Buscar

Questões Discursivas TCA Controladoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva - Controladoria
1/5 A controladoria estratégica parte da necessidade de adicionar aos sistemas empresariais, informações estritamente estratégicas, centradas na visão da organização com um sistema aberto. Desse modo um sistema de informação gerencial deve fornecer informações para todos os tipos de estratégias, de acordo com as perspectivas de informações contábeis:
Com base no conteúdo da disciplina, quais os tipos informações gerenciais, são necessárias para atender as perspectivas de informações estratégicas da “contabilidade para a estratégia corporativa?
Informações de custos, finanças, gerenciamento e controle.
2/5 A controladoria, em conjunto com a alta administração atua no apoio à tomada de decisão, na formulação e implementação de estratégias, cabendo-lhe a tarefa de traduzir o plano estratégico em medidas operacionais e administrativas: 
Com base no conteúdo da disciplina, explique como a controladoria pode atuar na determinação da estrutura do ativo.
Através das decisões tomadas pelo controller, o impacto na estrutura do ativo poderá ser negativo caso o controller tome uma decisão errada, já se ele acertar na decisão o impacto na estrutura do ativo será positivo 
3/5 “A Lei Sarbanes-Oxley – SOX veio estabelecer critérios de controle rigorosos para assegurar às partes interessadas o acesso a informação adequada, assim como punições rigorosas para casos de fraude, no intuito de enfatizar a importância, agora prevista em lei, de elevados padrões éticos:
Considerando a promulgação da Lei SOX, discorra sobre as mudanças que fomentaram um maior nível de controle nas organizações.
Restrição do trabalho das empresas de auditoria; 
Aumento das penalidades criminais para os empresários e executivos que cometam irregularidades; 
Elevação do grau de responsabilidade dos diretores de empresas públicas com ações em bolsa, no que tange à divulgação de informações; 
Instituição de novas proteções para os investidores; 
No caso dos Estados Unidos, criação de um conselho de supervisão contábil para fiscalizar os auditores da bolsa de valores mobiliários.
4/5 Os sistemas de avaliação de desempenho são conhecidos como sistema de avaliação de resultados por indicadores, existem inúmeros modelos de sistema de avaliação de desempenho, uns voltados para os resultados do desempenho econômico e financeiro por meio de indicadores chaves e outros ao gerenciamento das estratégias:
Defina avaliação de desempenho, modelo GECON e seu objetivo.
O GECON é um sistema de gestão econômica, que tem o lucro como medida de eficácia, desenvolvido por professores da USP, baseado na gestão por resultados econômicos. Tendo como objetivo avaliar o resultado econômico da organização com base em sistema de gestão e informação, onde o sistema de informação é a base do sistema de gestão. Visando não somente a eficiência, mas também a eficácia da organização.
5/5 A gestão voltada para criação de valor, tem como foco o acompanhamento do retorno sobre o capital investido e de custo médio ponderado de capital, ou seja, se a empresa está gerando, no mínimo, um lucro capaz de remunerar o capital total investido. Busca desenvolver medidas econômicas de valor que possam revelar o valor criado ou destruído para os acionistas:
Disserte sobre as medidas de “LUCRO” e “VALOR” para a tomada de decisão.
A medida do lucro é dada pela contabilidade nas demonstrações financeiras, já o valor requer medidas de desempenho focadas na geração de valor econômico agregado (EVA) e valor de mercado agregado (MVA), que têm a capacidade de geração de valor sob a perspectiva de lucro econômico
Discursiva - Teoria Contábil Avançada
1/5 A empresa ABC Industria SA, no último exercício, contratou o Sr. João Vasconcelos para desempenhar o papel de diretor corporativo. O referido diretor, para o projeto de reforma do edifício da empresa, optou por comprar materiais de construção da empresa do seu melhor amigo, mesmo pagando mais caro. No relatório de prestação de contas fornecidos para os proprietários, o Sr. João ressalta que dispendeu de esforços para que a reforma tivesse o maior custo benefício para a organização. Dada a referida circunstância, identifique o agente e o principal nesse contexto, bem como o conflito existente entre essas duas partes. 
PRINCIPAL: Empresa ABC Industria SA
AGENTE: Sr. João Vasconcelos
CONFLITO: Da agência
2/5 Na crise financeira de 1929, a contabilidade foi tida como uma das grandes vilãs. Críticos comentavam sobre a difícil tarefa de realizar uma leitura da empresa através de dados contábeis, que não seguiam padrões. Nesse contexto, surgiram abordagens que propuseram uma reformulação dos procedimentos contábeis. 
Qual era o enfoque dessas pesquisas? O enfoque da teoria normativa da contabilidade durante o período de 1960 a 1990 foi a mensuração dos ativos, impactos da inflação e o cálculo do lucro (Niyama, 2014)
Qual é a diferença de enfoque com a positivista? A corrente normativa se preocupa com a prescrição da contabilidade, já a positivista preocupa-se em explicar e prever os fenômenos contábeis 
3/5 A empresa Refloresta SA, no ultimo exercício, divulgou o balanço social, com informações relacionadas ao cuidado com meio ambiente, funcionários e sociedade. Essas informações prestadas de acordo com o regramento normativo, não são de cunho obrigatório, tendo sido divulgada deliberadamente pela organização. À luz da teoria da legitimidade, determine qual seria a possível intenção da organização com a divulgação dessa informação. 
A intenção da empresa é se legitimar perante a sociedade ser aceita pelo sistema social, ao divulgar seu balanço social a empresa busca ser vista como uma empresa ambientalmente responsável, com isso aumentando o valor de suas ações na bolsa.
4/5 De acordo com Malacriada e Yamamoto (2006) a governança corporativa dispõe de quatro conceitos já incorporados na contabilidade, a saber: disclosure, equidade, accountability e responsabilidade corporativa. Diante desta constatação, como podemos conceituar accountability?
O accountability ou a prestação de contas é o dever da organização em comunicar suas decisões de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo responsabilidade pelas informações prestadas aos stakeholders da organização.
5/5 No mercado financeiro, estudos já revelaram que as informações contábeis desempenham um papel fundamental na tomada de decisões. À luz do enfoque positivista, defina o motivo pelo qual os dados contábeis divulgados possibilitam agregar valor ao preço dos ativos na bolsa de valores.
Através dos dados divulgado o investidor terá uma visão ampla dos lucros da empresa, a confiabilidade das informações prestadas gerando segurança no investimento, já que o investidor busca maiores lucros com menor risco.

Outros materiais