Buscar

Av Educação e Economia politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0362_AV_201202087051 » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202087051 - LUCIANA BERNARDO
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2014 16:14:54
	
	 1a Questão (Ref.: 201202252674)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Com a crise dos anos 70, inicia-se um período de rápidas mudanças. No bojo do processo de crise do regime de acumulação fordista e do advento da acumulação flexível, ocorrem profundas mudanças, expressas, fundamentalmente, pela globalização e por alterações no processo produtivo. As atividades produtivas passam por um amplo processo de ajustamento. Assim, convive-se com o questionamento dos princípios fordistas de produção e com a introdução da produção flexível, da qual o toyotismo é o exemplo mais marcante. Apresente as características do toyotismo
		
	
Resposta: Algumas das caracteristicas do toyotismo são: a diversidade e heterogeneidade da produção, a terceirização da produção e o estoque minimo, a organização em trabalho em equipe e o direcionamento da heterogeneidade da produção a uma demanda prevista de consumo.
	
Gabarito: A principal referência da o padrão de acumulação flexível é o toyotismo (termo originário da experiência da fábrica automobilística japonesa Toyota), cujas características centrais são: ¿ A diversidade e heterogeneidade da produção, ¿ O direcionamento desta a uma demanda prevista do consumo, ¿ O estoque mínimo, ¿ A terceirização de parte da produção, ¿ A organização do trabalho em equipe e ¿ A flexibilidade nas funções do trabalhador.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202323770)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"A teoria do capital humano faz do elemento determinado (educação), o elemento determinante (da renda), invertendo a lógica da análise crítica sobre a relação escola/sociedade e reafirmando a visão liberal da escola" (FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez Editora, 1984, p.51). Tomando por referência a afirmação de Frigotto, explique o caráter circular da teoria do capital humano, demonstrando como esta teoria inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade.
		
	
Resposta: De acordo com a teória do capital humano o desenvolvimento econômico de um pais esta diretamente ligado ao aperfeiçoamento da educação dos trabalhadores. A teoria vincula a educaçõ ao desenvolvimento economico, a distribuição de renda, à melhoria de qualidade de vida. Quanto maior a escolaridade maior será a renda do trabalhodor. Mas esquecesse que para melhor escolaridade depende-se de vários fatores como uma melhor renda familiar. Se uma família não possui uma boa renda familiar, como poderiam dar melhor escolaridade aos seus filhos? Esse carater circular leva a desigualdade social.
	
Gabarito: A resposta deve conter as seguintes dimensões: a) a demonstração da circularidade da teoria do Capital Humano (60% da pontuação) O aluno deve demonstrar que existe uma análise circular. Sob a ótica do capital humano a educação é vista como fator de aumento de renda e mobilidade social. A escolarização é posta pela teoria do capital humano como determinante da renda. Mas por sua vez, o acesso à escola, a permanência nela e o desempenho escolar são determinados fundamentalmente pela renda dos indivíduos e outros indicadores que descrevem a situação econômica familiar. b) a demonstração de que a teoria do Capital Humano inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade. (40% da pontuação). De acordo com o pensamento crítico, a sociedade determina a educação, uma vez que a educação é uma prática socialmente determinada. Em conseqüência, o acesso à escola, o nível escolar e os diferentes tipos de desempenho escolar são determinados pelos fatores socioeconômicos (família, nutrição, renda familiar, características ambientais, etc). A teoria do Capital Humano afirma exatamente o oposto: que são os níveis de educação que determinam a renda. A teoria do Capital Humano diz que pessoas com mais educação têm mais renda POR CAUSA da maior escolaridade. Segundo o pensamento crítico, o que ocorre é o contrário: os sujeitos têm mais escolaridade porque têm melhores condições econômicas, sociais e culturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202670783)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	
	a posse privada no sistema feudal, onde os nobres já adotavam o trabalho assalariado, foi considerado o embrião da sociedade capitalista.
	
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo da propriedade privada que se consolidará no socialismo.
	
	a prática da agricultura baseada na divisão do trabalho e adoção de salário por parte de alguns nobres mais progressistas, marcou definitivamente o início do capitalismo ainda na economia feudal.
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	a posse estatal, marca do sistema germânico, constitui o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202670801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina liberal foi posta em prática, a democracia não era uma realidade. Nesse sentido, podemos destacar que entre as características dessa Teoria Política e Econômica, qual dentre as opções abaixo relacionadas apresenta-se correta?
		
	 
	a autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal e a defesa da propriedade privada.
	
	a liberdade, a divisão dos três Poderes ¿ Executivo, Legislativo e Ministério Público e o Estado de direito regido por uma constituição.
	
	o Estado de direito regido por uma constituição definida por renomados magistrados e a defesa da propriedade privada.
	
	a liberdade de mercado e divisão dos três Poderes ¿ Federal, Estadual e Municipal.
	
	o mercado se regula por ele mesmo e a defesa da intervenção estatal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202670895)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A crise de 1929, ao contrário das anteriores, foi profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista, causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. Para termos uma noção, o montante perdido nos Estados Unidos era próximo a US$ 40 bilhões, um em cada quatro americanos perdeu o emprego até 1930. No país, a construção civil caiu 95%, nove milhões de contas de poupança foram perdidas e 85.000 empresas faliram. Para Keynes, a saída para a estagnação da economia e da crise, somente poderia ser feito por meio de que ação?
		
	 
	através dos bancos privados que receberiam recursos com taxas de juros muito baixas, desde que gerassem emprego na população mais pobre.
	
	dos setores privados mais capitalizados, que poderiam receber fortes concessões do estado para assumirem as funções que seriam do próprio estado, mas que não se mostraram competentes.
	
	por meio da mobilização dos empresários, que com o apoio do estado ficariam estimulados a usarem as suas poupanças para gerar mais emprego e renda.
	
	de maior concessão de crédito para o setor privado se levantar e investir mais.
	 
	da intervenção estatal, pois caberia ao Estado intervir e garantir investimentos que possibilitem um novo caminhar econômico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202670953)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A principal referência do padrão de acumulação flexível é o toyotismo (termo originário da experiência da fábrica automobilística japonesa Toyota), cujas características centrais são as relacionadas abaixo, exceto qual?
		
	 
	A concentração e homogeneidade daprodução.
	
	A diversidade e heterogeneidade da produção.
	
	A terceirização de parte da produção e o estoque mínimo.
	
	O direcionamento da heterogeneidade da produção a uma demanda prevista do consumo.
	
	A organização do trabalho em equipe.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202670992)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marx reconhece duas formas de aumentar o valor da mais-valia: para o patrão interessa o aumento constante da mais-valia e consequentemente de seus lucros. A primeira forma é relativa ao aumento máximo da jornada de trabalho. A outra forma se refere a que é possível graças à introdução de máquinas modernas, desenvolvimento da tecnologia e ampliação da produtividade. Marque abaixo a opção certa.
		
	
	mais valia absoluta e mais valia tecnológica.
	
	mais valia de trabalho e mais valia de relativa.
	 
	mais valia absoluta e mais valia relativa.
	
	mais valia produtiva e mais valia relativa.
	
	mais valia de conhecimento e mais valia tecnológica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202667393)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A teoria do Capital Humano foi desenvolvida na década de 1960, por Schultz e Becker. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento econômico de um país está diretamente ligado ao investimento em capital humano, ou seja, em aperfeiçoamento/educação dos trabalhadores. A tese central da teoria do capital humano vincula a educação ao desenvolvimento econômico, à distribuição de renda, à melhoria de qualidade de vida e ao fim da desigualdade social. Essa teoria foi fundamental para a manutenção do consenso em torno da ordem capitalista, uma vez que o contexto mundial do início de globalização faz com que:
		
	 
	a produção em massa passe a demandar trabalhadores com escolaridade elevada
	
	o Estado privatize os investimentos em educação
	
	os produtores diminuam o investimento em tecnologia de ponta
	
	a divisão internacional do trabalho sofra uma redução
	 
	a classe trabalhadora passe questionar a visão liberal da escola
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202252750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para os defensores da sociedade do conhecimento, no paradigma do conhecimento, a produção se caracteriza por:
		
	
	atuação predominante de trabalhadores com baixa escolaridade
	
	presença de empresas com grandes espaços físicos e grandes estoques
	 
	predomínio da produção de mercadorias não tangíveis, como livros virtuais, softwares e patentes.
	
	economia de escala, com produção de grandes quantidades de mercadorias tangíveis
	
	contratação de um número excessivo de trabalhadores desqualificados
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202252903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na construção da escola omnilateral, devemos: I) conceber a escola e a educação como um espaço contraditório que, embora reproduza a desigualdade, pode contribuir para transformação social. II) denunciar o caráter ideológico da pedagogia burguesa e fortalecer os movimentos sócio educativos que se colocam a favor do processo de emancipação humana III) combater a o discurso de que o indivíduo é o responsável pela sua inclusão e sucesso no mundo do trabalho IV) criticar as incoerências do projeto educativo da burguesia e chamar atenção para a impossibilidade de realização humana num sistema capitalista excludente. Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	 
	se todas as alternativas estiverem corretas

Outros materiais