Buscar

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0186_AV_201010020234 » GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	 1a Questão (Ref.: 201010599872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O modelo de maturidade dos processos do COBIT 4.1 é uma parte fundamental para a implementação da Governança de Tecnologia da Informação. Após a identificação dos processos e controles críticos de TI, o modelo de maturidade ajuda a identificar as deficiências analisadas e a demonstrar essa situação para os executivos envolvidos no cenário. Planos de ação podem ser desenvolvidos para melhorar os processos que se encontram fora dos padrões desejados.
O COBIT 4.1 contempla a Governança de TI através de uma metodologia onde: a área de TI esteja alinhada com os negócios; a área de TI habilite o negócio e maximiza os benefícios; os recursos de TI sejam usados responsavelmente; e, os riscos de TI sejam gerenciados apropriadamente.
Para manter o alinhamento com a Governança de TI o COBIT 4.1 define cinco áreas foco. Essas áreas descrevem os tópicos que os executivos precisam ficar atentos para poder direcionar a área de Tecnologia da Informação em suas empresas.
Com relação a essas áreas foco, a que melhor descreve o seu objetivo é:
		
	
	A entrega de valor está associada à preocupação com os riscos pelos funcionários mais experientes da organização e também a um entendimento claro do apetite de risco da empresa.
	
	A entrega de valor acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso de recursos, processos de desempenho e entrega de serviços, usando, por exemplo, "balanced scorecards".
	 
	O alinhamento estratégico busca garantir a ligação entre os planos de negócio e os planos de tecnologia da informação, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, fazendo o alinhamento das operações de TI com as operações da empresa.
	
	A mensuração de desempenho trata da execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, fazendo com que a área de tecnologia da informação possa entregar os benefícios previstos na estratégia da organização.
	
	O alinhamento estratégico está relacionado com a melhor utilização dos investimentos e ao gerenciamento dos recursos críticos de tecnologia da informação: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201010123682)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considere as afirmações abaixo, referentes aos arquétipos da Matriz de Arranjos: 
I. Na Monarquia de negócio os altos executivos de negócio tomam as decisões de TI que afetam a empresa toda. 
II. No Feudalismo cada unidade de negócio toma decisões independentes. 
III. No Federalismo as unidades de negócio não participam da decisão. 
Quais afirmações estão corretas?
		
	 
	As afirmações II e III
	
	Apenas a afirmação II
	
	Apenas a afirmação I
	 
	As afirmações I e II
	
	As afirmações I e III
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201010123712)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para se ter êxito na escolha de um modelo de governança, é essencial que a empresa saiba qual é a posição estratégica que a TI deve ter. Mais do que manter sistemas disponíveis, para a maioria das organizações deve-se enxergar a TI como um braço estratégico no negócio. Fernandes & Abreu (2008) sugerem que a governança de TI seja representada pelo que ele define como "Ciclo da Governança de TI", composto pelas seguintes etapas:
		
	 
	Alinhamento estratégico e compliance; Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; Estrutura, processos, operações e gestão; e, Medição do desempenho.
	
	Alinhamento tático e compliance; Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; Estrutura, processos, operações e gestão; e, Medição do desempenho.
	
	Alinhamento tático e compliance; Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; Estrutura, processos, operações e gestão; e, Indicadores de TI.
	
	Alinhamento estratégico e compliance; Decisão, compromisso, priorização e alocação de servidores; Estrutura, processos externos, operações e gestão; e, Medição do desempenho.
	 
	Alinhamento estratégico e compliance; Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; Estrutura, processos, operações e gestão; e, Indicadores de TI.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201010123725)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considere as seguintes afirmações: 
I. Os gerentes devem executar todos os processos que estão sob sua responsabilidade.
II. A utilização de perfis de acesso é uma boa prática para segregar e controlar o uso de sistemas de informação. 
III. A tecnologia da informação auxilia nos controles, mas também precisa ser controlada. 
Estão corretas:
		
	
	Apenas a afirmação I
	 
	As afirmações I e II
	 
	As afirmações II e III
	
	Apenas a afirmação II
	
	As afirmações I, II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201010267294)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das opções abaixo tem incluído em seu conteúdo a preocupação com:
a divulgação dos resultados financeiros de empresas tanto norte-americanas quanto estrangeiras que tenham ações negociadas em bolsas dos Estados Unidos da América; e,
que também trate da questão de fraude que envolva a gerência ou outros funcionários que tenham um papel significante nos registros do controle interno sobre relatório financeiro?
		
	
	COBIT
	 
	Lei SOX
	
	Val IT
	
	ITIL
	
	COSO
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201010123761)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nós estudamos que as atividades de TI são definidas no COBIT através de um modelo de processos genéricos divididos em domínios. Um destes domínios é o domínio Planejar e Organizar (PO). Qual das afirmativas abaixo melhor descreve o objetivo do domínio citado:
		
	 
	Trata de questões relacionadas à entrega dos serviços solicitados, estando no seu escopo a entrega do serviço, o gerenciamento da segurança e continuidade, suporte aos serviços para os usuários, gerenciamento dos dados e da infraestrutura operacional.
	
	Trata da identificação, desenvolvimento ou aquisição de soluções de TI para executar a estratégia de TI estabelecida, assim como a sua implementação e integração junto aos processos de negócio.
	
	Trata da definição de indicadores de desempenho relevantes, informes de desempenho sistemáticos e oportunos e a ação em relação aos desvios encontrados. O monitoramento é necessário para assegurar que as atividades corretas estejam sendo feitas e que estejam em alinhamento com as políticas e diretrizes estabelecidas.
	
	Trata de assegurar que processos de TI mantenham a qualidade e a aderência aos requisitos de controle.
	 
	Trata da identificação das formas através das quais a TI pode contribuir para atingir os objetivos de negócio, traduzidas pela definição de estratégias e táticas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201010193738)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O treinamento dos colaboradores na metodologia Six Sigma se traduz em resultados significativos relacionados à melhoria dos processos na empresa. A estruturação da equipe Six Sigma é pré-requisito para o sucesso do programa, uma vez que ele é desenvolvido exclusivamente por pessoas. Os cursos de formação têm como objetivo preparar especialistas na metodologia Six Sigma, como, por exemplo: Executivo Líder; Campeão; Master Black Belt; Black Belt; e, Green Belt.
A seguir são mostradas algumas características da formação de três desses especialistas:
1. Elementos chaves do sistema. Pertencem normalmente ao patamar médio de chefia na organização. Recebem treinamento mais simplificado.
2. Ajuda a conscientizar a implantação do Six Sigma na empresa. Ajuda os Campeões a escolherem os novos projetos de melhoria. 100% do seu tempo devem ser dedicados ao Six Sigma.
3. Possuem excelentes conhecimentos técnicos de sua área de trabalho. Recebem treinamento intensivo em técnicas estatísticas e de solução de problemas.
Identifique o nomede cada uma dessas formações, segundo as características 1, 2 e 3, mostradas acima. 
		
	
Resposta: 1-treinamento de supervisão 2-treinamento de analista 3-treinamento técnico
	
Gabarito:
1.     Green Belt.
2.     Master Black Belt.
3.     Black Belt.
 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201010123842)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O CMMI propõe a melhoria de processos através de níveis que são utilizados para descrever um caminho evolutivo recomendado para a organização que deseja utilizar esses processos melhorados para desenvolver e manter seus produtos e serviços. Uma das representações aplica níveis à melhoria de processos da organização em um conjunto de áreas de processo. Esses níveis são numerados de 1 a 5 e auxiliam na previsão dos resultados de futuros projetos. Nesse cenário, podemos avaliar o progresso da melhoria dos processos através de:
		
	
	Níveis de assiduidade
	
	Níveis escalares
	 
	Níveis de maturidade
	 
	Níveis de capacidade
	
	Níveis de produção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201010123944)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual o principal objetivo da Governança Corporativa?
		
	
Resposta: É a governança que administra uma equipe de uma empres para desenvolver as suas atividades.
	
Gabarito: Tratar das estruturas e processos para a gestão e controle das empresas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201010627743)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A tabela RACI (ou matriz RACI) é um recurso utilizado para se atribuir responsabilidades em um determinado processo, serviço ou outro contexto em que possa ser aplicado. O seu uso é bastante comum em modelos de boas práticas, como por exemplo, ITIL e COBIT.
Dentro deste cenário, tratando-se de COBIT, pode-se afirmar que a tabela RACI:
		
	
	É utilizada apenas em alguns processos do COBIT 4.1.
	
	É utilizada apenas nos processos do domínio Entregar e Suportar.
	 
	É utilizada em todos os processos do COBIT 4.1.
	
	É utilizada apenas nos processos do domínio Planejar e Organizar.
	
	É utilizada apenas nos processos do domínio Adquirir e implementar.

Outros materiais

Perguntas Recentes