Buscar

Análise do Cenário 4 edinilson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise do Cenário 4
Com o crescimento da Face Pizza, os concorrentes passaram a atacá-la da seguinte forma: a que praticava o preço a R$20, passou a oferecer delivery e baixou o preço para R$15. Com isso, recuperou parte da perda de clientes, mas sua pizza não tinha a qualidade da Face Pizza. A concorrência ficou mais acirrada; outras Pizzarias entraram na disputa de Mercado oferecendo pizzas com preços mais baixos ainda, o que fez com que muitas delas fossem quebrando, com o passar do tempo. A outra Pizzaria, que tinha um Cardápio variado, buscou imitar a Face Pizza, reduziu custos internos e reformulou o visual da Pizzaria, transformando o local num ponto de encontro agradável, além de regularmente fazer promoções. Os Faces passaram, então, a investir num equipamento que produzia pizzas com espessuras finas e massa crocante. Continuou a diversificar, porém, sempre alternando em torno de um tipo básico. Investiram no local e a Pizzaria passou a ser ponto de referência para encontros nos finais de semana. Com o local sempre lotado, todos buscavam aquela massa crocante com um cardápio variado (doces, salgados, light, diet). Os clientes, que cresciam a cada semana, consideravam que a relação custo/benefício era superior na Face Pizza.
As pizzarias concorrentes , compõem uma força competitiva colocada por Porter, que é chamada de rivalidade entre empresas existentes. Apesar de só existir um concorrente direto com serviço tele-entrega , há muitas outras pizzarias na região, que atuam como concorrentes indiretos.
A ameaça de produtos ou serviços substitutos constitui a terceira força competitiva de Porter. Em virtude do baixo preço praticado pela empresa, os produtos substitutos são principalmente as pizzas convencionais vendidas em supermercados, sanduíches, hot dogs e alimentos do estilo fast food.
Em relação ao poder de barganha dos compradores, pode-se observar que esses são em sua grande maioria moradores da região . O produto “pizza” da face pizza encontra grande aceitação entre os mesmos, observado o baixo preço e a alta qualidade experimentada, de modo que é possível ainda obter descontos sobre o praticado.
Por fim, a última força competitiva colocada por Porter é o poder de barganha dos fornecedores. Como a política de estoques adotada é baseada no estoque mínimo, a compra de matéria-prima é realizada semanalmente. Para obter um desconto maior, certos ingredientes são comprados com mais de um fornecedor de tal forma que o custo total seja menor do que se fossem comprados somente em um fornecedor podendo assim ter poder de venda com preços mais baixos que seus concorrentes .sem perder qualidade em seu produto .
Sendo assim os donos do face pizza puderam investir em equipamentos mais modernos,que aumentarão ainda mais o publico alvo a ponto de finais de semana não ter lugar disponível e o melhor sem perde qualidade final no produto 
Referencia 
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

Outros materiais

Outros materiais