Buscar

Legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Legislação.
O Brasil sem duvidas tem um dos mais completos e perfeitos ordenamentos jurídicos, e sem duvida este ordenamento abrange praticamente todos os problemas sociais existentes no pais. Mas o que era para ser tão perfeito acaba se tornando um amontoado de leis que não são cumpridas.
Certamente as aproximadamente 34 mil leis positivadas no pais, formam um sistema sem funcionalidade, muitas destas leis são repetitivas e incoerentes, além de desatualizadas, e isto torna o judiciário brasileiro mais lento e cada vez menos preparado para lidar com a demanda crescente de processos, pois cada um leva até anos para chegar a um veredito.
Ao atentarmos para o motivo de tanta demora, ou de por que uma lei não funciona bem no Brasil, observamos a falta de fiscalização, a não repercussão de certas leis, as quais o publico nem se quer fica sabendo, a irrelevância de certas leis, ou a quantidade absurda de leis que impossibilitam uma argumentação perfeita sem contra argumentação. Além de tudo isso, a lei pode ser impopular e por isso ser ineficaz no ordenamento, mesmo sendo vigente essa lei não se sustenta na sociedade, por não atender a demandas da população.
Deveríamos cuidar mais de nosso sistema jurídico, minimizando a quantidade de leis, e ampliando seus objetivo, deveríamos investir em fiscalização, e preparar o judiciário para a demando da população. Tentar tornar as lei mais eficazes, tornando-as populares, e também investir em educação jurídica mesmo que básica. 
 
	WH

Outros materiais

Outros materiais