Buscar

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZACOES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AP2 CHO 2007-2 COMPLETA.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2007/2º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Silvestre Prado de Souza Neto
Aluno (a):............................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Boa sorte!
GABARITO
Questão 1
Qual foi a principal contribuição da Psicologia para o mundo do trabalho no século XX?
R: As organização são compostas por indivíduos, formando um corpo “sócio-técnico”. A técnica (engenharia) permite entender o funcionamento correto das máquinas e dos métodos de trabalho enquanto a psicologia é a ciência que permite entender as pessoas dentro das organizações.
Questão 2
Os trabalhadores modernos costumam dizer que trabalhar é um sacrifício e não um prazer. A maioria “brinca” dizendo que estão somente em busca da aposentadoria remunerada. Porque razão isso acontece no mundo profissional?
R: Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi a busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
Questão 3
Defina motivação no trabalho e explique quando ela existe ou está presente. 
R: Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, é algo intrínseco aos indivíduos. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendem aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas.
Questão 4
Explique a importância de uma organização divulgar um Código de Ética de seus padrões de comportamento profissional.
R: A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em três aspectos:
1. O primeiro aspecto é a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. Um segundo aspecto é que as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. O terceiro aspecto reside na minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Questão 5
Na sua opinião vale a pena uma empresa investir em ações de Responsabilidade Social? Apresente pelo menos três razões que confirmem sua resposta anterior.
R: Grande parte das pessoas acredita que as organizações têm responsabilidade ampliada, extrapolando a produção de bens e serviços para obter lucro ou mesmo suas atividades fins não lucrativas. Como membros da sociedade (vistos como membros privilegiados da sociedade pelo poder e influência que adquirem), as organizações deveriam participar mais ativamente da comunidade e do macro-ambiente em que estão inseridas. Isto representaria vantagem competitiva a longo prazo pela afirmação de imagem respeitável e útil para a sociedade como um todo e pelo bem estar social que promoveriam. Por outro lado, os problemas sociais podem oferecer oportunidades de negócios. Lucro advindo de ambientes menos opulento embora produtivo pode gerar riqueza para a organização e melhoria das condições de vida dos membros da comunidade direta ou indiretamente assistidos pelas empresas.
Questão 6
Muitos alunos e vários autores se referem à teoria de MacGregor como uma explicação da atitude dos liderados, quando, na verdade, trata-se da expectativa dos líderes em relação aos mesmos. Considere a Teoria X e a Teoria Y e explique em que condições cada uma delas é mais presente e provável.
R: Se um indivíduo aceita a teoria X sobre as pessoas (considera que o ser humano não gosta de trabalhar, precisa ser controlado etc), as pessoas com que ele interage tendem a se mostrar de fato preguiçosas, irresponsáveis e desmotivadas. Se, ao contrário, esse indivíduo aceita as suposições da teoria Y (acredita que o trabalho pode ser agradável e na integração dos objetivos do indivíduo com a organização a que está ligado), as pessoas teriam iniciativa e seriam ambiciosas. Quanto maior o nível de escolaridade dos trabalhadores maior a tendência a agir segundo a Teoria X e vice-versa. Quanto maior o nível de sofisticação e tecnologia envolvido nas tarefas maior a tendência dos trabalhadores se comportarem segundo a Teoria Y. Quanto maior o desafio intelectual nas tarefas maior a tendência de se comportar segundo a Teoria Y. Quando maior a rotina e padronização de atividades maior a tendência de se comportar segundo a Teoria X. Em todos os casos a tendência se reverte quando se reverte o fator considerado. 
Questão 7
Uma comunicação eficaz promove a liderança e permite o sucesso nos negócios. Apresente pelo menos três motivos para que existam “ruídos” na comunicação, tornando-a menos efetiva e eficiente.
R: Os principais motivos para que a comunicação não seja eficaz é a falta de: Uma mensagem clara, objetiva e unívoca; Um significado consoante e consistente; O destinatário compreender a mensagem; A comunicação ser totalmente completada; A mensagem torna-se comum a ambas as partes; O destinatário fornecer retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada; O significado da mensagem ser o mesmo para o emissor e para o destinatário; A mensagem transmitida produzir alguma conseqüência.
Questão 8
As escolas de administração, em geral, preparam os novos profissionais para serem empregados de grandes empresas. Uma situação mais adequada seria torná-los bons empreendedores de novos negócios para alavancar o desenvolvimento de uma região ou um país. Liste, portanto, as características de um empreendedor que deveriam ser ensinadas nas escolas de administração. 
R: Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características principais que deveriam ser ensinadas nas Escolas de Administração: Seu uma pessoa com visão estratégica; Pensar sempre no longo prazo; Apresentar um comportamento ético em qualquer situação; Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social; Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações; Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade,
não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura; Ser criativo e inovador.
Questão 9
Apresente uma definição de conflito e explique como eles podem ser resolvidos em uma organização. 
R: Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
Questão 10
Como a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações te ajudou a ser um melhor profissional, em sua opinião? Justifique sua resposta.
R: A resposta é pessoal e pode variar conforme o aluno. 
AP2 CHO 2008-1 COMPLETA.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2008/1º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Silvestre Prado de Souza Neto
Aluno (a):............................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Boa sorte
GABARITO
Questão 1
Embora a Engenharia seja milenar, a Psicologia, como disciplina é relativamente recente, tendo ganhado mais importância nas organizações a partir dos anos 1940 com os estudos de motivação no trabalho. Explique porque a Engenharia e a Psicologia são ambas igualmente importantes para o ambiente do trabalho.
R: As organização são compostas por indivíduos, formando um corpo “sócio-técnico”. A técnica (engenharia) permite entender o funcionamento correto das máquinas e dos métodos de trabalho enquanto a psicologia é a ciência que permite entender as pessoas dentro das organizações.
Questão 2
“Até que enfim é sexta-feira” e “segunda-feira é o dia internacional da preguiça” são frases bem conhecidas e se referem ao ambiente organizacional como local onde se vai por obrigação e não por prazer. Porque razão isso acontece no mundo profissional?
R: Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi a busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
Questão 3
Se motivação não existe, segundo Sievers, porque as pessoas trabalham? Por outro lado, as muitas pesquisas sobre motivação no trabalho sugerem que os pesquisadores estão trabalhando em vão se isso não existe ou se não está presente na vida organizacional. Explique, em suas palavras, esse suposto paradoxo organizacional. 
R: Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, é algo intrínseco aos indivíduos. As pessoas trabalham porque têm necessidades a serem atendidas. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendem aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas.
Questão 4
Vale a pena, para as empresas, desenvolver e publicar um Código de Ética de seus padrões de comportamento profissional?
R: A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em três aspectos:
1. O primeiro aspecto é a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. Um segundo aspecto é que as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. O terceiro aspecto reside na minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Questão 5
Na sua opinião, vale a pena uma empresa investir em ações de Responsabilidade Social? Apresente pelo menos três razões que confirmem sua resposta.
R: Grande parte das pessoas acredita que as organizações têm responsabilidade ampliada, extrapolando a produção de bens e serviços para obter lucro ou mesmo suas atividades fins não lucrativas. Como membros da sociedade (vistos como membros privilegiados da sociedade pelo poder e influência que adquirem), as organizações deveriam participar mais ativamente da comunidade e do macro-ambiente em que estão inseridas. Isto representaria vantagem competitiva a longo prazo pela afirmação de imagem respeitável e útil para a sociedade como um todo e pelo bem estar social que promoveriam. Por outro lado, os problemas sociais podem oferecer oportunidades de negócios. Lucro advindo de ambientes menos opulento embora produtivo pode gerar riqueza para a organização e melhoria das condições de vida dos membros da comunidade direta ou indiretamente assistidos pelas empresas.
Questão 6
Explique o que é a Teoria X e a Teoria Y de Mc Gregor.
R: Trata-se das expectativas dos líderes em relação a seus liderados. Se um indivíduo aceita a teoria X sobre as pessoas (considera que o ser humano não gosta de trabalhar, precisa ser controlado etc), as pessoas com que ele interage tendem a se mostrar de fato preguiçosas, irresponsáveis e desmotivadas. Se, ao contrário, esse indivíduo aceita as suposições da teoria Y (acredita que o trabalho pode ser agradável e na integração dos objetivos do indivíduo com a organização a que está ligado), as pessoas teriam iniciativa e seriam ambiciosas. Quanto maior o nível de escolaridade dos trabalhadores maior a tendência a agir segundo a Teoria X e vice-versa. Quanto maior o nível de sofisticação e tecnologia envolvido nas tarefas maior a tendência dos trabalhadores se comportarem segundo a Teoria Y. Quanto maior o desafio intelectual nas tarefas maior a tendência de se comportar segundo a Teoria Y. Quando maior a rotina e padronização de atividades maior a tendência de se comportar segundo a Teoria X. Em todos os casos a tendência se reverte quando se reverte o fator considerado. 
Questão 7
Muitos políticos usam a comunicação de forma dúbia deliberadamente para sugerir que os sucessos de sua administração são de sua inteira responsabilidade e os insucessos ocasionados por causas externas. Apresente pelo menos três motivos para que existam “ruídos” na comunicação, tornando-a menos efetiva e eficiente.
R: Os principais motivos para que a comunicação não
seja eficaz é a falta de: Uma mensagem clara, objetiva e unívoca; Um significado consoante e consistente; O destinatário compreender a mensagem; A comunicação ser totalmente completada; A mensagem torna-se comum a ambas as partes; O destinatário fornecer retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada; O significado da mensagem ser o mesmo para o emissor e para o destinatário; A mensagem transmitida produzir alguma conseqüência.
Questão 8
As escolas de administração, em geral, preparam os novos profissionais para serem empregados de grandes empresas. Uma situação mais adequada seria torná-los bons empreendedores de novos negócios para alavancar o desenvolvimento de uma região ou um país. Liste pelo menos três das características de um empreendedor que deveriam ser ensinadas nas escolas de administração e diga se elas podem ou não ser ensinadas nas escolas. 
R: Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características principais que deveriam ser ensinadas nas Escolas de Administração: Seu uma pessoa com visão estratégica; Pensar sempre no longo prazo; Apresentar um comportamento ético em qualquer situação; Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social; Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações; Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura; Ser criativo e inovador. Todas essas características podem ser ensinadas, embora o processo de ensino-aprendizado deva ser fundamental na hora de se verificar a eficácia de mudança de comportamento nas pessoas para serem empreendedores de verdade.
Questão 9
Apresente uma definição pessoal de conflito no trabalho e explique como eles podem ser resolvidos em uma organização. 
R: Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
Questão 10
Como a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações te ajudou a ser um melhor profissional, em sua opinião? Justifique sua resposta.
R: A resposta é pessoal e pode variar conforme o aluno. 
AP2 CHO 2008-2 COMPLETA.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2008/2º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Silvestre Prado de Souza Neto
Aluno (a):............................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Boa sorte
GABARITO
Questão 1
Existem sete dimensões que definem o clima organizacional em uma empresa. Cite, pelo menos, três deles e explique o que significam.
R: As dimensões do Clima Organizacional são: Conformismo, quando há muitas limitações à criatividade imposta por regras; Responsabilidade, quando os trabalhadores recebem atribuições que os tornam responsáveis pelos seus atos da organização; Padrões, quando existem modelos que qualidade a serem seguidos; Recompensas, quando existe reconhecimento e justa remuneração pelo trabalho exercido; Clareza Organizacional, quando os objetivos da organização são claramente mostrados aos trabalhadores; Calor e apoio, quando o companheirismo e a amizade são incentivados; Liderança, quando os chefes são bem aceitos pelos trabalhadores.
Questão 2
Os trabalhadores modernos costumam dizer que trabalhar é um sacrifício e não um prazer. A maioria “brinca” dizendo que estão somente em busca da aposentadoria remunerada. Porque razão isso acontece no mundo profissional?
R: Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi a busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
Questão 3
Defina motivação no trabalho e explique quando ela existe ou está presente. 
R: Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, é algo intrínseco aos indivíduos. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendem aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas.
Questão 4
Explique a importância de uma organização divulgar um Código de Ética de seus padrões de comportamento profissional.
R: A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em três aspectos:
1. O primeiro aspecto é a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. Um segundo aspecto é que as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. O terceiro aspecto reside na minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Questão 5
Na sua opinião vale a pena uma empresa investir em ações de Responsabilidade Social? Apresente pelo menos três razões que confirmem sua resposta anterior.
R: Grande parte das pessoas acredita que as organizações têm responsabilidade ampliada, extrapolando a produção de bens e serviços para obter lucro ou mesmo suas atividades fins não lucrativas. Como membros da sociedade (vistos como membros privilegiados da sociedade pelo poder e influência que adquirem), as organizações deveriam participar mais ativamente da comunidade e do macro-ambiente em que estão inseridas. Isto representaria vantagem competitiva a longo prazo pela afirmação de imagem respeitável e útil para a sociedade como um todo e pelo bem estar social que promoveriam. Por outro lado, os problemas sociais podem oferecer oportunidades de negócios. Lucro advindo de ambientes menos opulento embora produtivo pode gerar riqueza para a organização e melhoria das condições de vida dos membros da comunidade direta ou indiretamente assistidos pelas empresas.
Questão 6
Explique o que é, ou quando existe, e apresente um exemplo de cada tipo de
poder exercido pelos chefes e líderes: poder coercitivo, de recompensa, legítimo, de competência e de referência. 
R: Poder coercitivo é imposto pela força. Ex: Polícia e Força militar em geral.
Poder de recompensa é exercido pela troca. Ex: trabalhador cumpre suas funções e recebe o salário.
Poder legítimo existe quando uma pessoa recebe uma designação para chefiar ou para representar um grupo. Ex: chefes em uma organização ou políticos eleitos. 
Poder de competência existe quando alguém detém conhecimento ou habilidade para exercer uma determinada atividade. Ex: um professor ou técnico especializado.
Poder de referência existe quando um indivíduo representa um símbolo ou motivo qualquer de admiração. Ex: grandes artistas, defensores de causa humanitárias, pessoas agraciadas com prêmios de destaque.
Questão 7
O que é ser criativo e que é inovação em uma empresa.
R: Ser criativo é inventar coisas novas que não existem ou estabelecer novos usos para o que já existe. Inovação é o ato de colocar em prática, ou introduzir na sociedade, produtos ou serviços novos oriundos da criatividade dos empregados de uma organização.
Questão 8
As escolas de administração, em geral, preparam os novos profissionais para serem empregados de grandes empresas. Uma situação mais adequada seria torná-los bons empreendedores de novos negócios para alavancar o desenvolvimento de uma região ou um país. Liste, portanto, as características de um empreendedor que deveriam ser ensinadas nas escolas de administração. 
R: Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características principais que deveriam ser ensinadas nas Escolas de Administração: Seu uma pessoa com visão estratégica; Pensar sempre no longo prazo; Apresentar um comportamento ético em qualquer situação; Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social; Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações; Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura; Ser criativo e inovador.
Questão 9
Apresente uma definição de conflito e explique como eles podem ser resolvidos em uma organização. 
R: Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
Questão 10
Como a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações te ajudou a ser um melhor profissional, em sua opinião? Justifique sua resposta.
R: A resposta é pessoal e pode variar conforme o aluno. Todos deverão mostrar que leram e entenderam o material da apostila e, caso discordem da pergunta (ajudou a ser um profissional melhor), devem explicar porquê.
AP2 CHO 2009-1 COMPLETA.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP2
Período - 2009/1º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Silvestre Prado de Souza Neto
Aluno (a):............................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
GABARITO
Questão 1
Nas atividades sociais e, no trabalho, as pessoas muitas vezes devem prestar informações, explicar fenômenos e apresentar relatórios conclusivos sobre suas atividades. Porém, muitas vezes, as respostas apresentadas nas diferentes situações geram conflitos, e não são bem entendidas, porque podem ser a expressão de uma opinião pessoal e não de uma resposta científica. Qual a diferença entre opinião e resposta científica?
R: Uma resposta científica será sempre baseada em fatos concretos, reais e passíveis de comprovação. A opinião depende do humor da pessoa que a emite, assim como de outros fatores subjetivos. A resposta científica aceita os fatos mesmo que eles sejam contrários à sua posição inicial e expectativas, enquanto a opinião varia conforme o momento e nem sempre é fundamentada em fatos. A resposta científica não busca conclusão precipitada nem tendenciosa e se preocupa com a neutralidade intelectual da conclusão, o que nem sempre acontece com a opinião.
Questão 2
A revista Você S/A publica anualmente um ranking com as 150 melhores empresas para se trabalhar, com base numa lista auditada após a inscrição das empresas durante um determinado período. O que define o ambiente de trabalho mais propício e adequado, das melhores empresas para se trabalhar e o clima organizacional reinante dentro delas. Existem sete dimensões que definem o clima organizacional em uma empresa. Cite, pelo menos, três delas e explique o que significam.
R: As sete dimensões do Clima Organizacional são: Conformismo, quando há muitas limitações à criatividade imposta por regras; Responsabilidade, quando os trabalhadores recebem atribuições que os tornam responsáveis pelos seus atos da organização; Padrões, quando existem modelos que qualidade a serem seguidos; Recompensas, quando existe reconhecimento e justa remuneração pelo trabalho exercido; Clareza Organizacional, quando os objetivos da organização são claramente mostrados aos trabalhadores; Calor e apoio, quando o companheirismo e a amizade são incentivados; Liderança, quando os chefes são bem aceitos pelos trabalhadores.
Questão 3
“Até que enfim é sexta-feira” é uma frase comum entre os trabalhadores, mesmo entre aqueles que apreciam seu ambiente de trabalho e vivem de acordo com um Clima Organizacional motivador. É mais comum se ouvir comentários que se referem ao trabalho como um sacrifício e não um prazer. Muitas pessoas sugerem que estão somente em busca da aposentadoria remunerada. Porque razão isso acontece no mundo profissional?
R: Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho, especialmente nas indústrias, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi a busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Em conseqüência, surgiram muitas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação. A Psicologia é bastante usada hoje, nas organizações, para entender as pessoas no trabalho e tornar o seu ambiente profissional mais agradável ou adequado a uma maior qualidade de vida.
Questão 4
Motivação é uma palavra utilizada em diferentes contextos. No ambiente de trabalho espera-se que as pessoas se sintam confortáveis e seguras, de modo a cumprir suas tarefas de maneira adequada e produtiva. Defina motivação no trabalho e explique quando ela existe ou está presente. 
R: Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, é algo intrínseco aos indivíduos. Uma pessoa motivada no trabalho é aquela que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade profissional. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendem aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas.
Questão 5
Diante de diversos escândalos publicados na mídia sobre pessoas que deixam de cumprir seus deveres ou não têm a devida responsabilidade com relação
a seus atos profissionais, inclusive a existência de subornos pagos por empresas para obter vantagem em negociações, explique a importância de uma organização divulgar um Código de Ética de seus padrões de comportamento profissional.
R: A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em três aspectos:
1. O primeiro aspecto é a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. Um segundo aspecto é que as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. O terceiro aspecto reside na minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Questão 6
As palavras chefe e líder não são sinônimas. Muitas vezes uma pessoa é designada para chefiar um grupo e não é bem recebida, sendo até desrespeitada pelos seus comandados. Por outro lado, um líder, mesmo informal, é aquele que consegue convencer seu grupo a realizar tarefas por diversas maneiras e motivos. O poder de um chefe ou de um líder reside em sua capacidade de fazer cumprir os objetivos propostos e desejados por um determinado grupo. Explique os diferentes tipos de poder exercidos pelos chefes e líderes e apresente um exemplo de cada tipo: poder coercitivo, de recompensa, legítimo, de competência e de referência. 
R: Poder coercitivo é imposto pela força. Ex: Polícia e Força militar em geral.
Poder de recompensa é exercido pela troca. Ex: trabalhador cumpre suas funções e recebe o salário.
Poder legítimo existe quando uma pessoa recebe uma designação para chefiar ou para representar um grupo. Ex: chefes em uma organização ou políticos eleitos. 
Poder de competência existe quando alguém detém conhecimento ou habilidade para exercer uma determinada atividade. Ex: um professor ou um técnico especializado.
Poder de referência existe quando um indivíduo representa um símbolo ou motivo qualquer de admiração. Ex: grandes artistas, defensores de causa humanitárias, pessoas agraciadas com prêmios de destaque etc.
Questão 7
“Criar é olhar para o que todos vêm e pensar diferente” é uma frase famosa para definir criatividade. Atualmente, as organizações competem em um ambiente onde as empresas bem sucedidas são aquelas que demonstram maior capacidade inovadora, se antecipando aos concorrentes. O que é ser criativo e que é inovação em uma empresa.
R: Ser criativo é inventar coisas novas que não existem ou estabelecer novos usos para o que já existe. Inovação é o ato de colocar em prática, ou introduzir na sociedade, produtos ou serviços novos oriundos da criatividade dos empregados de uma organização.
Questão 8
As escolas de administração, em geral, preparam os novos profissionais para serem empregados de grandes empresas. Uma situação mais adequada seria torná-los bons empreendedores de novos negócios para alavancar o desenvolvimento de uma região ou um país. Liste, portanto, as características de um empreendedor que deveriam ser ensinadas nas escolas de administração. 
R: Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características principais que deveriam ser ensinadas nas Escolas de Administração: Seu uma pessoa com visão estratégica; Pensar sempre no longo prazo; Apresentar um comportamento ético em qualquer situação; Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social; Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações; Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura; Ser criativo e inovador.
Questão 9
As pessoas nas organizações vêm de lugares diferentes e têm costumes diversos. Peter Senge chamou essa “disciplina” de modelos mentais para mostrar que todos os trabalhadores são diferentes e se comportam de forma diversa nas situações de trabalho. Tendo em vista as diferenças individuais, ou os diversos modelos mentais, é comum haver desentendimentos entre os empregados de uma organização. Apresente uma definição de conflito em uma organização e explique como eles podem ser resolvidos.
R: Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
Questão 10
Como a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações te ajudou a ser um melhor profissional, em sua opinião? Justifique sua resposta.
R: A resposta é pessoal e pode variar conforme o aluno. Todos deverão mostrar que leram e entenderam o material da apostila e, caso discordem da pergunta (ajudou a ser um profissional melhor), devem explicar porquê.
AP2 CHO 2011-1 COMPLETA.doc
AP2 de Comportamento Humano nas Organizações 2011 – I
Não será permitido o uso de consulta a qualquer material. As provas devem ser escritas em caneta esferográfica azul ou preta. Respostas escritas a lápis serão consideradas nulas.
Questão 1
O que é um líder e quais são as suas atribuições principais ao exercer suas atividades de gestor.
RESPOSTA
Quando você ministra ou se eleva em relação aos demais, você passa a ter subordinados, isto é, você comanda ou lidera o grupo. Você se eleva (lidera) em relação a uma empresa, organização, indústria ou qualquer tipo de instituição. Se uma pessoa consegue se elevar em relação aos demais em uma organização, ele será visto como um líder. Ela deve ter a capacidade de organizar as atividades de maneira a obter resultados positivos e esperados na reunião de recursos materiais e financeiros, usando máquinas e métodos escolhidos para se alcançar resultados com as pessoas envolvidas no processo.
Questão 2
O que são “tipos de personalidade” e “traços de personalidade”, para que servem e quais as diferenças principais entre as duas definições.
RESPOSTA
Os tipos de personalidade são categorias de pessoas com características similares.
Um traço de personalidade é uma característica que distingue uma pessoa de outra em função de sua maior ou menor incidência na personalidade em análise ou estudo.
No entanto, muitos traços são redundantes e similares, por isso os estudiosos propuseram o estabelecimento de fatores de personalidade. Esses fatores são a reunião de vários traços que podem ser correlacionados. Os traços e tipos de personalidade nos permitem comparar uma pessoa com outra e esta forma de estudar o assunto recebeu o nome de abordagem nomotética. Para fundamentar essa abordagem, grupos de indivíduos são estudados e realizam testes de personalidade, e as pessoas (ou melhor, os seus resultados nos testes), são comparadas. A maioria dos estudiosos prefere esta abordagem.
Questão 3
Qual o significado de motivação na área de interesse dos administradores e gerentes? Porque se espera que os gestores tenham esse conhecimento? 
RESPOSTA
A pesquisa motivacional é o campo do conhecimento que lida com as razões de ordem comportamental que levam as pessoas a agir. Os especialistas em marketing e propaganda utilizam esse tipo de pesquisa para descobrir como motivar as pessoas a consumir diferentes produtos ou votar em determinados candidatos a postos eletivos. Em termos genéricos, a palavra motivação abrange as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. No entanto, as pessoas também se motivam para fazer coisas que vão na direção oposta à desejada pela empresa, como greves, sabotagens ou invasões de fábricas. Por causa disso, o estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dada a importância de entender e, se possível, manejar as causas ou os fatores que podem causar o estado de disposição para realizar tarefas, ou não.
Questão 4
Sievers contexta as Teorias da Motivação humana desenvolvidas durante o Século XX apresentando quatro grandes razões para se opor a elas. Apresente pelo menos UMA explicação sobre as ressalvas sugeridas por Sievers.
RESPOSTA
A conclusão de Sievers é de que as teorias motivacionais apresentam as seguintes ressalvas:
- os conceitos de motivo e motivação apóiam-se em aspectos psíquicos e biológicos, ou seja, fazem parte tanto do mundo quanto exterior do ser humano, agindo em seu comportamento;
- num contexto administrativo e teórico-organizacional, a motivação foi transformada em um instrumento de manipulação dos empregados pelos empregadores, através do qual estes induzem aqueles a determinadas atitudes;
- as teorias motivacionais estão direcionadas para o comportamento organizacional, perdendo o conceito do homem, com sua individualidade, passando a valorizar as organizações. As organizações agem sobre os indivíduos com o propósito de obter resultados;
- considerando que o objetivo principal das organizações é o aumento de eficiência no trabalho, será mais facilmente atingido se os indivíduos estiverem com um alto nível de motivação, e forem gratificados pelo desempenho. As pessoas são consideradas como um fator concreto do processo de produção, sendo classificadas como recursos humanos.
Questão 5
Descreva o significado da posição “credora” e “devedora” de uma pessoa em relação a seus líderes segundo a definição de Giannetti, mostrando o que é ser líder segundo essa definição.
RESPOSTA
Segundo Giannetti (2005), sempre que se abre mão de alguma coisa no presente em prol de alguma coisa no futuro, assume-se uma posição credora. E toda vez que se abre mão de alguma coisa no futuro para desfrutar de alguma coisa no presente, assume-se uma posição devedora. Acredita-se que os colaboradores de um líder são pessoas credoras dos ideais deste, pois acreditam, sem parcimônia, que seus sacrifícios presentes lhe renderão benefícios ou vantagens futuras. Esse crédito é o termo de troca entre presente e futuro e dá subsídios para a influência exercida dos líderes sobre os seus seguidores. Liderança não significa posição, privilégios, títulos ou dinheiro, mas, sim, responsabilidade. Por serem bastante visíveis, antes de tudo, os líderes se constituem exemplos para os seus seguidores. Os líderes podem reunir a energia das pessoas através de intervenções diretas ou indiretas, ajustando o sistema para que elas sejam ativas na ação do que precisa ser feito.
Questão 6
Qual o papel dos verdadeiros líderes ao estabelecer credibilidade e significado para o trabalho na vida das pessoas segundo o modelo sugerido por Kovey?
RESPOSTA
Em geral as pessoas consideram o trabalho um “mal necessário” e um sacrifício que deve ser realizado para se atingir os objetivos pessoais. Mas o trabalho não precisa ser considerado assim. Se os chefes forem líderes verdadeiros, se as regras forem consideradas adequadas e se o controle for natural, a eficiência poderá ser obtida sem sofrimento e o trabalho será considerado agradável e atraente. Como desfazer essa visão negativa das empresas com quatro problemas crônicos? Onde há pouca confiança, o líder deve se concentrar em modelar a integridade para gerar confiança. Onde não há visão ou valores comuns, ele se concentra em descobrir caminhos para criar uma visão e um conjunto de valores comuns. Onde há desalinhamento, ele se concentra em alinhar objetivos, estruturas, sistemas e processos para incentivar e alimentar o fortalecimento das pessoas e da cultura de forma a atender a visão e os valores. Onde há enfraquecimento, o líder deve se concentrar em fortalecer (empowering) as pessoas e as equipes em termos de projeto ou cargo.
Questão 7 
Qual o significado dos termos “proatividade” e “reatividade” e porque são importantes para o trabalho?
RESPOSTA
PROATIVIDADE é a qualidade que as pessoas têm de se antecipar aos problemas ou ações positivas e negativas. O contrário de proatividade é REATIVIDADE que é a característica de quem só age depois de ter recebido um incentivo ou ordem para tal. A maioria das pessoas reage às ordens emanadas pelos chefes e líderes, quando o melhor seria que se antecipassem e procurassem agir antes que fossem “mandadas” ou encaminhadas a uma determinada ação. Se os trabalhadores forem sempre proativos, o trabalho fluirá com facilidade e com menos stress do que acontece nas empresas quando as pessoas apenas reagem às ordens e decisões de seus chefes e líderes.
Questão 8
Qual é a essência da definição de empreendedorismo e como deve ser a definição mais precisa do termo?
RESPOSTA
A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios (Filion, 1999). Timmons (1994), definiu o empreendedor como "alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso". A essência do empreendedorismo sempre relacionou-se à criação de uma nova forma de uso dos recursos, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações (Filion, 1999). O canadense Louis Jacques Filion, autor de uma teoria visionária sobre empreendedorismo, ampliou o âmbito de ação do empreendedor ao perceber que “o empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion, 1991). Essas três concepções talvez possam sintetizar as centenas que existem nesse campo de estudo em que, praticamente, não há consensos estabelecidos. Mas, se existem divergências ou diferentes formas de conceituar, todas têm em comum a preocupação de estudar alguém que cria uma empresa ou gera riquezas materiais. 
Questão 9 
Apresente um exemplo brasileiro para cada um dos itens a seguir que se referem a questões ambientais necessárias para uma avaliação estratégica:
		Descobertas tecnológicas
		
		Mudanças demográficas
		
		Mudanças do estilo de vida
		
		Deslocamentos econômicos
		
		Calamidades e desastres naturais 
		
		Mudanças nas regras de governo
		
		Descobertas de recursos
		
RESPOSTA
		Descobertas tecnológicas
		Telefones, mídias sociais e aparelhos de som associados. O iPad será montado no Brasil, como recentemente divulgado.
		Mudanças demográficas
		Há um crescimento acentuado da população idosa e da Terceira Idade.
		Mudanças do estilo de vida
		As pessoas têm menos tempo disponível e apreciam comidas rápidas e locais mais seguros como shoppings.
		Deslocamentos econômicos
		As cidades do interior, em geral, oferecem mais conforto, segurança e qualidade de vida, hoje em dia.
		Calamidades e desastres naturais 
		O aquecimento global tem provocado chuvas torrenciais e verões mais quentes em todo o mundo. Desastres naturais, enchentes e calamidades
públicas podem ser previstas mas nunca se têm a exata dimensão dos seus efeitos.
		Mudanças nas regras de governo
		O governo brasileiro criou o “Simples”, uma modalidade de tributação facilitada para pequenos negócios.
		Descobertas de recursos
		Frutas regionais do Norte do Brasil, como o cupuaçu e o açaí, têm sido introduzidas com sucesso em novos mercados.
Questão 10
Quais são as cinco características principais de uma negociação?
RESPOSTA
A negociação apresenta as seguintes características principais: 
1. Pelo menos duas partes devem estar envolvidas;
2. As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tópicos; 
3. As partes concordam em se dedicar a algum tipo especial de relacionamento voluntário; 
4. A atividade desenvolvida neste relacionamento avalia a divisão ou troca de um ou mais recursos específicos ou a resolução de um ou mais assuntos de interesse comum entre as partes ou entre aqueles que elas representam;
5. A atividade é seqüencial e não simultânea. Uma das partes apresenta suas propostas e a outra avalia e, em seguida, trocam de posição.
AP2 CHO 2012-1 COMPLETA.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
	Período - 2012/2º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador: Silvestre Prado de Souza Neto
Gabarito
Cada questão vale 1,0 (um) ponto e o total são 10,0 (dez).
Não será permitido o uso de consulta a qualquer material exceto caneta esferográfica.
Respostas escritas a lápis serão consideradas nulas.
Questão 1 - Clima organizacional pode ser entendido como a avaliação do ambiente interno de uma organização, seus desafios, sua estrutura e condições para o exercício eficiente das atividades profissionais e desenvolvimento pessoal e organizacional sob o ponto de vista do corpo social da instituição. Segundo os pesquisadores mais importantes nessa área do conhecimento, existem sete dimensões que definem o clima organizacional em uma empresa. Cite, pelo menos, três deles e explique o que significam.
RESPOSTA: As dimensões do Clima Organizacional são: Conformismo, quando há muitas limitações à criatividade imposta por regras; Responsabilidade, quando os trabalhadores recebem atribuições que os tornam responsáveis pelos seus atos da organização; Padrões, quando existem modelos que qualidade a serem seguidos; Recompensas, quando existe reconhecimento e justa remuneração pelo trabalho exercido; Clareza Organizacional, quando os objetivos da organização são claramente mostrados aos trabalhadores; Calor e apoio, quando o companheirismo e a amizade são incentivados; Liderança, quando os chefes são bem aceitos pelos trabalhadores.
Questão 2 - Um jogador de futebol é um profissional invejado porque trabalha fazendo o que a maioria das pessoas faz para se divertir: jogar bola. Da mesma forma, os cantores, artistas em geral e compositores trabalham apresentando shows que o público compra para se divertir. Por outro lado, os trabalhadores de empresas formais costumam dizer que trabalhar é um sacrifício e não um prazer. A maioria “brinca” dizendo que estão somente em busca da aposentadoria remunerada. Porque razão isso acontece no mundo profissional?
RESPOSTA: Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi a busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
Questão 3 - Motivação é um tema recorrente entre os estudiosos de psicologia durante o Século XX. Apresente uma definição precisa de motivação no trabalho e explique quando isso efetivamente acontece nas empresas e organizações. 
RESPOSTA: A resposta deverá conter argumentos que mostrem que a palavra Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto, algo intrínseco aos indivíduos. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendam aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas ao mesmo tempo em que cumprem os deveres e compromissos dos contratos de trabalho.
Questão 4 - O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou recentemente um tratado sobre comportamento de seus agentes. Isso foi bastante divulgado na mídia devido aos escândalos divulgados entre agentes de governo e empresas privadas nos últimos anos, em especial assuntos tratados em CPI no Congresso Brasileiro. Explique a importância de uma organização divulgar um Código de Ética de seus padrões de comportamento profissional.
RESPOSTA: A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em três aspectos:
1. O primeiro aspecto é a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. Um segundo aspecto é que as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. O terceiro aspecto reside na minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Questão 5 - Uma empresa deve atender prioritariamente seus acionistas na visão dos investidores. Por outro lado, nenhuma organização pode funcionar sem cuidado com seu público interno e a comunidade ao seu redor. Na sua opinião, vale a pena uma empresa investir em ações de Responsabilidade Social? Apresente pelo menos três razões que confirmem sua resposta.
RESPOSTA: Grande parte das pessoas acredita que as organizações têm responsabilidade ampliada, extrapolando a produção de bens e serviços para obter lucro ou mesmo suas atividades fins não lucrativas. Como membros da sociedade (vistos como membros privilegiados da sociedade pelo poder e influência que adquirem), as organizações deveriam participar mais ativamente da comunidade e do macro-ambiente em que estão inseridas. Isto representaria vantagem competitiva em longo prazo pela afirmação de imagem respeitável e útil para a sociedade como um todo e pelo bem estar social que promoveriam. Por outro lado, os problemas sociais podem oferecer oportunidades de negócios. Lucro advindo de ambientes menos opulento embora produtivo possa gerar riqueza para a organização e melhoria das condições de vida dos membros da comunidade direta ou indiretamente assistidos pelas empresas.
Questão 6 - As pessoas, em geral,
acreditam que os dirigentes governamentais e de grandes empresas são livres para agir conforme preferem sem prestar contas de seus atos e, até mesmo podem usar o poder de decisão em seu próprio benefício. O poder é exercido de diferentes maneiras segundo as regras existentes e a ideologia dos mandatários. Explique o que é, quando existe, e apresente um exemplo de cada tipo de poder exercido pelos chefes e líderes: poder coercitivo, de recompensa, legítimo, de competência e de referência. 
RESPOSTA: Poder coercitivo é imposto pela força. Ex: Polícia e Força militar em geral.
Poder de recompensa é exercido pela troca. Ex: trabalhador cumpre suas funções e recebe o salário.
Poder legítimo existe quando uma pessoa recebe uma designação para chefiar ou para representar um grupo. Ex: chefes em uma organização ou políticos eleitos. 
Poder de competência existe quando alguém detém conhecimento ou habilidade para exercer uma determinada atividade. Ex: um professor ou técnico especializado.
Poder de referência existe quando um indivíduo representa um símbolo ou motivo qualquer de admiração. Ex: grandes artistas, defensores de causas humanitárias, pessoas agraciadas com prêmios de destaque.
Questão 7 - Roger van Ouch, celebrado pesquisador americano do comportamento humano, escreveu que “todo mundo é criativo”. Domenico de Masi, autor de “O ócio criativo”, escritor e ensaísta italiano, escreveram que se temos tempo livre devemos usá-lo de maneira criativa, especialmente em ambientes desenvolvidos. Explique o que é ser criativo e o que é inovação em uma empresa.
RESPOSTA: A resposta deve conter argumentos que mostrem que ser criativo é inventar coisas novas que não existem ou estabelecer novos usos para o que já existe. Inovação, por outro lado, implicam no ato de colocar em prática idéias criativas, ou introduzir na sociedade, produtos ou serviços novos oriundos da criatividade dos empregados de uma organização.
Questão 8 - Atualmente o Brasil tem mais de 720 instituições de ensino superior que ensinam Administração. Esse é o curso mais procurado no país e onde, parece, existem mais vagas e oportunidades de emprego. As escolas de administração, em geral, preparam os novos profissionais para serem empregados de grandes empresas. Uma situação também adequada seria torná-los bons empreendedores de novos negócios para alavancar o desenvolvimento de uma região ou um país. Liste, portanto, as características de um empreendedor que deveriam ser ensinadas nas escolas de administração. 
RESPOSTA: Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características principais que deveriam ser ensinadas nas Escolas de Administração: Seu uma pessoa com visão estratégica; Pensar sempre no longo prazo; Apresentar um comportamento ético em qualquer situação; Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social; Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações; Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura; Ser criativo e inovador.
Questão 9 - Cada pessoa é única e seus pensamentos e necessidades são bastante específicos, embora tenhamos a tendência de agrupar os indivíduos como se houvesse sempre características comuns para identificar “tribos” e nichos de mercado. Como isso nem sempre é possível, surgem divergências ideológicas e de postura, de comportamento, de atitude e outras em quaisquer setores da sociedade. Apresente uma definição de conflito e explique como eles podem ser resolvidos em uma organização. 
RESPOSTA: - Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
Questão 10 - Embora a Engenharia seja milenar, a Psicologia, como disciplina, é relativamente recente, tendo ganhado mais importância nas organizações a partir dos anos 1940 com os estudos de motivação no trabalho. Explique porque a Engenharia e a Psicologia são ambas igualmente importantes para o ambiente do trabalho.
RESPOSTA: A resposta deve apresentar argumentação lógica mostrando que as organizações são formadas pela união de diversos insumos processados em máquinas, utilizando métodos bem definidos por indivíduos treinados para esse fim, estabelecendo um corpo “sócio-técnico”. A técnica (engenharia) permite entender o funcionamento correto das máquinas e dos métodos de trabalho enquanto a psicologia é a ciência que permite entender as pessoas dentro das organizações, seus motivos, o clima organizacional e seu comportamento individual e dentro dos grupos. Portanto, tanto a Engenharia quanto a Psicologia são igualmente importantes para o correto funcionamento de uma organização produtiva de qualquer ordem.
Questão 11 (esta questão poderá substituir qualquer outra não respondida anteriormente)
Como a disciplina de Comportamento Humano nas Organizações te ajudou a ser um melhor profissional, em sua opinião? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: A resposta é pessoal e pode variar conforme o aluno. Todos deverão mostrar que leram e entenderam o material da apostila e, caso discordem da pergunta (ajudou a ser um profissional.
RESUMO DE COMPORTAMENTO HUMANO.docx
As organizações são formadas pela união de diversos insumos processados em máquinas, utilizando métodos bem definidos por indivíduos treinados para esse fim, estabelecendo um corpo “sócio-técnico”. A técnica (engenharia) permite entender o funcionamento correto das máquinas e dos métodos de trabalho enquanto a psicologia é a ciência que permite entender as pessoas dentro das organizações, seus motivos, o clima organizacional e seu comportamento individual e dentro dos grupos. Portanto, tanto a Engenharia quanto a Psicologia são igualmente importantes para o correto funcionamento de uma organização produtiva de qualquer ordem.
Segundo Sievers, o trabalhador perdeu o sentido do significado de seu trabalho. Com a massificação da produção e o aumento de número de pessoas envolvidas no trabalho nas fábricas, durante o século XX, houve um desvirtuamento da finalidade principal nas organizações, como ambiente de manifestação de satisfação profissional, levando ao excesso de exigências em relação aos trabalhadores. A reação natural a este fenômeno foi à busca de um entendimento de como as pessoas se comportam dentro das organizações gerando diferentes trabalhos de pesquisa que aos poucos foram identificando como é o comportamento humano nas atividades profissionais. Daí, o fato de terem surgidos tantas teorias para explicar o comportamento humano no trabalho e o significado preciso de motivação.
A conclusão de Sievers é de que as teorias motivacionais apresentam as seguintes ressalvas:
- os conceitos de motivo e motivação apoiam-se em aspectos psíquicos e biológicos, ou seja, fazem parte tanto do mundo quanto exterior do ser humano, agindo em seu comportamento;
- num contexto administrativo e teórico-organizacional, a motivação foi transformada em um instrumento de manipulação dos empregados pelos empregadores, através do qual, estes induzem aqueles a determinadas atitudes;
- as teorias motivacionais estão direcionadas para o comportamento organizacional, perdendo o conceito do homem, com sua individualidade, passando a valorizar as organizações. As organizações agem sobre os indivíduos com o propósito de obter resultados;
- considerando que o objetivo principal das organizações é o aumento de eficiência no trabalho, será mais facilmente atingido se os indivíduos estiverem com um alto nível de motivação, e forem gratificados pelo desempenho. As pessoas são consideradas como um fator concreto do processo de produção, sendo classificadas como recursos humanos.
Motivação é sinônimo de necessidade e, portanto,
algo intrínseco aos indivíduos. Motivação no trabalho existe na medida em que as pessoas aceitam que as suas atividades profissionais atendam aos seus interesses pessoais e necessidades legítimas ao mesmo tempo em que cumprem os deveres e compromissos dos contratos de trabalho.
As dimensões do Clima Organizacional são:
Conformismo, quando há muitas limitações à criatividade imposta por regras;
Responsabilidade, quando os trabalhadores recebem atribuições que os tornam responsáveis pelos seus atos da organização;
Padrões, quando existem modelos que qualidade a serem seguidos;
Recompensas, quando existe reconhecimento e justa remuneração pelo trabalho exercido;
Clareza Organizacional, quando os objetivos da organização são claramente mostrados aos trabalhadores;
Calor e apoio, quando o companheirismo e a amizade são incentivados;
Liderança, quando os chefes são bem aceitos pelos trabalhadores.
A utilização de práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em 3 aspectos:
1. a produtividade. Os funcionários de uma organização são os parceiros afetados pelas práticas administrativas. Quando a administração enfatiza a ética em suas ações frente aos seus parceiros, os funcionários são afetados direta e positivamente. Quando uma organização faz um esforço especial para assegurar a saúde e o bem-estar dos funcionários ou define programas para ajudá-los em seus problemas financeiros ou legais, tais programas constituem uma fonte de produtividade melhorada.
2. as práticas administrativas éticas melhoram a saúde organizacional afetando positivamente os parceiros externos, como fornecedores ou clientes. Uma imagem pública positiva pode atrair consumidores, que visualizam a imagem da organização como favorável ou desejável. A Johnson & Johnson, fabricante de produtos para bebes, procura guardar cuidadosamente sua imagem pública como uma companhia que põe a saúde e o bem-estar do consumidor acima dos lucros, através de um código de ética, reproduzido a seguir.
3. a minimização da regulamentação pelas agendas governamentais. Quando as organizações são confiáveis quanto à ação ética, a sociedade deixa de pressionar por um reforço nas exigências legais ou por uma legislação que regule mais intensamente os negócios.
Os poderes exercidos pelos Chefes e Lideres:
Poder coercitivo é imposto pela força. Ex: Polícia e Força militar em geral.
Poder de recompensa é exercido pela troca. Ex: trabalhador cumpre suas funções e recebe o salário.
Poder legítimo existe quando uma pessoa recebe uma designação para chefiar ou para representar um grupo. Ex: chefes em uma organização ou políticos eleitos. 
Poder de competência existe quando alguém detém conhecimento ou habilidade para exercer uma determinada atividade. Ex: um professor ou técnico especializado.
Poder de referência existe quando um indivíduo representa um símbolo ou motivo qualquer de admiração. Ex: grandes artistas, defensores de causas humanitárias, pessoas agraciadas com prêmios de destaque.
Ser criativo é inventar coisas novas que não existem ou estabelecer novos usos para o que já existe. Inovação, por outro lado, implicam no ato de colocar em prática idéias criativas, ou introduzir na sociedade, produtos ou serviços novos oriundos da criatividade dos empregados de uma organização.
Um empreendedor corporativo deve apresentar as seguintes características:
Ser uma pessoa com visão estratégica;
Pensar sempre no longo prazo;
Apresentar um comportamento ético em qualquer situação;
Entender e agir segundo os conceitos da Responsabilidade Social;
Respeitar o Meio Ambiente em todas as situações;
Aceitar e entender a globalização como um conceito natural da sociedade, não sendo “bairrista”, mas sendo internacional em sua postura;
Ser criativo e inovador.
Conflitos são desentendimentos, desacordos ou divergências entre indivíduos ou grupos dentro de uma organização. São comuns porque as pessoas sempre apresentam modelos mentais diferentes e cada indivíduo será sempre único em sua “visão de mundo”. Para resolvê-los devemos negociar em todas as situações para atingir um acordo entre as partes.
O papel dos verdadeiros Líderes
Em geral as pessoas consideram o trabalho um “mal necessário” e um sacrifício que deve ser realizado para se atingir os objetivos pessoais. Mas o trabalho não precisa ser considerado assim. Se os chefes forem líderes verdadeiros, se as regras forem consideradas adequadas e se o controle for natural, a eficiência poderá ser obtida sem sofrimento e o trabalho será considerado agradável e atraente. Como desfazer essa visão negativa das empresas com quatro problemas crônicos? Onde há pouca confiança, o líder deve se concentrar em modelar a integridade para gerar confiança. Onde não há visão ou valores comuns, ele se concentra em descobrir caminhos para criar uma visão e um conjunto de valores comuns. Onde há desalinhamento, ele se concentra em alinhar objetivos, estruturas, sistemas e processos para incentivar e alimentar o fortalecimento das pessoas e da cultura de forma a atender a visão e os valores. Onde há enfraquecimento, o líder deve se concentrar em fortalecer (empowering) as pessoas e as equipes em termos de projeto ou cargo.
Exemplos brasileiros para os itens:
		Descobertas tecnológicas
		Telefones, mídias sociais e aparelhos de som associados. O iPad será montado no Brasil, como recentemente divulgado.
		Mudanças demográficas
		Há um crescimento acentuado da população idosa e da Terceira Idade.
		Mudanças do estilo de vida
		As pessoas têm menos tempo disponível e apreciam comidas rápidas e locais mais seguros como shoppings.
		Deslocamentos econômicos
		As cidades do interior, em geral, oferecem mais conforto, segurança e qualidade de vida, hoje em dia.
		Calamidades e desastres naturais 
		O aquecimento global tem provocado chuvas torrenciais e verões mais quentes em todo o mundo. Desastres naturais, enchentes e calamidades públicas podem ser previstas mas nunca se têm a exata dimensão dos seus efeitos.
		Mudanças nas regras de governo
		O governo brasileiro criou o “Simples”, uma modalidade de tributação facilitada para pequenos negócios.
		Descobertas de recursos
		Frutas regionais do Norte do Brasil, como o cupuaçu e o açaí, têm sido introduzidas com sucesso em novos mercados.
A negociação apresenta as seguintes características principais: 
1. Pelo menos duas partes devem estar envolvidas;
2. As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tópicos; 
3. As partes concordam em se dedicar a algum tipo especial de relacionamento voluntário; 
4. A atividade desenvolvida neste relacionamento avalia a divisão ou troca de um ou mais recursos específicos ou a resolução de um ou mais assuntos de interesse comum entre as partes ou entre aqueles que elas representam;
5. A atividade é sequencial e não simultânea. Uma das partes apresenta suas propostas e a outra avalia e, em seguida, trocam de posição.
Resumo+Comportamento+Humano.doc
Resumo – Comportamento Humano nas Organizações
Aula 1 – Origem, objetivo e ramos da Psicologia
- Administração: é a arte de planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar pessoas e tarefas nas diversas organizações públicas ou privadas existentes e em funcionamento.
- Funções de um administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
- O administrador deve ser: inovador, agente de mudanças, progresso e crescimento. Deve ser o oposto do “chefe”, que somente reage ou se adapta ao que está ocorrendo em volta dele. A função do administrador é garantir que o progresso efetivamente aconteça.
- Diferença entre chefe e líder: Chefe baseia suas ações no sentimento de obrigação diante das metas a serem alcançadas dentro da rotina diária dos negócios e cobra seus subordinados por isso, e o líder está de olho na sobrevivência
dos negócios ao longo do tempo. 
- Diferença entre Chefe e Líder: o chefe executa e o líder planeja, apóia, incentiva e orienta.
- Diferença entre Chefe e Líder: Chefe administra recursos humanos, precisa ganhar sempre, tem todo o poder, conflitos são aborrecimentos, crises são riscos, pessoas trabalham por dinheiro, e têm subordinados e chefes. Líder lidera pessoas, precisa ganhar mais do que perder, tem competência, conflitos são lições, crises são oportunidades, pessoas trabalham também por dinheiro, e tem parceiros.
- Características e qualidades necessárias a um administrador: Deve ser um líder, deve ser organizado, deve ser capaz de transmitir idéias e informações de maneira precisa, deve ser agente de transformação, deve ser inovador, e deve ser capaz de controlar processos e meios para atingir os fins.
- Um bom administrador deve saber aproveitar de maneira eficaz os recursos pessoais de seus funcionários para que os objetivos preestabelecidos sejam atingidos.
- Como o administrador pode aproveitar de maneira eficaz os recursos pessoais de seus funcionários, de forma que os objetivos preestabelecidos sejam atingidos: Com coordenação (verificando se pá entendimento e harmonia na reunião de procedimentos e pessoas na consecução dos objetivos propostos); com liderança (incentivando a organização a obter os resultados pretendidos); com organização (reunindo os recursos de maneira apropriada para que se alcance os objetivos); e com gestão (estabelecendo métodos e práticas que permitam atingir os objetivos com os recursos disponíveis e as pessoas envolvidas).
- O bom administrador deve estar atento às inovações tecnológicas e deve saber lidar com essas inovações, sabendo identificar oportunidades e traçar linhas de ação, com agilidade, para um bom aproveitamento do potencial delas. Deve ter também, conhecimento do seu ambiente de trabalho, do mercado e de seus clientes.
- Três sistemas ou escolas de pensamento principais que foram estabelecidas quando a psicologia foi reconhecida como ciência do comportamento: Behaviorismo; Psicologia da Gestalt e a Teoria dos Campos; e a Psicanálise.
- Behaviorismo: O comportamento dos indivíduos pode ser medido e controlado, assim como os eventos das ciências exatas. Um evento psicológico começa com um estímulo e termina com uma resposta do indivíduo.
- Psicologia da Gestalt e a Teoria dos Campos: A Gestalt procurou estudar a organização do processo mental, procurando entender como se davam os fenômenos perceptuais. 
- Psicanálise: todo comportamento humano é conseqüência de uma intenção ou de um impulso.
- Organização: Unidade social (ou agrupamento humano) intencionalmente construída, a fim de atingir objetivos específicos. Tem grande influência sobre o comportamento humano.
- Exemplos de organizações: corporações, exércitos, escolas, hospitais, igrejas e prisões. Excluem-se tribos, classes, grupos étnicos, grupos de amigos e famílias, porque não apresentam formalização legal de sua estrutura.
- A transformação do insumo em bens e serviços só é possível quando o sistema técnico funciona. Esse sistema só pode funcionar se houver pessoas que trabalhem dentro dele, transformando os insumos em bens.
- O sistema também é chamado de sistema sociotécnico, porque é formado por pessoas e dispõe de uma estrutura tecnológica definida para desenvolver um processamento qualquer efetivado por um grupo de indivíduos organizados harmonicamente, com tarefas e deveres iguais. 
- Importância do papel das pessoas e dos grupos no comportamento das organizações: Com a atividade compartilhada, as pessoas conseguem aumentar seus ganhos e vantagens, conseguindo muito mais do que seria alcançado com a soma dos esforços individuais ou uma parceria desenvolvida. 
- Foco do Comportamento humano: Compreender como a organização funciona para compreender as pessoas no seu interior e sob sua influência.
- Cada organização tem sua própria estrutura e cultura desenvolvida ao longo de sua existência. Essa cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e maneiras de agir que são considerados importantes e necessários para o seu funcionamento adequado e coerente.
- Elementos que fazem parte da cultura organizacional: desenho organizacional e cultura da organização que estão inseridos em um meio ambiente estabelecido pela sociedade como um todo.
- Comportamento Organizacional: estudo dos indivíduos e grupos atuando dentro de uma dada organização ou empresa. Trata da influência das pessoas sobre a instituição assim como a influência dela sobre os indivíduos e grupos.
- Comportamento Organizacional: identifica as diferentes situações organizacionais para então, lidar com elas; ajuda a entender as pessoas nas organizações, bem como lidar com elas e com os grupos que se formam.
- Diferença entre Comportamento Organizacional e Administração: Comportamento humano trata apenas das questões humanas ou do comportamento humano nas organizações, e Administração trata dos demais sistemas de controle efetivo da gestão.
Aula 2 – A evolução das teorias da personalidade
- Teorias da Personalidade: Abrangem três áreas: descrição (modo como deveríamos caracterizar um individuo), dinâmica (mecanismos pelos quais a personalidade se expressa em uma dada situação) e desenvolvimento.
- Principais questões tratadas pelas teorias da personalidade: Descritivas (baseadas nas diferenças individuais); Dinâmicas (centradas na adaptação e ajustamento, processos cognitivos ou na sociedade); e Desenvolvimentais (reportam-se às influencias biológicas, ao desenvolvimento da criança ou ao desenvolvimento do adulto).
- Teoria Analítica (teoria de Carl Gustav Jung): Todas as pessoas apresentam características em uma escala linear que vai de um extremo a outro, em quatro áreas especificas: Extrovertido x introvertido; Experimentador x intuitivo; Racional x sensitivo; e Opinativo x perceptivo.
- Extorvertido x introvertido: representa a maneira como as pessoas preferem interagir com os demais indivíduos, com os quais tenham relação eventual durante suas vidas, ou como preferem abordar seus semelhantes.
- Experimentador x intuitivo: maneira como as pessoas preferem recolher dados ou informações do mundo que as rodeia.
- Racional x sensitivo: maneira como as pessoas preferem se relacionar com os seus semelhantes ao considerar seus sentimentos.
- Opinativo x perceptivo: preferência entre os dois tipos.
Aula 3 – Motivação no Trabalho
- Comportamento das pessoas: é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações.
- Teorias sobre motivação: Dividem-se em Teorias de processo (tentam explicar os fatores que ocasionam a motivação e os fatores que geram satisfação nos funcionários, enquanto estes executam suas tarefas em uma empresa) e Teorias de Conteúdo (procuram explicar quais fatores agem sobre as pessoas para mover seu comportamento e responder quais são as recompensas eficazes, ou ainda, que fatores motivar alguém a desenvolver algo de forma agradável e voluntária).
- O comportamento e atitudes das pessoas no trabalho influenciam a cultura organizacional.
- Teorias de Processo: Modelo do comportamento; Teoria da expectativa; Behaviorismo; e Teoria da equidade.
- Teorias de Conteúdo: Teorias Clássicas; Teoria das necessidades; Frustação; e Teoria dos dois fatores.
- Teorias do Processo:
- Modelo do Comportamento: Uma das principais teorias que explicam como os motivos determinam o comportamento
- Modelo do comportamento: Baseia-se em três hipóteses: todo comportamento é motivado; comportamento é orientado para realização de algum objetivo; e o comportamento que procura realizar algum objetivo pode ser perturbado por conflito, frustação ou ansiedade.
- Teoria da expectativa: retrata a idéia intuitiva de que o esforço depende do resultado que se deseja alcançar e do valor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes