Buscar

av cont. met. prat. portugues

Prévia do material em texto

Top of Form
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: CEL0354_AV_201307353665 » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA       
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307353665 - DENISE MARTINS 
	Professor:
	ANA LUCIA SOUZA DE OLIVEIRA VILLACA
ROBERTA LUIZA MEDEIROS DIAS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1        Data: 19/06/2015 10:10:00 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 264788)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
		
	
	Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
	
	Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
	
	Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
	
	Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros .
	
	Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 92367)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a única afirmativa INADEQUADA quanto ao conceito sobre a linguagem: 
		
	
	A linguagem constitui e torna possíveis as relações do homem com o mundo.
	
	A linguagem desempenha a tarefa da função social da sociedade. 
	
	A linguagem verbal é a única forma de comunicação eficiente entre os seres humanos.
	
	A linguagem apresenta também uma função simbólica, através da qual as palavras adquirem conteúdos significativos. 
	
	A linguagem representa o universo real em que o homem vive e o universo imaginário que ele cria. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 90484)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marcos Bagno afirmou em entrevista: ."Que ninguém se iluda: só a leitura intensa permite conhecer os múltiplos recursos da língua e usá-los com eficiência, sem a decoreba gramatiqueira". Ao ler Marcus Bagno, pensamos nas estratégias utilizadas pelo professor que investem, desde os anos iniciais, na formação de leitores proficientes. Alguns com êxitos, outros com equívocos. Em se tratando da formação de leitores, marque a única prática que contemple a leitura como um recurso para conhecimento da língua: 
		
	
	acreditar que o leitor já nasce pronto ¿ o gosto pela leitura é uma espécie de dom.
	
	apresentar a leitura como um momento íntimo e individual, que deve ser realizado sempre pelo aluno em casa. 
	
	ler de improviso, sem se preparar com antecedência, para ser natural. 
	
	ler apenas os textos relacionados aos conteúdos de aprendizagem. 
	
	ler em voz alta, para os alunos, textos cuidadosamente selecionados com diferentes objetivos. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 567051)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sabe-se que a Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e que seus estudos têm contribuído para que se reveja o ensino de L íngua Portuguesa e o papel do professor em sala de aula. Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma contribuição da Linguística ao ensino?
		
	
	É importante considerar que cada comunidade possui um conhecimento socializado da língua que produz. 
	
	A aprendizagem deve fazer sentido para o aluno e o professor deve compreender os meios pelos quais ele deve iniciar o estímulo ao aprimoramento da competência e habilidade no uso da língua.
	
	O professor de Língua Portuguesa deve ignorar a língua trazida pelo aluno e ensiná-lo regras através de frases soltas e de exercícios de fixação. 
	
	Devemos considerar a variação linguística, pois a língua é fruto de uma produção diversa pelo contexto histórico, temporal, social e cultural. 
	
	Estudar apenas a língua padrão é desconsiderar toda a diversidade de produção oral e escrita. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 92355)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a opção mais adequada que completa a frase abaixo: Atualmente, ainda encontramos vários estudantes que afirmam: "a língua portuguesa é muito difícil". Esse conceito perdura como um mito porque: 
		
	
	Muitos professores priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita, não levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras.
	
	Muitos alunos não se envolvem nos estudos gramaticais por causa da cobrança inadequada de muitos professores em relação às regras da norma culta. 
	
	Muitos professores e alunos se prendem somente à leitura de vários textos de gêneros diferentes.
	
	Muitos professores não priorizam o ensino da gramática normativa desvinculada das práticas da linguagem oral e escrita , levando em consideração a diversidade linguística das várias regiões brasileiras. 
	
	Muitos alunos se envolvem nos estudos gramaticais , mas não conseguem adequar-se à cobrança que a escola faz do uso da língua de maior prestígio. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 92373)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O personagem Chico Bento, criação de Maurício de Souza, é encontrado em revistas e filmes. Trata-se de um personagem que mora em um contexto sociocultural do campo e apresenta um dialeto próprio de sua região. Assinale a opção que identifica o trabalho adequado a ser realizado com a linguagem desse personagem: 
		
	
	Evitar a utilização desse personagem como material didático em sala de aula por causa do seu dialeto, pois os alunos podem memorizar erradamente as palavras. 
	
	Solicitar aos alunos que analisem como o Chico Bento fala e observem se há comunicação entre ele e os outros personagens, identificando a realidade sociocultural dos personagens através do dialeto usado por eles. 
	
	Realizar atividades que envolvam falares caipiras assim como gírias não devem fazer parte do planejamento do professor, pois não estão de acordo com os PCN´S.
	
	Solicitar aos alunos a dramatização de uma história de Chico Bento, reproduzindo o seu dialeto de acordo com a norma padrão. 
	
	Solicitar aos alunos que reproduzam a fala de Chico Bento para a escrita padrão correta no caderno de exercícios, para perceber a diferença. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 89628)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O professor pode facilitar, na sala de aula, o desenvolvimento do processo de leitura, envolvendo mais os seus alunos, dando mais emoção e prazer ao ato de ler? Quais as estratégias podem ser utilizadas para isso? 
		
	
	
Gabarito: 
Sim, para isso pode trabalhar com os aspectos que antecipam a leitura e que contribuem para aumentar a compreensão do texto. São eles: Explorar os indícios iniciais do texto e relacionados à sua experiência, valores e repertório cultural. Identificar o gênero no qual o texto se encaixa. Fazer uma pesquisa sobre o autor, sua obra e suas motivações para produzir o texto. 
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 246653)
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Visando à produção escrita, o professor de uma turma do quarto ano de uma escola situada em uma cidade do interior solicita aos alunos, todos os bimestres, a elaboração de um texto. No terceiro bimestre, por exemplo, apresentou-lhes o tema para dissertação: A violência urbana.
 
Os resultados não têm sido positivos e o professor não compreende por que seus alunos não conseguem produzir textos significativos, apesar das aulas sistemáticas de gramática normativa e da leitura de um livro indicado para leitura a cada bimestre.
 
Considerando as orientações do PCN sobre escrita e leitura, reflita sobre na proposta do professor e aponte as possíveis causas do fracasso desses alunos na produção de textos citando três atividades que justifiquem a sua reflexão crítica.Gabarito: 
 
 É preciso fazer um diagnóstico da turma para saber seus interesses antes de indicar livros para leitura. Podem-se apresentar leituras de gêneros diversos sobre um tema de interesse da turma e explorar suas ideias e interpretação. 
 
A aprendizagem deve se dar em situações reais, o professor deve propor atividades que coloquem o aluno diante de uma situação-problema em que sejam claros os usos e funções sociaais concretas da língua.
 
O ensino de normas gramaticais isoladas não favorece o processo de elaboração de textos. Fazer a revisão com o aluno observando se as ideias estão de acordo com o tema, se o texto tem sequências de ideias ou fatos, paragrafação, apresentação de letras legíveis, ortografia, concordância, argumentação e coesão.
 
 
 
O professor deve expor aos alunos os mais variados gêneros usados socialmente para que compreendam o usos e funções da escrita.
O conhecimento prévio e compartilhado não foi explorado. É preciso criar situações para que as crianças elaborem seus conhecimentos em conjunto, por exemplo, debate sobre o tema, fundamentado em leituras de diferentes gêneros que circulam no meio social e que sejam de interesse da turma. Orientar uma pesquisa sobre o tema em jornais, revistas e pela internet, buscando dados e fatos que ampliem seu conhecimento sobre o tema.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 567064)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vimos na aula que "O objetivo das práticas de leitura no espaço escolar é de buscar caminhos, de fazer a criança e o jovem experimentarem um contato diferente com a leitura, que proporcione prazer, alegria, reflexão, surpresa, emoção e tudo mais que os bons textos nos provocam." Partindo-se de premissa, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?
		
	
	O ato de ler é um ato imprescindível para a formação de um cidadão crítico, participativo e consciente de seu papel na sociedade.
	
	Quanto mais conhecimento textual o leitor tiver e quanto maior sua exposição a todo tipo de texto, mais fácil será a sua compreensão.
	
	O professor não tem importância no processo de mediação da leitura, já que o aluno lê sozinho e decide o que gosta ou não. 
	
	O objetivo das práticas de leitura no espaço escolar é de buscar caminhos, de fazer a criança e o jovem experimentarem um contato diferente com a leitura.
	
	Ao trabalhar a leitura como construção da inventividade e criticidade do indivíduo, permitimos que cada um possa construir a sua história de leitura através de outras leituras
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 87530)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia a produção de texto a seguir: Era uma vez uma menina que gostava de caqui. Ela achava o caqui muito saboroso. O caqui achava horroroso se outra fruta ficava podre. E a fruta era muito gostosa. Quando a menina lavava o caqui ela achava que estava muito chuvoso. (Mary A. Kato (org.). A concepção da escrita pela criança, 1992) 
Há aspectos a revisar e reescrever no texto do aluno, em especial:
		
	
	a ausência dos elementos constituintes do gênero lenda.
	
	a incoerência entre as partes do texto e entre o texto e o mundo. 
	
	o emprego inadequado de pronomes para fazer a coesão textual. 
	
	o uso da pontuação, da concordância e grafia das palavras. 
	
	a falta de coesão revelada pela repetição da palavra caqui. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.
Bottom of Form

Outros materiais

Perguntas Recentes