Buscar

AV Estética e história da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0501_AV_201301853038 » ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA     
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301853038 - ICARO CASTRO SILVA FILHO
	Nota da Prova: 5,8        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2013 17:58:59 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 29418)
	DESCARTADA
	Quando Malevich em 1913, colocou um quadrado negro sobre um fundo branco, ele afirmou que ¿a arte não se preocupa mais em servir ao Estado ou à religião; ela não deseja mais ilustrar a história dos costumes, não quer ter mais nada a ver com o objeto como tal, e acredita que pode existir em si mesma e para si mesma, sem as coisas¿. Com isso, ele lançou os alicerces para uma arte secular, desligada de propósitos utilitários e afastada da função ideológica de representação. Trata-se de:
		
	
	Construtivismo;
	
	Arte conceitual;
	
	Pop Arte;
	 
	Suprematismo;
	 
	Minimalismo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 23375)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A distorção progressiva da forma do expressionismo levou um artista à conclusão de que o poder expressivo das formas e cores não dependiam de uma imagem representada e chegou à abstração. Este artista foi:
		
	
	Pollock.
	
	Eduard Munch.
	
	Picasso.
	
	Salvador Dali.
	 
	Kandinsky.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 23614)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em um anuncio de revista, uma família aparecia representada, imaginando diferentes aspectos de um condomínio, cada um de acordo com seus interesses. Assim as crianças pensavam no playground e os adultos nas áreas sociais disponíveis. Com que corrente artística estudada, podemos relacionar essas imagens ligadas aos sonhos, explorada nessa propaganda?
		
	
	cubismo
	
	impressionismo
	 
	surrealismo
	
	expressionismo
	
	abstracionismo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 174427)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Aristóteles chamou os primeiros filósofos de físicos, pensadores que fundaram uma tradição de investigação da natureza. Os sofistas, no século V a.C. introduziram o ponto de vista reflexivo-crítico, característico da filosofia. Foram muito contestados por :
		
	
	Platão
	
	Protágoras
	
	Hípias
	 
	Sócrates
	
	Isócrates
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 23356)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O "Salto no Vazio"de 1960, obra de Yves Klein, um happening representado por uma fotografia, é um bom exemplo da produção artística contemporânea. Em se tratando desta obra é possível afirmar:
Yves Klein - Salto no Vazio - 1960 (Fonte: <www.iconica.com.br> acesso: 22/10/2010).
		
	
	A inexistência de arte no ato do pulo, mas somente no enquadramento fotográfico, tanto que tal imagem é uma obra artística do fotógrafo Harry Shunk.
	
	Que a noção de arte contemporânea reforça a galeria como o espaço contemporâneo da arte
	 
	Tal obra reforça a chamada arte performática reforçando a rejeição do artigo único, permanentemente portátil que era, até então, o objeto de arte.
	
	Que como idéia tal obra contribuiu para o reforço da tradição crescentemente abstrata e formalista de seus contemporâneos.
	 
	A obra se aproxima do campo da arte conceitual devendo ser analisada a partir das narrativas do autor.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 26795)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Todos os artistas, posteriomente, rotulados de expressionistas abstratos partilhavam a necessidade de se expressarem pelo ato imediato e espontâneo de pintar. Uma definição do Expressionismo Abstrato seria de um movimento de pintura norte-americana afirmado no final da década de 1940, em Nova York influenciado:
		
	
	pela própria arte acadêmica norte-americana que se desenvolveu evitando influências externas.
	
	por oposição às idéias desenvolvidas pela arte construtivista russa que combatia e divergia.
	
	pelo desenvolvimento da capacidade de expressão individual, apresentada pelo ready-made de Marcel Duchamp.
	 
	pelos primeiros desenvolvimentos da arte européia do século XX, como o Cubismo e o Surrealismo.
	
	pela arte futurista que somente pode se desenvolver segundo seus princípios, nos EUA após a Guerra.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 78407)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(IPHAN - 2005) As igrejas barrocas brasileiras distribuem-se pelas principais cidades ao longo da costa litorânea com destacável unidade de estilo. Apesar das diferentes localidades e ordens religiosas, características em comum podem ser apontadas, tais como:
		
	 
	fachadas maciças e com poucos elementos decorados, frontão triangular e torres sineira, planta com nave e capela-mor retangulares e decoração em talha dourada;
	
	fachadas com colunas colossais, entablamento projetado e frontão curvo, planta elíptica e revestimento em mármores;
	
	fachadas com colunas simples, frontão sobreposto e torres sineiras, planta com nave retangular e capela-mor transversal e decoração em estuque e gesso;
	
	fachada com frontão curvo, planta retangular profunda e cúpula encimando o arco-cruzeiro.
	
	fachada com pórtico de entrada, torre sineira única e centralizada, planta elíptica e altar-mor embutido na parede e decoração com mármores coloridos;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 23621)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O surrealismo foi uma arte que propôs a manifestação livre da imaginação, sem a censura da razão. Com base nessa informação, assinale a opção que apresenta a idéia principal do Surrealismo.
		
	
	Um estilo artístico que deforma a figura para ressaltar os sentimentos e as emoções.
	
	Registro das impressões visuais, reproduzidas nas telas com técnicas semelhante a formação da imagem fotográfica.
	
	Constatação de que o racionalismo deveria permear todas as ações da vida.
	 
	Manifestação livre da imaginação, sem o freio da razão, valorizando o impulso psíquico e o inconsciente.
	
	Representava todos os pontos de vista de um objeto tridimensional em uma superfície plana.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 38166)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Sob muitos aspectos o futurismo foi único entre os movimentos artísticos modernos. Era italiano, originou-se numa concepção de civilização e encontrou expressão primeiramente nas palavras em vez de resultar de algum descontentamento com idiomas de arte herdados. De certa forma foi o movimento mais radical rejeitando todas as tradições e os valores e as instituições consagradas pelo tempo. Quem foi o inventor do Futurismo como se deu o nascimento deste movimento e o que significa dizer que o Futurismo escolheu seu próprio nome?
		
	
Resposta: O futurismo é um movimento que tinha como buscava retratar o movimento como arte, seu nome foiescolhido entre três opções, eletricidade, [...] e o própro futurismo, opção escolhida.
	
Gabarito: O inventor do Futurismo foi o poeta Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944).No outono de 1908 ele escreveu um manifesto que apareceu primeiro como prefacio para um volume de seus poemas editado em Milao em 1909 .Mas foi sua versão francesa em 1910 na primeira pagina do jornal Le fígaro em 20 de fevereiro que propiciou o impacto que estava buscando e esta é a data de nascimento do futurismo Falamos que o Futurismo escolheu seu próprio nome pois Marinetti hesitou entre escolher como nome para seu movimento os nomes dinamismo, eletricidade e futurismo, alternativas que sugerem onde estava seu interesse, consciente sobre o mundo do poder tecnológico crescente. Marinetti queria que as artes demolissem o passado e celebrassem as delicias da velocidade e da energia mecânica.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 38109)
	Pontos: 0,2  / 0,8
	Algumas obras de Edouard Manet (1832-1883) não se afastaram das normas clássicas da pintura e foram aceitas sem controvérsias .No entanto os quadros que ofereceram umaruptura geraram muita polêmica. Porque, pode-se afirmar que, Manet foi o precursor do Impressionismo? E porque a obra "Almoço na relva" (que representava uma mulher nua em companhia de dois homens elegantemente vestidos) e que foi criada com base em uma obra renascentista, é inovadora?
		
	
Resposta: Porque até então a arte era a representação de imagens do cotidiano da elite, e os temas deveriam ser aqueles considerados dígnos deser retratado. Manet, assim como Coubert, retataram o cotidiano do cidadão comum, abordando diretamente a realidade dessas pessoas.
	
Gabarito: Manet pode ser considerado o precursor do Impressionismo, pois ele inovou na pintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa, que já começava a explorar os efeitos da luz natural sobre uma cena . A obra ¿Almoço na relva¿ é inovadora pelo clima de realidade que apresenta pois, os personagens pintados eram pessoas conhecidas da sociedade parisiense ); outro aspecto importante é a luminosidade que a cena ganha com a nudez da mulher; finalmente o interessante na composição da obra é o sistema de triângulos que se inter-relacionam criando uma estrutura fechada. (O primeiro triângulo envolve 3 figuras sentadas sobre a relva; outro se sobrepõe a este e envolve a figura da mulher na água e outro tem o vértice no pássaro que sobrevoa a cena e envolve toda cena).
		
	
	
	 11a Questão (Ref.: 23601)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Retirando objetos do cotidiano, assinando-os, datando-os e os enviando para exposições, Marcel Duchamp inaugurou o conceito de Ready-made. Assinale, dentre as opções a seguir, a que apresenta o nome de umready-made, que foi enviado ao salão dos independentes e provocou o pedido de demissão de um jurado:
		
	
	Marcha feliz
	
	Banhista Sentada
	
	Disco de contra relevos
	 
	Fonte
	
	Rrose Selavy

Outros materiais