Buscar

A-adolescência-em-Samoa-Em-Cultura-e-Personalidade-1272086

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOSSOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS A LUZ DOS CONTRASTES SAMOANOS
Margaret Mead relata que era necessário compreender o ambiente físico das adolescentes, social e a atitude em relação a crianças, em relação a sexo e a personalidade. Durante os noves meses que passou em Samoa, concentrava-se na questão..são as perturbações que atormentam nossos adolescentes consequências da natureza da própria adolescência ou da civilização? Sob condições diferentes, a adolescência apresenta-se sob outra imagem?” As meninas de Samoa passam pelos mesmos processos de desenvolvimento físico de desenvolvimento que as meninas dos Estados Unidos, porém as meninas de Samoa não passavam pelo mesmo sofrimento mental e emocional que as outras, e essa diferença era explicada pelas civilizações. “Se o mesmo processo assume uma forma diferente em dois ambientes diversos, não podemos dar nenhuma explicação em termos do processo, pois ele é o mesmo dos dois casos. Mas o ambiente social é muito diferente, e é para ele que devemos nos voltar em busca de explicação.” P.31
 O ambiente samoano torna o desenvolvimento uma questão fácil e simples, ninguém aposta muito alto, ninguém paga preços elevados, ninguém sofre em razão de suas convicções nem luta até a morte por fins específicos, não há pobreza e nem o que temer além da morte. Segundo a autora ninguém se apressa e nem é punido por se desenvolver devagar. Em vez disso os talentosos são contidos até que os mais lentos acompanhem. A criança Samoana também não enfrenta nenhum dilema relacionado a sexo, ou pressão para fazer algo importante, pois é algo natural na cultura deles “Sexo é uma coisa natural, agradável; a liberdade com que ele pode ser desfrutado é limitada por uma única consideração: status social”. P.35, as relações sexuais não carregam um ônus de forte ligação, o casamento é movido por consideraçoes economicas e sociais, podendo ser rompido facilmente, sem nenhum abalo sentimental. Em Samoa crianças maiores cuidam das menores e são punidas pelo que essas crianças menores fazem de errado. As crianças menores geralmente crescem egoístas e desobedientes. No entanto, quando elas fazem sete ou oito anos são elas que têm de tomar conta de outras crianças e é assim que adquirem responsabilidade.
Além disso, a criança samoana é tratada igual as outras, não há privilégios em ser o mais velho ou o caçula, ninguém é dominador e nem mimado, também, não sofrem de efeitos graves que afetariam o desenvolvimento em nossa civilização, as crianças lá não possuem uma figura paterna ou materna, são criadas em casas cheias de parentes, onde a preocupação primordial é o bem-estar, homens e mulheres adultas são dignos de confiança e obediência. 
Mead afirma que behavioristas e psicanalistas dão grande ênfase ao enorme papel desempenhado pelo desenvolvimento dos primeiros anos de vida. “As implicações dessa observação são grandes, a ausência de situações difíceis em Samoa, de escolhas conflitantes, de ocasiões em que medo, dor ou ansiedade são extremamente aguçados, explicara em grande media a ausência de desajustamento psicológico.” P.40 Por fim a autora conclui “Em todas essas comparações entre Samoa e a cultura americana, muitos aspectos são uteis apenas para lançar um holofote sobre nossas próprias soluções, ao passo que em outros é possível encontrar sugestões para mudanças...compreendendo que nossos meios não são inevitáveis e nem ordenado por Deus, mas fruto de uma longa e turbulenta história.”

Outros materiais