Buscar

piaget experimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento da Infância e Juventude
Relatório sobre experimentos de Piaget
Segundo os estudos de Piaget, no período pré-escolar, as crianças começam a trabalhar com símbolos e isso afeta a visão delas sobre o mundo, porém ainda não conseguem raciocinar claramente. Enquanto os esquemas figurativos crescem de forma rápida, os esquemas operacionais se desenvolvem de forma lenta, consequentemente a criança tem dificuldade em tirar conclusões válidas para problemas lógicos.
Dessa forma, Piaget caracteriza a fase pré-operacional da criança como um período de pensamento rígido, capturado pelas aparências e ligado à perspectiva própria da criança, pois ela acha que todos enxergam o mundo da mesma maneira que ela. O foco da criança pré-escolar na aparência dos objetos é um ponto importante da teoria de Piaget, pois caracteriza um estudo feito por ele sobre a Conservação.
“Conservação é o entendimento de que a quantidade de uma substância permanece a mesma ainda que sua aparência mude.”. A técnica aplicada por Piaget no estudo da conservação consiste em apresentar objetos iguais em proporções iguais e modifica-los depois, sendo deformando-os ou afastando-os, criando uma ilusão para a criança de que o objeto mudou e, assim, ela conclui que, depois de mudá-los, não há mais a mesma quantidade.
Assim, foi necessário fazer uma sequência de experimentos com uma criança de idade entre três a quatro anos para observar suas reações. Desse modo, foram utilizadas quatro atividades para os diferentes tipos de conservação. Assim, para a Conservação de Número foram utilizados doze balas divididas em dois grupos de seis, onde, primeiramente, cada grupo formava um círculo, sendo os dois de tamanhos proporcionais. Depois fez-se a transformação em um grupo de balas, afastando umas das outras, criando uma ilusão de que quanto mais o círculo ficava afastado, maior o número de balas e, assim, a criança acreditou.
Para o experimento de Conservação de Líquido foram utilizados copos iguais com a mesma quantidade de líquido, no caso um suco. Para a transformação, substituiu-se um dos copos para um recipiente mais comprido contendo a mesma quantidade de suco. Assim, após a transformação, a criança passou a achar que o recipiente mais comprido tinha mais líquido.
Dessa forma, para o experimento de Conservação de Massa foram utilizados duas massinhas de modelar. Inicialmente as duas estavam em formato de bola. Para a transformação, foi necessário deformar uma das massinhas para que ela ficasse em formato cilíndrico. Assim, a criança afirmou que, após a transformação, a massinha de formato cilíndrico era maior, ou seja, tinha mais massa do que a de formato circular.
E, por último, para o experimento de Conservação de Área foram utilizadas imagens de uma vaquinha em um pasto com graminhas para comer, sendo as duas imagens iguais. Depois, para a transformação, mudou-se as graminhas de lugar de uma das imagens. Desse modo, a criança afirmou que a vaquinha que tinha graminhas espalhadas tinha maior quantidade de graminhas do que a outra.
Dessa forma, foi possível vivenciar os experimentos de Piaget para um melhor aprofundamento na disciplina, observando como funciona o entendimento das crianças para com o mundo ao seu redor.

Outros materiais