Buscar

Atividade discursiva_Mauricio_Alessandro_Felix

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundição e Processos siderúrgicos
ATIVIDADE DISCURSIVA – U4 SEÇÃO3
Aluno: Mauricio Alessandro Felix – RA 90452763991
Tema
Para o caso da moldagem em areia seca, as areias de fundição devem ser misturadas com aditivos orgânicos, para que após a secagem em estufas ou ainda por processos em que a cura ocorre a frio, o molde possa se constituir de características como maior rigidez, melhor forma geométrica e precisão dimensional e também em alguns casos, a possibilidade de produção de volumes maiores de peças fundidas.
Diante do exposto, explique porque é comum dizer que tanto o molde quanto o modelo não são permanentes no processo por cera perdida.
Desenvolvimento
Na fundição no caso do processo de moldagem em areia seca, as areias de fundição devem ser misturadas com aditivos orgânicos, para que após a secagem a temperaturas controladas em estufas ou ainda por processos em que a cura ocorre ao tempo (processo denominado a frio), o molde constitui de características rígidas, de forma geométrica e precisão dimensional melhores, também a possibilidade de produção de volumes maiores de peças fundidas.
Para a confecção dos moldes são utilizados modelos produzidos em cera a partir de uma matriz metálica por uma cavidade com o formato e dimensões da peça desejada. 
A cera derrete com o calor, ficando líquido para ser injetada dentro da matriz para formar os modelos. Através de uma pasta ou lama refratária feita com sílica ou zirconita vira uma areia muito fina, com um aglomerante faz uma mistura feito com água, silicato de sódio, ou silicato de etila. 
Em contato com o ar essa lama endurece nela mergulha o modelo de cera ou plástico. 
O molde rígido forma-se quando a lama endurece em volta do modelo. Após o endurecimento da pasta refratária, o molde é aquecido, o modelo der retido e a confecção dos moldes destruído. 
Através casca enrijecida e formado o molde propriamente dito, vazando o me tal líquido o molde passa ser inutilizado assim que a peça se solidifica, esse processo pode ser chamado de fundição por moldagem em cera perdida, ou seja, sendo a lama endurecida em volta do modelo forma-se um molde rígido após esse endurecimento da pasta refratária o molde é aquecido e o modelo derretido e sendo assim destruído. 
						
						Pelotas, 21 de Abril de 2.019

Outros materiais