Buscar

Av Topicos Especiais em Contabilidade

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0548_AV_201201619998 » TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 2012********
	Professor:
	PAULO JOSE ADENES JUNIOR
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 2,5        Nota de Partic.: 1        Data: 19/06/2015 13:52:02
	
	 1a Questão (Ref.: 201202349519)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Estrutura Conceitual Básica apresenta as CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL-FINANCEIRA ÚTIL, lá encontramos as características qualitativas fundamentais e as de melhoria, neste contexto pode-se afirmar que a alternativa que contém SOMENTE informações caracterizadas como fundamentais é:
		
	 
	Compreensibilidade e Representação Fidedigna
	
	Tempestividade e Compreensibilidade
	 
	Relevância e Representação Fidedigna
	
	Tempestividade e Verificabilidade
	
	Relevância e Comparabilidade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202348657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o artigo 176 da Lei nº 6.404/76, "ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício". Em se tratando de companhias abertas, assinale a alternativa que inclui somente demonstrações que constam do conjunto completo de demonstrações previstos no Pronunciamento 26 do CPC:
		
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos fluxo de caixa - balanço social - demonstração do valor adicionado - demonstração das mutações do patrimônio líquido.
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração do valor adicionado - demonstração do resultado abrangente - balanço social incluindo a demonstração do valor adicionado - demonstração das mutações do patrimônio líquido.
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados - demonstração do valor adicionado.
	 
	Balanço patrimonial - demonstração das mutações do patrimônio líquido - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos fluxos de caixa - demonstração do valor adicionado - demonstração do resultado abrangente.
	
	Balanço patrimonial - demonstração do resultado do exercício - demonstração dos fluxo de caixa - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201860649)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	2) Segundo o CPC 01 (R1) a melhor evidência do valor justo líquido de despesas de venda de um ativo é preço de contrato de venda firme em transação em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, ajustado por despesas adicionais que seriam diretamente atribuíveis à venda do ativo ou se o ativo for negociado em mercado ativo, o valor justo líquido de despesas de venda é o preço de mercado do ativo menos as despesas com a baixa. Estes critérios são definidos com base nas premissas do CPC 00 que determina 4 critérios de mensuração de ativos. A situação especificada do critério em pauta refere-se a:
		
	 
	Valor Contábil
	
	Custo Histórico
	 
	Valor Realizável
	
	Custo Corrente
	
	Valor Presente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201915983)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	NÃO É um dos indicadores apresentados no modelo de Balanço Social proposto pelo IBASE:
		
	 
	indicadores do corpo de funcionários.
	
	indicadores sociais internos e externos.
	 
	Indicadores econômicos internos.
	
	informações relevantes quanto a cidadania empresarial.
	
	indicadores ambientais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201860654)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ativo biológico deve ser mensurado pelo valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, EXCETO:
		
	
	Quando o valor recuperável for maior que o valor contábil
	 
	Quando o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável
	
	Quando o valor contábil for inferior ao valor justo
	
	Nos casos em que o valor justo for superior ao valor em uso
	
	Nos casos em que os fluxos financeiros sejam maiores que o valor justo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202250717)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A propósito dos Ativos Não Circulantes mantidos para a venda, julgue as assertivas a seguir e marque a alternativa correta (caso considere a assertiva correta (V) e caso não a considere correta (F)): a) O ativo colocado à venda deve ser anunciado firmemente para a venda por um preço que seja razoável em relação ao seu valor de custo; b) A venda deve ser concluída em até um ano a partir da data que o ativo foi colocado à venda; c) As ações necessárias para concluir o plano de venda devem indicar que é improvável que possa haver alterações significativas ou que possa ser abandonado.
		
	
	FFF
	
	VVV
	
	VVF
	 
	VFV
	 
	FVV
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202353207)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Pronunciamento 31 do CPC, transformado em norma contábil pelo CFC através da Resolução 1.188/09, uma operação descontinuada é um componente da entidade que foi baixado ou está classificado como mantido para venda e:
		
	 
	representa um importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações;
	
	não é uma controlada adquirida exclusivamente com o objetivo da revenda.
	
	é parte integrante de vários planos coordenado para venda de uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações
	
	não é parte integrante de um único plano coordenado para venda de uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201915988)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Que condições são determinadas pelo Pronunciamento Técnico 31 do CPC para que um ativo não circulante seja classificado como colocado à venda?
		
	
Resposta: É parte integrante de vários planos coodenados para venda de uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações.
	
Gabarito: O ativo necessariamente deve estar disponível para a venda imediata, em suas condições atuais, sujeitando-se unicamente aos termos usuais e corriqueiros para vendas de semelhantes ativos, quando negociados. Além disso, torna-se necessário o empenho, o envolvimento, da administração da empresa, em seu nível hierárquico compatível com o ativo/grupo de ativos, no plano de venda.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A sua resposta refere-se a atividade descontinuada e não às condições necessárias para que um ativo não circulante seja classificado como colocado à venda.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202250766)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os benefícios de curto prazo, conforme item 8 do Pronunciamento Técnico 33, incluem:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Participação nos lucros pagáveis no exercício, assistência médica, auxílio moradia, salários. Ordenados, salários, licença por doença remunerada, contribuição para fundo de pensão. Contribuição para fundo de pensão, participação nos lucros pagáveis no exercício, assistência médica. Participação nos lucros pagáveis no exercício, assistência médica, gratificação por tempo de serviço. Ordenados, salários, licença por doença remunerada, gratificação por tempo de serviço.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Sem resposta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201875420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos benefícios a empregados podemos afirmar: I. Um passivo deverá ser reconhecido no momento em que o empregado presta o serviço em troca dos benefícios a serem pagos pela empresa no futuro. - II. Uma despesa, deverá ser apropriada no momento em que a empresa se vale do benefício econômico proveniente do serviço recebido do empregado. - III. Antigamente não havia a obrigatoriedade dese reconhecer a existência de passivos ou a apropriação de despesas, por parte das entidades patrocinadoras, fato que mudou com a edição do Pronunciamento Técnico 33 (R1) do CPC, aprovado em Dezembro de 2012.
		
	
	Apenas a alternativa III está incorreta
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
Observação: Eu,********************, estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 19/06/2015 13:58:59

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes