Buscar

AV2 Competências Gerenciais 2015.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CARLOS EDUARDO LUGATI BRAGA
ALEXANDRE MATHEUS TEIXEIRA
	Turma:  /AC
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 13/06/2015 15:58:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201202500020)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Um aspecto interessante em relação aos Grupos Sociais, refere-se ao fato de que seus integrantes tendem a ser semelhantes em idade, sexo, crenças e opiniões, segundo o que estudamos. Partindo desta premissa, explique e exemplifique - segundo o que estudamos - qual a relação entre o papel de cada um e o comportamento.
		
	
Resposta: Cada um tem um objetivo que é definido pelo grupo juntamente com o integrante, o mesmo deve agir seguindo as normas do grupo, pois caso algum membro não faça a sua parte ou tem uma atitude que não seja aceita pelo grupo, vão ter consequencias pra esse membro, por isso os integrantes tendem a ser semelhantes, para que o grupo de certo.
	
Gabarito: A definição dos papéis, estabelece como as pessoas deverão se comportar. Por exemplo, um Líder e um Liderado possuem papéis diferentes e, portanto, seus comportamentos devem adequar-se aos papéis que representam.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202409840)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Foi dada uma determinada tarefa para uma equipe de 3 membros, entretanto observamos que um destes integrantes encontra-se ocioso. Explique, de acordo como o texto Intervenção efetiva na equipe, sugere resolver este problema.
		
	
Resposta: Uma estratégia para reduzir ativamente a ociosidade é abordar a questão antes que ela aconteça, criando normas para a equipe. Antes de uma meta, atriubir uma tarefa ou dividir o trabalho, a equipe deve discutir e concordar com as consequências para os membros que não fizeram a sua parte. Esse tipo de contrato social pode ajudar a criar im nível mais alto de responsabilidade e permitirá um ponto de referência comum a que todos os membros podem se referir caso ocorra ociosidade.
	
Gabarito: Ociosidade Uma estratégia para reduzir ativamente a ociosidade é abordar a questão antes que ela aconteça, criando normas orais para a equipe. Antes de estabelecer uma meta, atribuir uma tarefa ou dividir o trabalho, a equipe deve discutir e concordar com as consequências para os membros que não fizerem a sua parte. Esse tipo de contrato social pode ajudar a criar um nível mais alto de responsabilidade e permitirá um ponto de referência comum a que todos os membros podem se referir caso ocorra ociosidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202307376)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
		
	
	Gírias.
	 
	Jargões.
	
	Perguntas.
	
	Hierarquia.
	
	Autoridade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202902132)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a opção que melhor define o conceito de desindividuação:
		
	
	Tendência de as pessoas realizarem melhores trabalhos simples e piores tarefas complexas ou novas aprendizagens, em consequência da excitação fisiológica ocasionada pela presença de outros.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	Tendência de as pessoas realizarem melhores tarefas complexas e piores trabalhos simples, como consequência da diminuição dos esforços individuais, quando as pessoas estão em grupo, porque não podem ser observadas e avaliadas facilmente.
	 
	Tendência de o indivíduo se perder na multidão e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do indivíduo quando está no meio da multidão.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202913177)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para o alcance do sucesso da organização o desenvolvimento da avaliação de desempenho apresenta objetivos fundamentais na própria gestão do desempenho. Entre os objetivos da avaliação de desempenho NÃO se inclui o de
		
	
	permitir condições de medição do potencial humano, no sentido de determinar sua plena aplicação
	 
	garantir o reconhecimento e o tratamento dos recursos humanos como importante vantagem competitiva da organização, cuja produtividade pode ser desenvolvida
	 
	viabilizar a avaliação de comportamento dos subordinados, contando com um sistema amplo de medição capaz de levar em consideração as subjetividades individuais
	
	fornecer oportunidade de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização, levando em consideração os objetivos organizacionais e individuais
	
	propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de subordinados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202916884)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A avaliação de Desempenho é uma ferramenta de suporte da gestão que facilita a interação entre líder e liderado, apresentando alguns objetivos. Assinale a questão considerada INCORRETA:
		
	 
	Apoiar o RH a definir ações de melhoria das equipes dentro de um contexto global.
	
	Tomar decisões de movimentação de carreira, transferências, promoções, demissões.
	
	Favorecer o entendimento dos pontos positivos e o que deve ser feito para potencializar as competências do liderado.
	
	Alinhar as metas da equipe a serem atingidas frente aos desafios da área.
	
	Definir um mapa de performance da equipe, direcionando ações de desenvolvimento frente às necessidades identificadas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202280953)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tomando como base a aula sobre o gerenciamento da mudança, marque a afirmativa correta:
		
	
	A melhor motivação da mudança é o medo.
	
	Funcionários com mais idade não mudam.
	 
	É importante criar a motivação para que a mudança ocorra.
	
	Fatos instigantes são fundamentais para a mudança.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202494272)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na empresa de roupas Vestido Azul, as pessoas passaram a trabalhar em equipes para melhorar o desempenho. Paulo, diretor geral, começou a analisar o desempenho das equipes e percebeu que aquelas com mais de 5 participantes apresentavam mais dificuldade em se organizar e decidir do que aquelas com número menor de membros. A percepção de Paulo encontra apoio em uma das cinco características de equipes, denominadas de disciplinas: pequeno tamanho. Segundo este conceito, o pequeno tamanho é vantajoso para as equipes por que:
		
	
	garante que todos trabalhem de maneira padronizada, isto é, todos fazem a mesma coisa. Assim não haverá discordâncias entre seus membros.
	
	os custos são menores. Logo, a empresa que utiliza pequenas equipes economiza com salários, benefícios e impostos.
	 
	quanto menos pessoas, mais fácil controla-las. O chefe dá as ordens e as pessoas apenas cumprem-nas.
	 
	as pessoas trabalham mais, dedicam-se a uma variedade mais ampla de tarefas, assumem mais responsabilidade pelo desempenho da equipe e sentem-se mais envolvidas.
	
	se baseiam nas competências necessárias para as atividades a serem desenvolvidas. Além dos conhecimentos e habilidades imprescindíveis para a realização das atividades, é preciso, também, cuidar das atitudes relacionadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202913828)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um dos grandes problemas de executivos, ou mesmo de indivíduos, é a ação de procrastinar (adiar) tarefas. Ainda que sejam capazes de assinalar algumas tarefas como prioritárias, é comum preteri-las a outras menos complexas ou que lhes tome menos tempo. No ambiente online ficamos conhecendotrês métodos (ou técnicas) para se evitar o adiamento (evitar a procrastinação) e aumentar o desempenho. Uma delas é descrita como sendo aquela que "envolve criar 'pequenos buracos' lentamente em tarefas importantes e complexas. Ao invés de uma tarefa de duas horas, o indivíduo divide a tarefa em pequenos blocos de cinco a dez minutos, todos realizáveis instantaneamente". A seguir, assinale a única opção que identifica o método descrito:
		
	
	Método de Charles Schwab
	
	Regra dos Dois Minutos
	
	Modelo de Mudança de Kurt Lewin
	 
	Método do Queijo Suíço de Alan Lakein
	 
	Método de Herbert Simon
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202493721)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria do ciclo de vida separa o comportamento do líder em diferentes orientações, como delegar, compartilhar, persuadir e determinar. Sua abordagem se concentra em 3 fatores básicos. Qual o fator abaixo relacionado que faz parte desses três conceitos.
		
	
	A quantidade de comportamentos orientados a direção
	
	Nenhuma das respostas acima
	 
	O nível de prontidão que os membros da organização exibem
	 
	A quantidade de comportamento orientado ao resultado
	
	A quantidade de comportamento orientado ao aspecto operacional

Outros materiais