Buscar

AV Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201301853038 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301853038 - ICARO CASTRO SILVA FILHO
	Nota da Prova: 7,2        Nota de Partic.: 2        Data: 04/11/2013 18:02:32 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 50128)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Ao organizar uma visita ao museu de mineralogia em Outro Preto, o professor de geografia tinha como objetivo que os alunos aprendessem sobre a função da mineralogia na economia de Minas Gerais. Os alunos pesquisaram sobre o tema com os seus familiares de mais de 60 anos de idade e perguntaram como acontecia a extração das pedras. Fizeram um debate na sala de aula. Depois foram conhecer o museu e, por fim, trabalharam com pesquisa na internet sobre como está acontecendo esta extração atualmente. Avalie se essa proposta do professor de geografia contempla a aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. Explique a sua resposta.
		
	
Resposta: Apesar de interessante, promover uma grande movimentação, a pesquisa não se desenvolveu através de uma estrutura cognitiva já fixada na mente das crianças. Eles foram buscar o novo sem uma bagagem. Logo, entendo que não contempla na fórmula. Mas gostei da iniciativa.
	
Gabarito: Sim,pois foram exploradas as concepções prévias dos alunos e eles construíram conhecimento a apritr de uma experiência em que puderam somar novos conhecimentos às estruturas prévias já existentes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 30625)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura professor diante das alternativas de solução construídas pelo aluno deve estar comprometida com a concepção de erro "construtivo"; o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento da sua experiência de vida, é o conhecimento em processo de superação. Segundo Piaget, as crianças aprimoram a sua forma de pensar o mundo, à medida que:
		
	 
	se deparam com novas situações, novos desafios e formulam/reformulam suas hipóteses.
	
	têm um adulto paciente que lhe ensinem os conhecimentos de forma correta.
	
	estudam com o professor competente e democrático que aceita respostas infantis.
	
	se acostumam a estudar de forma organizada e com disciplina.
	
	aprendem a estudar de forma competitiva para evitar o erro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 30314)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
		
	
	desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas apropriadas.
	 
	serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
	
	possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
	
	necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
	
	necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 30325)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Piaget sustentava que é na adolescência que se começa a atingir o pensamento operacional formal. Em sua teoria esse estágio é o último do desenvolvimento cognitivo, originando-se de uma combinação de fatores maturacionais e da experiência, uma das características importantes que surge nesse estágio é a capacidade de pensar:
		
	
	possibilidades imaginadas apenas em coisas ligadas ao dia a dia.
	
	apenas quando constata na prática o fenômeno estudado.
	
	a partir da realidade perceptível.
	 
	na possibilidade, e não apenas na realidade.
	
	em compartilhar e dividir objetos concretos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 30695)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em uma oficina de formação em serviço de educadores da rede pública, a palestrante cita os quatro estágios de desenvolvimento que foram pesquisados por Jean Piaget e os descreve numa ordem cronológica com suas principais características. Qual das respostas abaixo cita os quatro estágios na ordem cronológica em que acontecem no desenvolvimento da criança?
		
	
	Operatório-formal, pré-operatório, sensório-motor, operatório concreto.
	
	Sensório-motor, pré-operatório concreto, lógico-formal e operatório concreto e abstrato.
	
	Sensório-motor, operatório concreto, pré-operatório e lógico-formal.
	 
	Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e lógico-formal.
	
	Sensório-motor, operatório, lógico-formal e pré-operatório concreto.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 72687)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A fase do desenvolvimento de sexualidade chamada por Freud de Período de Latência tem como principal característica o deslocamento da libido que ficava circunscrito em algumas áreas do corpo para as atividades acadêmicas. Das características abaixo, qual não faz parte do desenvolvido descrito na fase fálica.
		
	
	A energia psíquica da criança é utilizada para fortalecer o ego e para aumentar o investimento na escolarização e nas vivências fraternas com os amigos.
	
	Aumenta a independência para as atividades de cuidado pessoal e autocontrole emocional.
	
	É um período que compreende a faixa etária em torno dos 5 aos 10 anos de idade.
	
	A criança se volta mais para outras atividades como amizade, jogos e tarefas escolares.
	 
	Conflitos estão em sua máxima complexidade, e as crianças quase não conseguem estudar espontaneamente, tamanha são as angústias que sentem em relação ao corpo e a sua libido.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 30309)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar que a memória em bebês...
		
	 
	é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
	
	é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
	
	é um acontecimento que se assemelha à memorização.
	
	é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
	
	o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 30332)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A aprendizagem cooperativa no segundo grau muitas vezes propicia ao estudante a primeira exposição a pessoas de diferente formação econômica, étnica, religiosa ou racial e, portanto, ideias, hipóteses e pontos de vista que contrastam com os seus. Sob esse aspecto está INCORRETO afirmar que:
		
	
	numa estrutura cooperativa, essas diferenças podem expandir as oportunidades de aprendizagem, trazendo novas perspectivas estimulantes.
	
	em um ambiente competitivo, essas diferenças podem provocar rivalidade, segregação social e hostilidade.
	
	o clima social da escola é um importante elemento na construção de laços de amizades positivos e enriquecedores.
	 
	a escola deve organizar as turmas de forma que não favoreça a mistura de grupos para evitar conflitos.
	
	a competição, dentro de limites, e incentivada num clima de harmonia, pode ser considerada um elemento motivador.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 30693)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Marque a alternativa que responde corretamenteao conceito do mecanismo de adaptação, tendo como referência teórica a obra de Jean Piaget.
		
	
	A adaptação é tornar-se adaptado às condições impostas pelo ambiente educativo.
	
	É uma importante referência no processo de entrada em creche.
	 
	Acontece através dos mecanismos de Assimilação e Acomodação.
	
	A adaptação é uma acomodação ao objeto de conhecimento.
	
	É a busca de um permanente desequilíbrio cognitivo para sempre gerar mais conhecimento.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 30305)
	DESCARTADA
	Com relação aos estudos dos contextos e sistemas de desenvolvimento Biossocial, Cognitivo e Psicossocial, está INCORRETO afirmar:
		
	
	algumas estruturas envolvem os aspectos físicos que interagem com o indivíduo e o circundam.
	
	fatores internos como maturação orgânica e fatores externos como os grupos sociais são elementos que determinam o ato de aprender.
	
	os contextos sociais modificam-se com o tempo, à proporção que os eventos históricos e as condições remodelam as circunstâncias e as perspectivas que envolvem o desenvolvimento.
	 
	o desenvolvimento também é bastante afetado pela condição socioeconômica de uma pessoa, pelos seus valores culturais e por sua etnia.
	 
	ser criança significa sempre ser criança em qualquer momento histórico, pois essa condição precisa de aspectos biológicos relacionados à genética e à hereditariedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 72692)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma professora confessa que, no primeiro dia de aula, já consegue identificar quais são os alunos que aprenderão a ler e escrever e, por conseguinte, serão aprovados, e os alunos que não conseguirão aprovação. Indagada por sua coordenadora pedagógica sobre como pode realizar tal avaliação e quais critérios utiliza para chegar a tais resultados, a professora responde que os alunos provenientes da periferia da cidade e que chegam atrasados na escola e sem o material adequado dificilmente conseguem se alfabetizar, pois não acompanham os conteúdos abordados. Segundo ela, esses alunos são desorganizados, porque não apresentam concentração, não podem comprar os livros didáticos e, portanto, não têm condição de aprender a ler e escrever. Muito sabiamente, a coordenadora pergunta para a professora se ela muda a sua postura profissional com esses alunos que ela acredita que não aprenderão a ler. A professora afirma que sim e esclarece com total objetividade: - "Eu nem me aproximo! Não perco meu tempo com alunos que não conseguirão acompanhar a turma". Em relação a esse caso, explique como o conceito de mediação na teoria de Lev Vygotsky está sendo vivenciado por essa professora. Explique também as consequências desta mediação para o rendimento e sucesso acadêmico dos alunos.
		
	
Resposta: Para Vygotysk, todo ser humano nasce com fundamentos elementares que serão aperfeiçoados através do convívio e do estímulo a reflexão. Não existe uma criança, ou ser humano, que não tenha condiçõs de aprender, isso é inato e um diferencial do ser humano.
	
Gabarito: De acordo com a teoria de Lev Vygotsky, todo o nosso desenvolvimento e aprendizagem são mediados por outras pessoas e por instrumentos culturais. No caso, desta professora, ela tem um estilo de mediação altamente excludente, preconceituoso e anti-ético que baseado em um julgamento sem parâmetros objetivos cria um prognóstico de fracasso que acaba se confirmando pela falta de apoio da professora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes