Buscar

Sistema Genital Feminino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Genital Feminino
Anatomia Humana
Professor Ricardo Miranda
Equipe:
Sistema Genital Feminino
O aparelho genital feminino é formado pelos órgãos genitais internos e externos. 
Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero.
Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.
Dayse
Sistema Genital Feminino
O sistema reprodutor feminino, além de produzir os hormônios sexuais e gametas, é o receptáculo da fecundação. É no seu interior que o feto se desenvolve por nove meses.
Dayse
Órgãos Internos
A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante.
A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. 
A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozoides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
Vagina 
Savio
Útero
O útero é um órgão oco com forma e tamanho semelhantes a uma pera. Suas paredes internas são revestidas pelo endométrio, que cresce durante o ciclo ovulatório, descamando-se ao final dele (quando não ocorre gravidez), sendo eliminado como fluido menstrual. A parede uterina tem 2,5 cm de espessura e é composta por músculos que se dilatam durante a gravidez. O útero tem uma porção mais estreita chamada de colo uterino, que tem consistência mais firme que o restante do órgão e comunica-se com a vagina por uma pequena abertura, que se dilata, permitindo a passagem do bebê.
Fundo do útero:  região próxima das ligações com as tubas uterinas.
Corpo:  porção superior do útero;
Istmo do útero:  porção que se estreita logo abaixo do corpo;
Colo do útero:  região onde o istmo encontra a vagina e possui forma cilíndrica;
Óstio:  é a abertura do útero na vagina;
Raissa
Tuba Uterina
Tuba uterina é um tubo par que se implanta de cada lado no respectivo ângulo latero-superior do útero, e se projeta lateralmente, representando os ramos horizontais do tubo.
Esse tubo é irregular quanto ao calibre, apresentando aproximadamente 10cm de comprimento.
A parte uterina é a porção intramural, isto é, constitui o segmento do tubo que se situa na parede do útero.
Istmo:  porção medial, de calibre menor, que se abre o útero;
Ampola:  região onde ela sofre a curvatura para encontrar o ovário, onde ocorre a fecundação;
Infundíbulo:  é a extremidade distal de cada tuba, parecendo franjas.
Essas franjas têm o nome de fímbrias da tuba e das quais uma se destaca por ser mais longa, denominada fimbria ovárica.
Thaisa
Ovários
São as gônadas femininas, os órgãos sexuais primários, produzem os hormônios sexuais femininos (estrógeno e progesterona) e os ovócitos secundários (células que se tornam óvulos, caso haja fertilização). Os ovários possuem o tamanho aproximado de um azeitona.
A progesterona é libertada, principalmente, pelo corpo lúteo. Ele funciona com estrogénio para preparar o revestimento do útero para a implantação de um óvulo fertilizado. Ela também ajuda a preparar os seios para a liberação do leite. 
O estrogênio é produzido pela óvulos crescente e pelo corpo lúteo. Isto ajuda a prevenir o desenvolvimento de muitos óvulos. O estrogênio também ajuda a desenvolver e manter muitas das estruturas reprodutivas femininas.
elayne
Órgãos Externos 
Vulva
A genitália feminina externa é chamada de vulva. Normalmente sua região mais externa é coberta com pelos.
É formada pelos grandes lábios, que envolvem duas pregas menores, chamadas de pequenos lábios e que protegem a abertura vaginal e circundam o clitóris. São altamente vascularizados.
O clitóris é um pequeno órgão, altamente sensível e corresponde a glande do pênis e é formado por tecido erétil.
Períneo feminino: É a região externa entre a vagina e o ânus.
Bia
Seios (ou mamas)
Órgãos formados por dois tipos de tecido (glandular e gorduroso). Os seios começam a se desenvolver na adolescência, pela ação dos hormônios femininos. Também por essa ação, durante o ciclo menstrual eles podem aumentar de volume e tornam-se mais sensíveis, alguns dias antes da menstruação. Durante a gravidez, eles crescem, preparando-se para produzir leite (que ocorre após o parto).
A mama feminina é constituída por lóbulo e ductos. Na parte externa pelo mamilo e aréola.
Dayse
Doenças Relacionadas
Câncer de colo de útero 
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
Dayse
Endometriose
Endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.
Essa formação de tecido ectópico normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, esses crescimentos também podem ocorrer em outras partes do corpo.
A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa quando a menstruação regular inicia.
Raissa
Câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Stefani
Tricomoníase
A tricomoníase é uma infecção na vagina ou trato genital masculino causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Pode ser assintomática ou causar uretrite e vaginite, ocasionalmente cistite, epididimite ou prostatite.
Savio
Clamídia
Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Ela pode ser transmitida via contato sexual anal, oral ou vaginal e pode também ser congênita, ou seja, pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez. É a DST mais comum em todo o mundo. Essa DST muitas vezes é silenciosa e pode afetar tanto homens quando mulheres, não tem tratamento difícil. Mas, se não receber a devida atenção, pode desencadear problemas mais graves de saúde.
Bia
Sífilis
Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum.
A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.
thaisa
Estágios da Sífilis
Sífilis primaria: Uma única ferida chamada cancro aparece no início, ou estágio primário. Algumas vezes mais de uma ferida aparece. O tempo entre a infecção e aparecimento do cancro varia de 10 a 90 dias. O cancro é geralmente duro, arredondado, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a infecção entrou no organismo, como vulva, vagina, cérvix, lábios, ânus ou outras partes do corpo. Na sífilis primária a doença pode ser passada para outros através do contato com o cancro durante a
relação sexual. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara com ou sem tratamento. Se infecção não for tratada ela evolui para o estágio secundário. 
A sífilis secundária: pode começar quando o cancro está sarando ou algumas semanas depois que ele sarou. Sífilis secundária tipicamente começa com uma erupção de pele em uma ou mais áreas do corpo. Outros sintomas que podem aparecer na sífilis secundária incluem:
Erupções cutâneas com pontos avermelhados tanto nas palmas das mãos quanto nas solas dos pés.
Feridas na garganta, boca ou cérvix.
Sífilis Segundaria: Glândulas inchadas.
Garganta dolorida.
Perda de cabelo.
Dor de cabeça.
Dores musculares.
Perda de peso.
Cansaço.
Thaisa
20
Estágios da Sífilis
Estágio latente: O estágio latente da sífilis começa quando os sintomas dos estágios primário e secundário desaparecem. O estágio latente da sífilis pode durar muitos anos. Durante esse estágio a infecção está no corpo embora não ocorram sinais nem sintomas dela. Algumas vezes os sintomas da sífilis secundária retornam. Se isso acontecer, a sífilis pode ser transmitida para outras pessoas até que os sintomas sumam novamente. Sem tratamento a doença pode, em algumas pessoas, avançar para sífilis terciária.
A sífilis terciária: Na sífilis terciária a doença pode danificar os órgãos do organismo, incluindo o cérebro, nervos, olhos, coração, vasos sanguíneos, fígado, ossos e articulações. Esses danos podem ocasionar problemas nos nervos, paralisia, cegueira, demência, e outros problemas de saúde. Algumas pessoas podem até morrer. A pessoa só chega à sífilis terciária se não receber tratamento anteriormente.
Elayne
Herpes Genital
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) transmitida por vírus e que ataca a pele ou as membranas mucosas dos genitais. A transmissão de herpes genital por ambos os vírus acontece principalmente via contato sexual desprotegido.
Raissa
Prevenções
Exame Papanicolau
O Papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. Cada vez mais há estudos que comprovam a importância dele. O mais recente, divulgado dia 9 de janeiro pela revista Science Translational Medicine, aponta que o teste poderá detectar até câncer de ovário e câncer de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças. 
Também chamado de Citologia ou Colpocitologia Oncótica, o exame é poderoso e ao mesmo tempo simples - consiste na coleta de material do colo do útero com uma "colher de raspagem". 
dayse
Uso de Preservativo
Use camisinha - ou um preservativo de poliuretano em caso de alergia ao látex. Use-o corretamente cada vez que tiver relações sexuais. Isso vale para o sexo vaginal, oral ou anal. Outros métodos, como pílulas anticoncepcionais, ou injeções contraceptivas, diafragmas e preservativos naturais (às vezes chamados de preservativos de pele de cordeiro) não irá protegê-lo de doenças sexualmente transmissíveis.
Savio
Como realizar a prevenção do câncer de mama?
O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de autocuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.
Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.
dayse
Mamografia
A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.
dayse
Gravidez ectópica
raissa
Gravidez ectópica
Esse problema ocorre quando o embrião se desenvolve fora da parte interna do útero. Ele pode se alojar nos ovários, no colo do útero e até no peritônio (camada que reveste os órgãos intra-abdominais), mas a maioria dos casos ocorre nas tubas uterinas. 
Conforme a gravidez se desenvolve, surgem dores e sangramento, e, se a situação não for identificada, a trompa pode se romper, provocando hemorragia interna. 
Sondagem Vesical
Stefani
Sondagem Vesical
A sondagem vesical serve para o esvaziamento da bexiga proporcionando conforto imediato para pacientes com disfunção na eliminação da urina.
A sondagem vesical pode ser usada para duas finalidades: a Sondagem Vesical de Alívio, utilizada para esvaziamento imediato da bexiga sem a permanência da sonda, que após o procedimento é retirada; e a Sondagem Vesical de Demora, que é instalada e deixada pelo tempo estipulado pela equipe médica conforme a abordagem terapêutica adotada.
Sondagem Vesical de Alívio
O procedimento de sondagem vesical de alívio é simples: introduz-se uma sonda, cateter estéril de sondagem pela uretra, até chegar à bexiga; imediatamente a urina é expelida causando sensação de conforto e alívio; cessada a drenagem da urina, retira-se o cateter e se despreza o material.
Após a sondagem vesical de alívio alguns cuidados devem ser observados:
A introdução do cateter causa microlesões no canal da uretra, quando ocorrer a passagem da urina após este procedimento pode causar pequeno desconforto e/ouardência.
Redobrar o cuidado com a higiene íntima (região perianal).
Observar alterações locais ou sintomas como dor, febre, secreções, vermelhidão(hiperemia) local; comunique à Equipe Enfermagem e à Equipe Médica que lhe acompanha.
Sonda Vesical de Demora
A Sondagem Vesical de Demora é um procedimento invasivo que deve ser prescrito dentro de uma estratégia terapêutica ou em casos especiais de problemas renais diagnosticados. Como todo procedimento invasivo, é indispensável a prescrição da equipe médica para a realização da Sondagem Vesical de Demora.
Nunca tracionar a sonda, ela pode sair de posição dentro da bexiga trazendo risco de lesionar a uretra e ocorrer extravasamento da urina pela uretra, podendo ocorrer complicações no tratamento.
Obrigado pela Atenção!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais