Buscar

AV2 - Gestão e Leg. Ambiental - 2015.1

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_201403259721 (AG) » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201403259721 - THAYNA DOMINGUES GAIA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9009/S
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 05/06/2015 13:08:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201403937540)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O desenvolvimento sustentável tornou-se um requisito fundamental para se pensar a problemática ecológica, como, também, uma meta a ser buscada e respeitada por todos os países. Como o conceito de desenvolvimento sustentável expresso no "caput" do artigo 225 da Constituição Federal pode ser entendido ?
		
	
Resposta: Desenvolvimento sustentável é o uso consciente e eficiente dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento de tecnologias limpas e menos desgastes ambientais.
	
Gabarito: O conceito de desenvolvimento sustentável sustentado encontra-se expresso no caput do artigo 225 da Constituição Federal e pode ser entendido como o tipo de desenvolvimento que visa atender as necessidades das presentes gerações sem afetar as necessidades das futuras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403371194)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. E possivel a dispensa de licenciamento ambiental para obras publicas potencialmente poluidoras mas de relevante interesse social.
2. O estudo de impacto ambiental e obrigatorio somente nos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente causadoras de significativa degradacao do meio ambiente.
3. No procedimento de licenciamento ambiental, sao expedidas, em regra, licenca previa, licenca de instalacao e licenca de operacao.
4. O documento que resume de forma objetiva as conclusoes do estudo de impacto ambiental (EIA), elaborado em linguagem corrente e adequada a sua compreensao pelas comunidades afetadas, e denominado RIMA (relatorio de impacto ambiental). Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 sao verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras
	 
	Somente Somente as afirmativas 2, 3 e 4 sao verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 sao verdadeiras
	
	as afirmativas 1 e 4 sao verdadeiras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403349523)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que as empresas ganham sendo socialmente responsáveis?
		
	
Resposta: Ganham maior notoriedade visto que esse é um assunto muito abordado e relevante nos dias atuais. Além de ter a tranquilidade de cumprir com as normas, acabam ganhando clientes, e porque não admiradores, que buscam cada vez mais aderir a essa tendência.
	
Gabarito: As principais vantagens são: - Reduzir riscos: à medida que examinam cuidadosamente e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo. - Garantir lucros futuros: ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da Responsabilidade Social, cria-se valor ou um novo mercado. -Melhorar seu valor corporativo, pois: 1) Atrai investimentos em mercados de capitais. 2) Antecipa iniciativas tomadas pelo lado da demanda em mercados consumidores. 3) Passa a cobrar dos seus fornecedores uma postura socialmente responsvel. 4) Atrai excelentes recursos humanos: as empresas se beneficiam de uma diversidade em RH, criando um ambiente de trabalho onde as pessoas realizam seu potencial completo. Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, ONG que sensibiliza e auxilia as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, as empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente podem sentir resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403514042)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Gestão ambiental é, portanto, um_______________de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	organização empresarial jurídica
	
	estratégia das políticas públicas somente
	
	organização não-governamental partidária
	 
	processo político administrativo
	 
	planejamento individual primário
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403519436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito aos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente?
		
	
	Preservar e restaurar os recursos ambientais, com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida
	
	Desenvolver pesquisas e tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais
	
	Impor, ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos
	 
	Incentivar o desenvolvimento econômico-social, mesmo que afete e degrade a qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
	
	Estabelecer de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403426560)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
		
	
	o conjunto de objetivos que permite que o governo possa estimular as organizações do terceiro setor a se qualificar melhor e, desta forma, atuar junto as empresas para que adotem processos ecologicamente corretas.
	
	o conjunto de leis que busca promover o desenvolvimento econômico e social, mas sempre observando o uso de matérias-primas e insumos de origem verde.
	
	o conjunto de leis que busca motivar as empresas a investirem em tecnologias limpas.
	
	o conjunto de leis que orienta as ações a forma como o governo deve agir para estimular o setor privado a investir mais forte em tecnologias limpas.
	 
	o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403514052)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente, dizem respeito a:
		
	
	Democracia
	 
	Crimes ambientais
	
	Licenciamento Ambiental
	
	Políticas públicas
	
	Auditoria Ambiental
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403338761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como:
		
	
	evento obrigatóriopara a sobrevivência do homem na Terra
	
	Resultantes da exclusiva atividade da indústria de petróleo no mundo
	 
	impacto ambiental
	
	remediação
	
	atividades que competem a ISO 9000
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403901682)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual instrumento ambiental que gera informação adequada relativa à gestão e à comunicação ambiental, podendo identificar, averiguar e apurar fatos e problemas ambientais de qualquer magnitude e com diferentes objetivos?
		
	
	Relatório ambiental
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	Avaliação de Impacto Ambiental
	 
	Auditoria Ambiental
	 
	Gestão Ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403550554)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a NBR Série ISO 14001 (1996), ¿as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de integração com outros elementos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos¿. Nesse sentido, ¿a declaração da organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais¿ é o conceito do princípio definidor de um SGA:
		
	 
	Política Ambiental
	
	Verificação e ação corretiva.
	
	Planejamento
	
	Implementação e operação.
	
	Análise crítica.

Continue navegando