Buscar

Apol As Metodologias Ativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol Metodologias Ativas 
Questão 1/5 - Metodologias Ativas
Sobre as correntes teóricas do processo de ensino-aprendizagem, a teoria da aprendizagem que se refere a hereditariedade do sujeito e afirma que suas caracteristicas são determinadas desde o seu nascimento é a denominada:
	
	A
	Interacionismo.
	
	B
	Behaviorismo.
	
	C
	Cognitivismo.
	
	D
	Inatismo.
Questão 2/5 - Metodologias Ativas
Sobre as novas tecnologias em educação, como por exemplo, o uso da informática, do computador, a utilização da internet, da multimídia, recursos ligados as linguagens digitais, cada vez mais se faz presente nas instituições de ensino com o objetivo de qualificar melhor o processo educativo. É correto afirmar que:
	
	A
	É pouco a colaboração para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem de forma mais prazeroso, instigante, eficiente e de qualidade.
	
	B
	Devem ser usadas para substituir as tradicionais e convencionais metodologias de ensino e materiais didáticos, como por exemplo, o livro.
	
	C
	A obtenção de resultados qualitativos no processo de ensino-aprendizagem com a utilização dessas tecnologias depende da formação e preparação dos professores e também como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.  
	
	D
	A integração de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem para ter êxito na qualidade deve ocorrer de forma aleatória e espontânea, uma vez que, o importante é que ela aconteça e seja oferecida aos alunos o acesso ao computador.
Questão 3/5 - Metodologias Ativas
“[...] Como se poderia educar alguém sem informá-lo sobre o mundo em que vive? É a partir da consciência de sua própria experiência e da experiência da humanidade que o homem tem condições de se formar com um ser moral e político. Da mesma maneira, toda informação, mesmo que fornecida sem aparente intenção de formação, ao ser assimilada pelo educando, interfere na sua concepção de mundo. Com freqüência, a informação pretensamente neutra está, na verdade, carregada de valores (ARANHA, 1996, p. 51)”.
 
Analisando o excerto e o que foi estudado em aula, a autora está se referindo ao processo de:
	
	A
	Educação e doutrinação.
	
	B
	Doutrinação e ensino.
	
	C
	Ensino e escolarização.
	
	D
	Educação e ensino.
Questão 4/5 - Metodologias Ativas
De acordo com o conteúdo abordado em aula, precisamente no item que trata sobre a “Intencionalidade do ensino: conceituando educação, ensino, doutrinação, ensino híbrido e personalização do ensino”, especificamente sobre a doutrinação a alternativa correta é:
	
	A
	Trata-se de uma educação cujos objetivos e finalidades quando comparadas com o conceito de educação e ensino, respeita a liberdade do educando, seus conhecimentos e valores. Nesse processo, todos são submetidos a uma pluralidade na maneira de pensar e agir, construindo o pensamento divergente e mantendo-se isento da ditadura do pensamento único.
	
	B
	Trata-se de uma educação cujos objetivos e finalidades quando comparadas com o conceito de educação e ensino não respeita a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores, porém todos são submetidos a uma pluralidade na maneira de pensar e agir, destruindo-se o pensamento divergente e mantendo-se a tutela, a hierarquia e a ditadura do pensamento único, como se houvesse diversas verdades, análises, e interpretações dos fatos sociais, políticos, econômicos, sociais e culturais.
	
	C
	Trata-se de uma pseudo-educação quando seus objetivos e finalidades são comparados com o conceito de educação e ensino. Respeita a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores. Nesse processo, todos são submetidos a uma só maneira de pensar e agir, destruindo-se o pensamento divergente e a ditadura do pensamento único, como se não houvesse apenas uma só verdade, uma só análise, uma só interpretação dos fatos sociais, políticos, econômicos, sociais e culturais.
	
	D
	Trata-se de uma pseudo-educação quando seus objetivos e finalidades são comparados com o conceito de educação e ensino, não respeitando a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores. Nesse processo, todos são submetidos a uma só maneira de pensar e agir, destruindo-se o pensamento divergente e mantendo-se a tutela, a hierarquia e a ditadura do pensamento único, ou seja, como se houvesse apenas uma só verdade, uma só análise, uma só interpretação dos fatos sociais, políticos, econômicos, sociais e culturais.   
Questão 5/5 - Metodologias Ativas
Associe a coluna A com a coluna B sobre o conceito de metodologias. Depois marque a alternativa que contém a sequência correta da associação:
	Coluna A
	Coluna B
	I.    Metodologia da sala de aula invertida.
	(    2 ) Deixa o aluno num papel passivo, simplesmente ouvindo as explicações do professor.
	II.  Metodologia tradicional.
	(   3  ) Possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem
	III. Metodologia ativa.
	( 4 ) Processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento.
	IV.         Metodologia
	(     1 ) Propõe inversão do modelo de ensino, objetivando aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas.
	
	A
	II – I – IV – III
	
	B
	III – II – IV – I
	
	C
	II – IV – III – I
	
	D
	II – III – IV – I

Outros materiais