atividade 3 ludicidade
3 pág.

atividade 3 ludicidade


DisciplinaProcessos Educativos em Espaços Não Escolares5 materiais104 seguidores
Pré-visualização1 página
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
 
Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini 	 NOTA :_2.5
Acadêmico (a): Sandra C. Giconetti RGM: 053.17716
Horizontina R.S
Aula 7
7.1 A formação do pedagogo exige capacidade para desenvolver a ludicidade nos diferentes espaços e clientela atendida. Vários autores comprovaram que o lúdico faz parte das diferentes fases da vida. Seguem algumas afirmações importantes para o educador lúdico:
I - As Organizações Não Governamentais (ONGs) oferecem novas frentes de atuação em movimentos sociais, em associações comunitárias, em fundações sem fins lucrativos e exigem um profissional conhecedor das novas práticas sociais, trabalhando com categorias que estavam esquecidas, isoladas e/ ou desconsideradas.
II - O educador precisa estar consciente que as atividades lúdicas apresentam valores específicos para todas as fases da vida humana e têm caráter pedagógico, formativo e compensador. 
III \u2013 O lazer, a recreação e a ludicidade como um todo, canalizam as tendências antissociais, favorecem o equilíbrio emocional, aliviam as tensões individuais, agem como elemento integrador e unificador e ampliam as oportunidades de desenvolvimento cultural.
IV \u2013 As experiências da infância moldam nosso eu e nos acompanham pela vida afora. Porém nem todos têm o \u201cespírito lúdico\u201d, porque não são os brinquedos ou os jogos que produzem a ludicidade, mas as ações vividas e sentidas que exigem sensibilidade, fantasia, imaginação
V \u2013 Difícil esgotar a riqueza de contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o desenvolvimento humano de seres pequenos, médios ou grandes.
São afirmações verdadeiras: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( x )
A ( ) I, III e V; 
B ( ) II, III e IV; 
C ( ) I, II e III 
D ( ) I, II, e V; 
 E (X ) Todas as afirmações são verdadeiras.
7.2 O educador lúdico deve atentar para as características de uma situação lúdica e Machado apresenta oito elementos importantes que devem ser observados para que a brincadeira ou jogo não perca sua especificidade. 
Destaque do texto da aula e copie dois itens que você considera relevantes, justificando a escolha de cada exemplo:
Valor: 0,0 ( ); 0,25 ( ) ou 0,5 ( x )
 
A atividade realizada deve ter orientação para o prazer, ser agradável e ter um resultado favorável e interessante, além de fazer parte da cultura dos participantes.
As crianças constroem sua identidade baseada na exploração do meio em que vivem, o papel do educador lúdico é promover atividades produtivas e interessantes, o uso das brincadeiras é a forma mais lucrativa das crianças adquirirem conhecimento e se relacionarem com os outros.
Se você entrar no jogo deve estar preparado para o que der e vier, aceitando resultados, que podem ou não ser a vitória, num jogo; da mesma forma deve aceitar papeis principais ou secundários numa brincadeira de papeis.
O educador também deve estimular as atitudes respeitosas por parte de seus alunos, ensinar sobre o respeito com os demais colegas da turma, a lidar com as frustações e desafios.
ATIVIDADES DA AULA 8
8.1 Consideramos lixo todo material que não é utilizado e precisa ser descartado. Tudo o que não presta e jogamos fora. Atualmente é um dos maiores problemas ambientais que o ser humano precisa resolver. Seguem alguns fatos que devemos conhecer e praticar para preservar o nosso planeta.
I - As notícias alarmantes de alagamentos, incêndios, deslizamentos, enchentes e tsunamis, que ouvimos e vemos com frequência na mídia, geralmente são resultantes das ações agressivas ou desleixadas, principalmente pelo próprio homem ao meio ambiente.
II - O óleo de cozinha é um dos ingredientes mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, contamina rios e mares. Um litro de óleo pode poluir 1000 de água.
III - A coleta seletiva de lixo consiste na separação dos resíduos orgânicos (restos de alimentos, frutas e verduras) de outros materiais (vidros, metais, plásticos, papéis) que devem ser recolhidas e encaminham para reciclagem. 
IV - O lixo hospitalar exige cuidados especiais e não pode ser descartando com os demais lixos porque é altamente infectante e representa um grande risco de contaminação
V - A utilização de sucatas para confeccionar brinquedos segue algumas normas: seleção do material, higienização, retirada de rótulos e colas antes de sua utilização. O professor não deve mostrar modelos prontos nem orientar as crianças porque estará podando a criatividade. 
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( x )
A ( ) I e IV
B ( ) I e V
C ( ) III e IV 
D ( ) IV e V
E (X ) II e V 
8.2 No papel de educadores, devemos oferecer condições para que nossos futuros alunos se conscientizem da responsabilidade de cada um para a preservação do meio ambiente e, enquanto cidadãos, precisamos diminuir a quantidade de lixo produzido utilizando o conceito dos 3 Rs. Atualmente já foi incluída uma nova categoria: REPENSAR. Pesquise o assunto. 
Valor: 0,0 ( ); 0,1 ( ): 0,2 ( ); 0,3 ( ); 0,5 (x )
	Categoria
	Cite exemplos de ações para contribuir com a sustentabilidade do planeta:
	Reduzir
	Desperdício de agua enquanto escova os dentes, não demorar no banho, desligar as luzes em cômodos não usados. 
	Reutilizar
	A agua da chuva ou da máquina de lavar roupas ,lavar a casa e calçadas. Doar roupas que não servem mais.
	Reciclar
	Papeis, pets e sucatas para produzir brinquedos e jogos. 
	Repensar
	Depende de cada um de nos para fazer a diferença em nosso planeta. Repensar consumo de agua de energia, resistir aos impulsos consumista e repensar no descarte correto de materiais
8.3 Ao concluir a disciplina acredito que você aprendeu muito sobre a ludicidade e deve ter constatado que proporcionar atividades lúdicas na prática não é só realizar um trabalho prazeroso, mas exige muito mais do educador. 
Elabore um texto argumentativo sobre a seguinte frase: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( x ) 
Nós não paramos de brincar porque ficamos velhos. Ficamos velhos porque paramos de brincar. (George Shaw
 Nos dias atuais, na corrida para adquirir bens matérias, as pessoas esquecem de viver sua vida de forma prazerosa, esquecem de brincar, de se divertir, vivem em função dos celulares e computadores. Com a era digital, o mundo, o interessante está nas redes sociais, nos jogos e nos aplicativos, essa é a forma que atualmente as pessoas interagem.
 As crianças seguem no mesmo caminho dos mais velhos, desperdiçando assim sua infância, seu tempo para brincar, para correr, para interagir com seus amigos, preferindo ficar conectado a jogos e mundos virtuais. Triste realidade, e muitas vezes reclamamos com nossos filhos , que não querem sair da frente do celular, mas quem somos nós para reclamar, se é hoje nosso maior vício.
Referências
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas.
 Ludicidade em espaços escolares
 e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2016.