberdade individual acima do poder constituído.
	
	a origem de um governo defensor da proteção da vida e da propriedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 178977)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Revoltas que ocorreram na França e indicam o esgotamento das relações entre os senhores e os servos e o surgimento de uma nova ordem social na qual os senhores feudais presenciariam a diminuição de seus poderes e sua influência.
		
	
	Ludismo
	
	Cartismo
	 
	Jacqueries
	
	Anabastistas
	
	Conservadorismo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 187462)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O historiador Norbert Elias, em sua obra A sociedade de Corte, busca compreender a sociedade do antigo regime na instância que, para ele, constitui o melhor objeto de análise, a corte. Para Elias, é a partir da Corte, símbolo máximo do poder político e social, que esta sociedade se organiza.     ¿...a corte real do Ancien Regime sempre acumulou duas funções: a de instância máxima de estruturação da grande família real e a de órgão central da administração do Estado como um todo, ou seja, a função de governo¿ (ELIAS, 2001, p. 27). ELIAS, Norbet. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 27. Partindo esta visão veja as afirmações: A) Nessa interpretação, a corte funciona como o coração do Antigo Regime. Isso encontra explicação, em certa medida, pelo papel do Rei. B) Em uma sociedade com pouca mobilidade social, esta só é possível através dos favores reais. C) É o rei que concede terras e títulos de nobreza. D) Cabe lembrar que nesta realidade o rei pode se afirmar através de favores financeiros e não somente através da concessão de posses materiais, como acontecia na Idade Média. Estão corretas:
		
	
	Somente a e b.
	
	Somente a e c.
	
	Somente a, c e d.
	 
	a, b, c e d.
	
	Somente b, c e d.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 40733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Reforma Protestante ocorre num momento em que a antiga ordem medieval começava a desmoronar. Sobre o ambiente reformista é correto afirmar.
		
	
	Ao atacar as autoridades religiosas e fazer do Evangelho o centro de seus ensinamentos, Lutero afastou-se dos pobres das cidades e campos.
	
	A ordem religiosa católica identificou-se com alguns dos ideais protestantes e buscou o diálogo com essa nova ordem em ascensão, criando uma igreja reformada de acordo com os princípios calvinistas.
	
	As pessoas sentiam-se seguras com a emergência das novas forças econômicas, dos monopólios e dos capitalistas.
	 
	A nova ordem religiosa protestante encontrou um terreno fértil onde florescer junto à classe média urbana, aos pobres das cidades e aos dos campos.
	
	Lutero manteve-se coerente aos princípios que defendia e apoiou sem reservas os levantes camponeses e as rebeliões urbanas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 35985)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os séculos XIV e XV oferecem uma série de novas propostas em um mundo em que as instituições, sem dúvida estão sendo repensadas, Humanistas, universidades, o comércio, os novos monarcas, convivem com fomes e guerras, e uma peste que parecia ter mais apetite do que qualquer outra, até então. Estas transformações vão gerir conflitos dentro da instituição eclesiástica, gerando formas de pensamento divergentes e conflitantes. Sobre a organização econômica dos Estados Modernos frente as transformações políticas e culturais dos séculos XIV e XV:
		
	
	A modernidade é a época da burguesia, domina o mundo, passando a ter mais poderes inclusive que a nobreza laica e se sobrepondo à todas as outras instituições.
	 
	O Mercantilismo começa a ser teorizado e levado como prática.
	
	Temos uma mistura de modo de produção asiático e modo de produção capitalista com o lento e gradual abandono do modo de produção medieval em todo o Ocidente europeu.
	
	O mundo moderno ainda mantém práticas feudais em todas as suas práticas, tendo excessões não teorizadas nas cidades italianas.
	
	O mundo mergulha em um intenso processo pré-capitalista, passando as cidades a serem os centros absolutos de poder e as grandes trocas a principal prática de transformação social
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 44353)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre outras características do Estado Moderno podemos salientar:
		
	
	reconhecimento do parlamento
	 
	reconhecimento do poder central
	
	democracia
	
	tirania
	
	reconhecimento das leis
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 187424)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A máquina desenvolvida por Gutenberg e suas consequências como a imprensa, revolucionaram a Europa pois:
		
	 
	aumentaram as possibilidades de leitura.
	
	criaram a Reforma Protestante
	
	reduziram a fome.
	
	aumentaram as revoltas camponesas
	
	reduziram o índice de analfabetismo a próximo a zero.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 252016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da análise do mapa do século  XVI abaixo e considerando o contexto da era dos descobrimentos estudado, é correto afirmar:
		
	
	Os descobrimentos, em fins do século XV, resultaram da possibilidade dos geógrafos do renascimento afirmarem ter conhecimento sobre o continente americano.
	 
	As navegações alteraram o conhecimento do mundo, na Idade Moderna, colocando à prova mitos antigos sobre a não existência de vida na zona do Equador.
	
	A concepção de um mundo fechado em torno da Europa, em opisição à um cosmos aberto dominou a cartografia europeia dos séculos XVI e XVII
	
	A cartografia europeia, por razões religiosas, não incluiu nos mapas do século XVI nenhuma referência dos continentes recém-descobertos.
	
	A cartografia do século XVI continuou a privilegiar somente a existência da Europa e parte da Ásia como visão de mundo
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 44287)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Apresente as principais reformas aprovadas pelos concílios de Trento:
		
	
Resposta: O Concílio de Trento busca responder a reforma protestante, em um movimento de contra reforma, ou reforma católica. Vai reafirmar o poder papal, os dogmas da Igreja, criar a Compahia de Jesus, os soldados Cristo, tribunaisde inquisição, fomentar a busca por novos fiéis no novo continente.
	
Gabarito: O aluno deve sinalizar o ambiente da contrarreforma, sinalizando a criação da cia de Jesus e a organização do Tribunal da Santa Inquisição

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes