Buscar

Programa de necessidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Secretaria de Educação – SEDUC
E.E.E.P. Jaime Alencar de Oliveira
Desenhos de Interiores
Curso: Desenho de Construção Civil
Professor: Ricardo Diógenes
Aluna: Fernanda Gabrielle Alcântara Pinho Serpa, nº 16.
                     PROGRAMA DE NECESSIDADES
 Programa de necessidades é o primeiro passo para o desencadeamento do processo de projeto, porque trata das condições que devem ser observadas ao longo do processo. O programa arquitetônico não descreve a forma ou seus aspectos, mas, sim, estabelece o problema a que a forma deverá responder, ou seja, ele apenas expõe as propriedades funcionais exigidas pelo contexto, pois seu objetivo é descrever o contexto do projeto, a fim de que o “problema” seja identificado e compreendido. Podemos identificar que o funcionamento adequado de um projeto está diretamente relacionado aos propósitos daqueles que o habitam e usam, assim como as suas habilidades e dimensões físicas.
 Com isso teremos que identificar os usuários ou o grupo de usuários, podendo ser mãe, pai, filhos, avô e avó. Sempre procurando agradar o gosto cada um, correspondendo com as suas faixas etárias.
 Temos também que identificar as necessidades e habilidades individuais e específicas do indivíduo, exemplo: “O pai gosta de estudar e trabalhar em locais calmos e que não tenha circulação de pessoas”, para isso o projetista terá que pensar em um local, podendo ser um escritório, para que ele possa estudar e trabalhar tranquilamente. As necessidades e habilidades específicas do grupo poderá ser um espaço onde todos os indivíduos possam passar a usar, como por exemplo, uma sala de vídeo onde todos possam assistir a um filme ou a uma série.
 Com as necessidades territoriais teremos o setor social composto por varanda, sala de estar, sala de jantar, sala de televisão, lavabo. Esses ambientes são para atividades básicas de convívio social entre os membros da família e com outras pessoas. Setor intima concentra as atividades de intimidade da casa com suíte do casal, quarto dos filhos, quarto das visitas e banheiro social. Setor de serviço onde atende as necessidades de serviço da casa como copa, cozinha, área de serviço, quarto da empregada, banheiro de serviço, garagem e varanda.
 O projetista terá que avaliar os objetos de preferência, suas cores favoritas, locais especiais e interesses especiais. Podendo pensar em iluminação natural, vistas e ar fresco para obter uma economia de energia. Ele também determinará os móveis e equipamentos para cada atividade e local tais como assentos, mesas, superfícies de trabalho, unidades armazenagem e acessórios. Terá que identificar outros equipamentos especiais necessários como iluminação, eletricidade, mecânica, tubulações.
 Para estabelecer exigências de qualidade para os acessórios terá que apresentar conforto, segurança, variedade, flexibilidade, estilo, durabilidade e sustentabilidade. Tendo que desenvolver leiautes possíveis tais como agrupamentos funcionais, leiautes personalizados e flexíveis.
 Com o planejamento de espaço é normalmente empregado para transferir à tarefa de planejar e projetar espaços de grande escala. Os projetistas estudam as necessidades dos clientes, as atividades dos usuários e analisam as exigências espaciais. E com os resultados são então utilizados no projeto de arquitetura de uma nova construção. 
Para documentar o espaço existente ou proposto é preciso tirar as medidas, desenhar as plantas baixas, cortes e elevações, para melhorar o dimensionamento do local é muito bom fotografar o espaço existente.
Temos que analisar o espaço podendo observar a orientação solar e condições do terreno do local, a escala e proporção do espaço, a localização das portas, pontos de acesso e percursos de circulação que são sugeridos, as janelas possibilitando a iluminação, vistas e ventilação que elas proporcionaram.
E observar as exigências dimensionais necessárias de espaço e agrupamentos de moveis, para isso tem que possibilitar um agrupamento funcional de moveis, a movimentação dentro das áreas de atividades e entre elas o numero de pessoas atendidas e as distancias sociais e interações apropriadas.
Para um sentindo de mais amplo, todos os designs e arquitetos de interiores estão envolvidos com o planejamento e leiautes de espaços internos, sejam pequenas ou grandes residências ou pontos comerciais. As características desejadas, apropriadas ao contexto espacial e compatíveis com as necessidades ou desejos do cliente, sejam elas sensação do ambiente, estilo, grau de fechamento espacial, conforto, segurança, iluminação, cor, texturas, desempenho acústico, elétrico, flexibilidade e duração estimada de uso.
Com as relações entre atividades adequadas quando o uso ao espaço temos que observar as atividades que devem estar intimamente relacionadas, quais atividades que podem estar isoladas por vedações ou pela distancia, o grau de acessibilidade necessário e se à exigências de proporções especificas.

Outros materiais