Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNINASSAU
EAD PEDAGOGIA
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
PROFESSOR AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM
ALUNA ANA CAROLINA NOIA VITA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Em 2014 o PNE (Plano Nacional da Educação), em uma das suas metas, definiu sobre a produção da Base Nacional Curricular Comum BNCC. Essa foi à primeira reforma lançada pelo governo Temer. Apesar de os gastos públicos por aluno terem se multiplicado por quatro nos últimos 15 anos, o ensino médio é a etapa mais problemática do sistema educacional brasileiro. Os alunos apresentam altas taxas de evasão escolar e baixos índices de aprendizagem. Um em cada quatro alunos desse ciclo de ensino está com mais de dois anos de atraso escolar, segundo o Censo Escolar de 2016, divulgado no mesmo dia da sanção da lei.
O projeto de reforma proposto por Temer contou com o apoio generalizado de pedagogos e especialistas em educação básica.
A principal mudança é a divisão do currículo do ensino médio em duas partes: 60% para disciplinas comuns a todos os alunos e 40% para que aprofundem seus conhecimentos em uma área de interesse, entre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Formação Técnica Profissional. Somente português e matemática serão obrigatórios nos três anos do ensino médio. E, para toda a rede, a carga horária aumentará gradativamente das atuais 800 horas anuais para 1.400 horas.
Acredito que são inúmeros aspectos a serem debatidos buscando fundamentação nas quais o alvo seja o resultado positivo no ensino/aprendizagem. Acho muito forte a ideia de escola como programa de ascensão social e inserção laboral. Pois as novas propostas convergem para a aprendizagem ativa, menos expositiva, trabalhando o conceito de aprendizagem construído desde o diálogo do saber no qual o aprendiz reconhece o fim e a aplicabilidade do aprendizado. Essas propostas contemplam um forte potencial para impactar de forma positiva na sociedade, porém, questiono a maneira como será ofertada e aplicada, penso que é imprescindível estrutura física para adotar os novos paradigmas; estrutura essa precária, de difícil e onerosa solução.

Outros materiais