Buscar

ATIVIDADE PREPARATÓRIA - Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CCT - Centro de Ciências e Tecnologia - Campinas 
Componente Curricular: Ética e Cidadania 
Profa. Ms. Rosani Franco de Faria Novaes.
ATIVIDADE PREPARATÓRIA P1
Entregar Manuscrito
Entregando completo no dia da prova valerá 1,0 ponto na nota da avaliação (Prova 1)
Utilizar como referencial para respostas o texto de Rodrigo Franklin:
Ética e cidadania: em busca do bem na sociedade plural.
Defina os conceitos (aproximadamente 10 linhas cada conceito):
Valor: É o valor que atribuímos as coisas tanto no mundo físico como no mundo abstrato, é definido pelo quanto estamos dispostos a pagar por algo, ou seja, pelo que estamos dispostos a dar em troca. O valor pode ser atribuído tanto individualmente quanto coletivamente. O valor pode ser moral que diz respeito a bens intangíveis como o amor, a amizade, a bondade, medidos pela intensidade pela qual estamos dispostos a nos sacrificar em seu favor.
Moral: O ato moral é eminentemente individual, voluntário e consciente, é um sistema de normas, princípios e valores que regulamentam relações interpessoais e sociais.
Ética: A ética é teórica e descritiva busca refletir sobre problemas morais que afligem a sociedade e assim abstrair noções teóricas gerais. Tenta definir referenciais e valores universais, buscando princípios que sejam aplicáveis a todos. A ética reflete sobre condutas e práticas que deixam a vida em sociedade mais otimizada. 
Certo e errado: Basicamente toma como partida, ações obrigatórias, permitidas e proibidas. Um exemplo é que ele da é o ato de fumar que em é permitido, porém proibido em certas circunstâncias (como em ambientes fechados). Outra divisão são as atividades legais e ilegais e da como exemplo dirigir, o ato é neutro, mas o ato pode ou não ser ilegal, dependendo de ter ou não uma carteira de motorista.
Regulamentos e diretrizes: As regras sociais que ordenam nosso comportamento se divide em regulamento e diretrizes, regras precisam ser obedecidas e diretrizes precisam ser seguidas. As regras são divididas entre legais, ilegais, permitidas e proibidas. Um exemplo de diferenciação seria por exemplos as regras de um jogo de futebol e um manual de instruções de alguma máquina, que deve ser seguido.
Identificação e conformidade: Quando estamos em um situação concreta onde envolvem-se valores, é preciso que haja dois estágios, o de identificação, onde percebemos conscientemente que estamos diante de uma questão moral, assim tendo uma base para sabermos se estamos diante de um problema e o de conformidade que seria a questão de como lidar com o problema concreto.
Problemas e dilemas: Os dilemas são um tipo de problema ético em que qualquer decisão poderá ser questionada do ponto de vista moral, os problemas éticos são situações em que tenhamos de decidir por um ou outro caminho com base em nossas convicções, princípios , moral ou perspectiva sobre a ética.
No que constituiu a Era Axial e qual a importância para os dias de hoje?
Segundo Karl Jaspers, a os conceitos mais importantes foram desenvolvidos entre os séculos VIII e III a.C onde civilizações completamente diferentes e distantes umas das outras sem nenhum contrato entre si, desenvolveram noções sobre a ética nos campos da religião, da filosofia, da jurisprudência e da política com elementos muito semelhantes. A importância é que as civilizações do mundo atual, por mais diferentes que sejam em sua forma de desenvolvimento social, apresentam muitos pontos em comum em relação ás suas condutas éticas e morais.
Como os gregos entenderam a Ética e a Política?
Ética para eles dizia respeito a como podemos conviver com o outro, a como podemos coexistir como cidadãos dividindo espaço em comum, e a política vem de Polis, quer dizer cidade, ou seja, tudo que diz respeito a vida na cidade. Assim pode se relacionar a ligação entre ética e política. Na Grécia clássica a política tinha mais conotação de conjunto da relações entre indivíduos e não somente relação de poder.
Quais as ideias de Aristóteles sobre o bem maior, virtudes e vícios?
Para Aristóteles o bem maior está ligado a busca pela felicidade para o ser humano, uma flecha por exemplo foi feita para atingir alvos, ou seja, o seu bem é esse. O termo felicidade trata-se de diferentes estados de espírito e circunstancias sociais e pessoais, união entre fazer o bem, sentir-se bem e estar bem. Já virtudes as virtudes são características que capacitam a viver bem e a fazer o bem para viver uma vida que valha a pena, ou seja, são aquelas coisas que nos ajudam a nos dar bem na vida. Para ele o oposto de virtude é aquilo que ele chama de vício como por exemplos: covardia, excessos e exageros, gastos excessivos, gastos banais, vaidade e ambição (tudo pelo sucesso).
A cosmovisão judaico-cristã é ponto de referência em ética para as civilizações ocidentais. Quais as suas tradições?
Suas tradições entendem que os mandamentos se dividem no amor a Deus e ao próximo, e também um Deus universal e único, um ser perfeito em sua bondade e justiça e dotado de personalidade. Para essa visão, Deus criou o ser humano a partir de sua imagem e semelhança. Outra implicação é de que o homem tem interação com Deus que de fato deus entrou em comunicação com a humanidade dando-lhes conhecimento sobre a natureza das coisas e sobre a vida.
Segundo a cosmovisão judaico-cristã qual o sentido de graça e as graças e o propósito da vida humana?
Para explicar melhor, é preciso explicar um pouco sobre pecado que é a ideia que o ser humano teria desviado do propósito inicial da sua criação, junto com essa ideia vem a ideia de graça e redenção, graça seria que Deus propõe um caminho para a reconciliação por meio de Jesus Cristo, assim redimindo a humanidade do mal e do pecado. Graças é fé, amor e esperança, que são qualidades que o homem deve ter durante sua vida
O que podemos entender por lei natural?
Podemos entender que a teoria da lei natural não envolve as coisas como elas são mas também como elas devem ser, no mundo há uma ordem essa ordem/lei rege o mundo natural determina também o que é bom e ético.

Outros materiais