Buscar

AV DE POLITICAS PUBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

valiação: CEL0246_AV_201002133777 » POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA 22150461
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	REGINA FATIMA CURY AZEVEDO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/03/2015 21:09:49 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 598557)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem. Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.
		
	
	
Gabarito: O estudante deve ser capaz de apontar algumas vantagens dentre as seguintes, quanto à modalidade EaD: - flexibilidade de horário e de local, pois o aluno estabelece o seu ritmo de estudo; - valor do curso, em geral, é mais baixo que do ensino presencial; - capilaridade ou possibilidade de acesso em locais não atendidos pelo ensino presencial; - democratização de acesso à educação, pois atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais; além de contribuir para o desenvolvimento local e regional; -troca de experiência e conhecimento entre os participantes, sobretudo quando dificilmente de forma presencial isso seria possível (exemplo, de pontos geográficos longínquos); - incentivo à educação permanente em virtude da significativa diversidade de cursos e deníveis de ensino; -inclusão digital, permitindo a familiarização com as mais diversas tecnologias; -aperfeiçoamento/formação pessoal e profissional de pessoas que, por distintos motivos,não poderiam frequentar as escolas regulares; - formação/qualificação/habilitação de professores, suprindo demandas em vastas áreas do país; - inclusão de pessoas com comprometimento motor reduzindo os deslocamentos diários
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 243891)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O ECA determina que todas as crianças até 12 anos devem estar matriculadas na escola. Faça uma análise sobre o texto preconizado pela Lei e a realidade educacional hoje.
		
	
	
Gabarito: Percebemos , principalmente, nas ofertas de Educação Infantil, que ainda há muito o que se conquistar para que o texto da Lei seja cumprido. O aluno deverá escrever um texto apontando que a realidade nos mostra que muitas crianças e adolescentes ainda estão excluídas do processo educacional brasileiro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 567665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos presidenciais houve várias desestatizações de empresas. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar. O neoliberalismo defendia:
		
	 
	A privatização dos serviços públicos
	
	 4a Questão (Ref.: 57903)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As alternativas abaixo apresentam concepções relacionadas ao Estado de bem-estar Social e tipos de organização político-econômica. A ÚNICA alternativa que pode ser considerada um conceito de bem-estar social como organização é:
		
	 
	política econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia
		.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 615797)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A elaboração da primeira LDB que o Brasil conheceu demorou muitos anos, corresponderam a discussões e polêmicas bem distintas, que foi dividido em quantos períodos?
		
	 
	Dois períodos;
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 599281)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. O Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020. Tem como principais características: I) Financiar todas as etapas da educação básica e reservar recursos para os programas direcionados a jovens e adultos. II) A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. III) O Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. IV) O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. Estão corretas as afirmações:
		
	 
	D) I, II, III e IV.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 58007)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A repressão foi a primeira medida tomada pelo governo imposto pelo golpe de 1964. Na direção do sistema educacional, os defensores do ensino público e gratuito foram sendo substituídos pela aliança dos que lutavam pela hegemonia da escola particular subsidiada pelo Estado, com os militares empenhados na repressão às atividades por eles julgadas subversivas" (Cunha, Luiz Antônio e Góis, Moacyr de. O golpe na Educação. Jorge Zahar Ed.:2002, p.36). A alternativa que expressa CORRETAMENTE o momento do Golpe de 64 é:
		
	 
	A reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização dos estudantes universitários, para tanto foi criado o sistema de créditos
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 58075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A declaração do Direito à Educação aparece no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, onde pela primeira vez em nossa história Constitucional explicita-se:
		
	 
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a educação
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 571328)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo SAVIANNE (2007) fixar as diretrizes da educação nacional "(...) não é outra coisa senão estabelecer os parâmetros, os princípios, os rumos que se deve imprimir à educação no país. E ao se fazer isso estará sendo explicitada a concepção de homem, sociedade e educação através do enunciado, dos primeiros títulos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional relativos aos fins da educação, ao direito, ao dever, à liberdade de educar e ao sistema de educação bem como à sua normatização e gestão¿. (Saviani, 1998, p.189) A Lei de Diretrizes e Bases determina, em seu artigo 67, a ¿valorização dos profissionais da educação", assegurando-lhes, inclusive, nos termos dos Estatutos e dos Planos de Carreira do Magistério Público, EXCETO:
		
	 
	ingresso somete por provas de títulos e comprovação de experiência no ensino superior.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 571362)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1995, ano em que Fernando Henrique Cardoso assumiu o governo, quando os movimentos organizados da sociedade civil lutavam junto ao Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o governo apresenta um Projeto de Emenda Constitucional (PEC 233/95), que resultou na aprovação e promulgação, em 12 de setembro de 1996, da Emenda Constitucional nº 14 (EC 14). Essa Emenda criou, no Âmbito de cada Estado por dez anos, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF),regulamentado logo a seguir pela Lei 9424, 24 de dezembro de 1996 A Ementa Constitucional nº 14 modificou os artigos 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e deu nova redação ao artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Essa alterações foram referentes ao:
		
	 
	financiamento do sistema educacional

Outros materiais