Buscar

1a Questão simulado 4 de politica pública

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301811606) simul polit publicas 4 primeiro
	
	O Plano Nacional de Educação coordena as diretrizes da educação brasileira para os próximos dez anos. Se ele for aprovado esse ano, ele será válido até 2022.Qual a importância do PNE e por que os pais precisam acompanhar esse debate? Quais são suas metas?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Por coordenar as diretrizes da educação brasileira, Sendo um plano que aposta muito na mobilização da família e no envolvimento dos pais para melhorar a qualidade da aprendizagem escolar dos alunos. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301819436)
	
	Um dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 é o reconhecimento da importância dos valores na educação escolar. Para isso, a LDB assinala que o fim último da educação é a formação da cidadania, que deve estar incorporada nas finalidades da Educação Básica. Como trabalhar os princípios e valores no currículo escolar do Ensino Médio? 
		
	
	
Compare com a sua resposta: Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve refletir, e deve estar presentes nas relações cotidianas da instituição. Para isso, é importante que a equipe escola discuta quais as formas de trabalhar com valores e como incorporá-los no seu cotidiano.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301278117)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual das informações abaixo pode ser considerada INCORRETA:
		
	
	A primeira Constituição do Brasil foi aprovada em 1934, que além de tantas outras questões tratou de um Plano Nacional para a Educação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301278107)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A proclamação da República se consolida com a 1ª Constituição Republicana de 1891. Em seu Artigo 35 destaca recomendações a serem aplicadas na educação. Dentre as opções a ÚNICA que NÃO está expressa na 1ª Constituição é:
		
	
	Fomentar a pesquisas nas Universidades Públicas e particulares
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301278116)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a "Caixa Escolar", o que se caracterizava por uma taxa de contribuição mensal. Essa foi uma determinação delimitada em uma Constituição. Marque a opção que apresenta qual Constituição foi essa, bem como a organização política na época:
	
	1937 no Estado Novo no Governo de Getúlio Vargas
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301453729)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o contexto em que foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961 podemos afirmar que: I Surgem novas exigências educacionais com a implantação do capitalismo industrial no Brasil II A questão educacional passou por um processo de organização devido ao sentimento nacionalista que precisava se firmar através da educação III Caracterizou-se por um momento em que os partidos políticos se uniram em torno da apresentação de um único projeto centralizador de educação. 
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301278104)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com o fim da Era Vargas uma nova Carta Constitucional foi elaborada (1946). Essa Constituição Brasileira é a primeira legislação que sugere que seja elaborada uma lei específica a respeito:
		
	
	das diretrizes e bases da educação brasileira 
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301454609)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Longos debates entre educadores e um movimento social crescente começava a invadir a sociedade brasileira, exigindo reformas no país, sobretudo no campo educacional, a partir dos anos de 1920. A criação do Ministério da Educação é um exemplo das mudanças resultantes da pressão do movimento conhecido como:
		
	
	Escola Nova
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301278049)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A desigualdade social não ocorreu apenas nos países mais pobres do mundo capitalista, mesmo nos países mais ricos as diferenças sociais se aprofundavam. Do ponto de vista dos economistas conservadores, a solução cabível para fomentar a distribuição da riqueza e da renda era:
	
	O livre comércio 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301278062)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em meados dos anos de 1970, sobretudo nos anos de 1980, ocorreu uma mudança radical com relação ao modelo de desenvolvimento capitalista. Marque a alternativa que NÃO caracteriza esse modelo de sociedade:
		
	
	Os trabalhadores são bem remunerados
		
		1a Questão (Ref.: 201301819436)
	
	Um dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 é o reconhecimento da importância dos valores na educação escolar. Para isso, a LDB assinala que o fim último da educação é a formação da cidadania, que deve estar incorporada nas finalidades da Educação Básica. Como trabalhar os princípios e valores no currículo escolar do Ensino Médio? 
		
	
	
Compare com a sua resposta: Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve refletir, e deve estar presentes nas relações cotidianas da instituição. Para isso, é importante que a equipe escola discuta quais as formas de trabalhar com valores e como incorporá-los no seu cotidiano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301818703)
	
	No prazo de um ano, cada rede estadual e municipal precisa criar e aprovar seu próprio plano de Educação, alinhado ao PNE. Em paralelo, a União tem um ano para aprovar a Lei de Responsabilidade Educacional, que assegura e cobra um padrão de qualidade para o ensino. Em dois anos, o Governo Federal precisa também legislar sobre a organização do Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre as três esferas de poder, e sobre os valores do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), que define quanto deve ser investido por estudante para garantir condições mínimas de aprendizagem. O PNE traz um grande ganho para o professor da rede pública. Aponte três pontos positivos para o professor, com a implementação do Plano Nacional da Educação. 
		
	
	
Compare com a sua resposta: PNE atual é o protagonismo do professor. A meta 15 estipula a criação de uma política nacional de formação docente, visando garantir a todos curso superior específico na área em que lecionam. Entram nesse ponto também melhorias no currículo das graduações, oferta de bolsas de estudo a professores, valorização do estágio e aprimoramento da formação de outros profissionais, como as merendeiras. Em linha com essa meta está a 16, em que o país se compromete a oferecer cursos de pós-graduação a 50% dos docentes da Educação Básica. Além de formação, o PNE foca em remuneração e planos de carreira. Na meta 17, o governo se encarrega de equiparar o salário médio dos professores de Educação Básica da rede pública ao de profissionais com o mesmo grau de escolaridade. Nesse item, vale ressaltar a estratégia 17.4 que responsabiliza a União por ajudar financeiramente os estados e municípios para o cumprimento da meta em seis anos. A meta 18, por sua vez, determina a efetivação de planos de carreira em todas as redes, pressupondo tanto um estágio aos iniciantes, quanto licenças remuneradas e incentivos a docentes que desejem se qualificar. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301278109)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O estabelecimento de um taxa mensal cobrada nas escolas, a partir do que ficou estabelecido pela Constituição de 1937, ficou conhecida como ¿Caixa Escolar¿. Essa é uma ação que pode ser caracterizada como:
		
	
	Retrocesso da legislação que culminana ideia de que ensino primário deixa de ser direito de todos, sendo obrigatório e gratuito
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301464305)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ofensiva Neoliberal, que defendia a privatização dos serviços públicos como os de educação e saúde, por exemplo, visava tornar estes serviços competitivos para o mercado. Assim, este novo modelo de capitalismo se contrapunha: 
		
	
	à política de Estado de Bem-Estar Social 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301818419)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 discorre sobre as responsabilidades do Corpo Docente. Algumas atividades de responsabilidade do Corpo Docente encontram-se relacionadas nas alternativas abaixo, com exceção de:
		
	
	auxiliar a direção da escola na administração de verbas destinadas a compra de material pedagógico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301839679)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O neoliberalismo veio propor uma mudança ao papel do Estado, sustentando que:
		
	
	O Estado mínimo deveria suceder o Estado de Bem Estar
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301791445)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Wood (2001:12), ¿o capitalismo é um sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa; em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado; e em que todos os agentes econômicos dependem do mercado, os requisitos da competição e da maximização do lucro são as regras fundamentais da vida (...). Acima de tudo, é um sistema em que o grosso do trabalho da sociedade é feito por trabalhadores sem posses, obrigados a vender sua mão-de-obra por um salário, a fim de obter acesso aos meios de subsistência¿. Qual a única opção que É FALSA acerca da informação sobre desenvolvimento do capitalismo e sua relação com a crise dos anos de 1970 e a reestruturação do Estado Capitalista?
		
	
	a crise do Estado de bem-estar social está relacionada à construção de novo modelo que visa o combatendo ao lucro e a acumulação de capital.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301787802)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo capitalista produziu duas tendências importantes. Por um lado, verificamos a expansão dos mercados, especialmente o mercado mundial de mercadorias, sob hegemonia e a pressão do mercado norte-americano. Por outro lado, foi o período de crescimento do Estado, de forma diferenciada, na Europa e no restante do mundo. A isto, na Europa Ocidental e na América do Norte, damos o nome de:
		
	
	Estado de bem-estar social
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301787809)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos presidenciais houve várias desestatizações de empresas. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar. O neoliberalismo defendia:
	
	A privatização dos serviços públicos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301839623)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leia as características a seguir: I - Se consolida ao longo do século 20 e combina elementos de regulação da atividade econômica e investimentos na área social II O Estado é regulador e assistencial III Promove sistemas de proteção aos trabalhadores. As características acima definem qual modelo de estado? 
		
	
	Do bem estar social
	1a Questão (Ref.: 201301464185)
	
	A Constituição de 1988 consagrou alguns direitos sociais, resultado de intensas lutas que animaram durante muitos anos a sociedade brasileira, algumas iniciadas ainda antes da Ditadura Militar. A questão é que, assim que o texto foi publicado, mobilizações de setores contrários aos direitos aprovados começaram a se fazer notar, e buscavam caminhos para o retrocesso, seguindo premissas neoliberais. No que se refere à Educação, a Constituição Federal de 1988 traz alguns pontos de referência muito importantes. Cite pelo menos dois desses pontos: 
		
	
	
Compare com a sua resposta: O Estado assume total responsabilidade sobre a formação da criança. Direito à Educação assume um caráter superior aos outros direitos. Beneficia prioritariamente a Escola Pública. Prevê a formação para o trabalho e para a cidadania 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301278129)
	
	O Golpe de 1964 interrompeu o governo legalmente constituído de João Goulart, que havia assumido a presidência após a renúncia de Jânio Quadros. O Golpe representou a tomada de poder pelos militares, com o apoio da burguesia nacional articulada aos interesses norte-americanos. Nesse período, reformas educacionais foram implementadas no sentido de adequação ao novo momento. Dentre essas reformas, podemos citar a Lei nº 5540, outorgada em 1968, durante o período da Ditadura Militar. Qual o principal objetivo dessa Lei?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Desmobilizar os estudantes universitários das instituições públicas 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301277965)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nos anos 60 foi assinada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 4024/61 que propôs mudanças na Educação Brasileira. A (s) alternativa (s) que está (ão) plenamente DE ACORDO com as recomendações da LDB 4024/61 é (são): 
I. Permite a transferência de recursos públicos para as escolas particulares. 
II. Prevê a Educação como um Direito de todos. 
III. Propôs a obrigatoriedade da pré-escola. 
IV. Organizou o ensino nos níveis primário, ginásio e científico. 
		
	
	I e II 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301278038)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A primeira Lei de Diretrizes e Bases, promulgada em 1961,viveu dois momentos distintos em seu processo de elaboração. O primeiro, encaminhado pelo ministro da educação da época - Clemente Mariani, representada pelo debate entre: 
		
	
	Centralização e descentralização da Gestão Educacional 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301277968)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para o professor brasileiro, estudar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contribuiu para contextualizar o cenário e a história da educação, bem como as políticas públicas que legitimam e determinam os caminhos da educação no Brasil. Quanto a 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, marque qual das informações abaixo pode ser considerada FALSA:
	
	Sua elaboração, apesar de complexa, e definida por duas fases, foi breve e sem embates 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301853982)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Podemos observar que alguns países da África, da Ásia e os países socialistas não resistiram ao processo de desindustrialização. Podemos afirmar que a causa principal dessa crise seria:
		
	
	A desindustrialização causada por fatores internos e externos nos núcleos destas economias 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301277963)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a opção que apresenta o grupo de palavras (expressões) que COMPLETA COM COERÊNCIA HISTÓRICA o fragmento abaixo: A elaboração da primeira LDB que o Brasil conheceu demorou muitos anos. Uma primeira fase caracterizou-se pelo conflito partidário entre dois políticos, cujas trajetórias sempre estiveram vinculadas à educação. De um lado encontrava-se o Ministro do governo ora no poder - o Sr. Clemente Mariani - filiado à UDN (União Democrática Nacional), partido ligado a _____________________, articulado às classes média e alta do país, e à burguesia internacional, e de oposição as forças de ________________. E do outro lado o ex-Ministro da Educação do Estado Novo, Deputado _______________, filiado ao PSD (Partido SocialDemocrático), apoiado pelas forças getulistas. 
		
	
	Setores conservadores - Getúlio Vargas - Gustavo Capanema
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301818421)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Lei 9394/96, no inciso V do artigo 24, indica que a verificação do rendimento escolar observará critérios. Assinale a alternativa que corresponde a um dos critérios deste artigo.
		
	
	a avaliação contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301278056)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com a crise do Estado de bem-estar social, o crescimento de produtos industrializados aumentou nos países centrais do capitalismo, enquanto que nos países periféricos:
		
	
	Houve o aumento da pobreza e da queda de produção 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301278062)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em meados dos anos de 1970, sobretudo nos anos de 1980, ocorreu uma mudança radical com relação ao modelo de desenvolvimento capitalista. Marque a alternativa que NÃO caracteriza esse modelo de sociedade:
	
	Os trabalhadores são bem remunerados
	
	1a Questão (Ref.: 201301459185)
	
	Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra a ditadura. Uma nova Constituição vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. Esta foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. Nela, os direitos dos cidadãos são restringidos, o Executivo Federal concentrava poderes, além de ser eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional. Analisando a Constituição de 1988, descreva como ela se contrapõe à Constituição redigida e outorgada pela Ditadura Militar? 
		
	
	
Compare com a sua resposta: A Constituição de 1988 inverteu a lógica das constituições anteriores tratando em primeiro lugar dos princípios fundamentais e dos direitos fundamentais, para só em seguida cuidar da organização do estado e dos poderes. É uma Constituição chamada Cidadã, pois tem na dignidade da pessoa humana o fundamento maior da República. Ela reconheceu expressamente em seu texto um enorme catálogo de direitos fundamentais, tantos os de índole individual, protetores da liberdade, como os de índole social, protetores da igualdade, e os de índole coletivo-difusa, protetores da fraternidade; 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301818703)
	
	No prazo de um ano, cada rede estadual e municipal precisa criar e aprovar seu próprio plano de Educação, alinhado ao PNE. Em paralelo, a União tem um ano para aprovar a Lei de Responsabilidade Educacional, que assegura e cobra um padrão de qualidade para o ensino. Em dois anos, o Governo Federal precisa também legislar sobre a organização do Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre as três esferas de poder, e sobre os valores do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), que define quanto deve ser investido por estudante para garantir condições mínimas de aprendizagem. O PNE traz um grande ganho para o professor da rede pública. Aponte três pontos positivos para o professor, com a implementação do Plano Nacional da Educação. 
		
	
	
Compare com a sua resposta: PNE atual é o protagonismo do professor. A meta 15 estipula a criação de uma política nacional de formação docente, visando garantir a todos curso superior específico na área em que lecionam. Entram nesse ponto também melhorias no currículo das graduações, oferta de bolsas de estudo a professores, valorização do estágio e aprimoramento da formação de outros profissionais, como as merendeiras. Em linha com essa meta está a 16, em que o país se compromete a oferecer cursos de pós-graduação a 50% dos docentes da Educação Básica. Além de formação, o PNE foca em remuneração e planos de carreira. Na meta 17, o governo se encarrega de equiparar o salário médio dos professores de Educação Básica da rede pública ao de profissionais com o mesmo grau de escolaridade. Nesse item, vale ressaltar a estratégia 17.4 que responsabiliza a União por ajudar financeiramente os estados e municípios para o cumprimento da meta em seis anos. A meta 18, por sua vez, determina a efetivação de planos de carreira em todas as redes, pressupondo tanto um estágio aos iniciantes, quanto licenças remuneradas e incentivos a docentes que desejem se qualificar. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301454707)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O contexto histórico brasileiro sempre refletiu nas Constituições e, consequentemente, na educação brasileira. Com isso, podemos afirmar que:
		
	
	Durante o Estado Novo houve um longo período de autoritarismo e repressão. Em todas as áreas sociais, particularmente na educação, houve um enorme retrocesso. As conquistas apresentadas na Carta Constitucional anterior (1934), que nem chegaram a ser colocadas em prática, foram totalmente abandonadas na nova lei.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301453729)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o contexto em que foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961 podemos afirmar que: I Surgem novas exigências educacionais com a implantação do capitalismo industrial no Brasil II A questão educacional passou por um processo de organização devido ao sentimento nacionalista que precisava se firmar através da educação III Caracterizou-se por um momento em que os partidos políticos se uniram em torno da apresentação de um único projeto centralizador de educação. 
		
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301454609)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Longos debates entre educadores e um movimento social crescente começava a invadir a sociedade brasileira, exigindo reformas no país, sobretudo no campo educacional, a partir dos anos de 1920. A criação do Ministério da Educação é um exemplo das mudanças resultantes da pressão do movimento conhecido como:
		
	
	Escola Nova
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301278079)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O primeiro texto constitucional do Brasil refletiu um momento histórico distinto, marcado pelo processo de emancipação política da metrópole portuguesa. A sociedade caracterizava-se por uma forte distinção entre as classes, e que se reproduzia na educação, pois poucos eram os brasileiros alfabetizados. Apenas uma pequena parcela da população tinha acesso ao processo educacional, representando:
		
	
	a elite da sociedade 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301278159)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o direito à educação é dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade. A educação, segundo o texto legal, deve realizar o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para:
		
	
	exercício da cidadania. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301278137)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A reforma universitária realizada pelo governo militar teve como um de seus objetivos a desmobilização dos estudantes universitários que questionavam o regime e impeliam á sociedade à organização e à resistência contra a ideologia implementada. Uma das estratégias previstas na legislação com essa finalidade, que inclusive permanece até hoje em nossa sociedade, mas com objetivos diferenciados foi:
		
	
	instituição do regime de créditos9a Questão (Ref.: 201301836902)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Constituição de 1988 assegura ainda o direito à educação dos povos indígenas, garantindo que o ensino se realize em que língua? 
		
	
	Língua materna e na língua portuguesa;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301278151)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"A repressão foi a primeira medida tomada pelo governo imposto pelo golpe de 1964. Na direção do sistema educacional, os defensores do ensino público e gratuito foram sendo substituídos pela aliança dos que lutavam pela hegemonia da escola particular subsidiada pelo Estado, com os militares empenhados na repressão às atividades por eles julgadas subversivas" (Cunha, Luiz Antônio e Góis, Moacyr de. O golpe na Educação. Jorge Zahar Ed.:2002, p.36). A alternativa que expressa CORRETAMENTE o momento do Golpe de 64 é:
		
	
	A reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização dos estudantes universitários, para tanto foi criado o sistema de créditos

Outros materiais