Buscar

AP 1 2018 1 PTCCGabarito Comentado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
NOME DA DISCIPLINA
	
	Profa. Coordenadora: Maria da Gloria de Faria Leal
	Data: 
	Tutoria à Distância: Ana Carolina Prado Marques
	Pólo:
	Aluno (a):
	Período:
	Mat.:
	
Avaliação Presencial – 1
AP 1
Descreva o processo de desenvolvimento da sua Proposta de Estudo ou Pré-projeto de TCC. Os itens obrigatórios a serem aqui tratados são: tema escolhido, propósito central da pesquisa, fontes consultadas e facilidades/dificuldades encontradas para a elaboração da AD 1. (Ver Aula 7/V: 5,0)
As descrições devem reunir explicações sobre : como foi feita a escolha do tema (V: 1,0) e a definição do propósito central de pesquisa (V:1,0); como as fontes de consulta foram identificadas (V:1,0) e quais facilidades/dificuldades (V:2,0) foram encontradas para elaboração do pré-projeto de TCC. 
II.Tome por base o Resumo transcrito abaixo para elaborar uma citação direta e uma citação indireta de acordo com as regras da ABNT. Segue uma breve descrição do Resumo.
O Resumo escolhido foi retirado da página três de um TCC desse Curso, que contou comigo como orientadora e com a docente Thaís Costa da Silva como co-orientadora. Foi apresentado em auditório do CEFET/RJ para a banca examinadora em dezembro de 2015, conquistando elogios especiais. Tatiele Cristina de Oliveira Gonçalves é a autora deste artigo intitulado A gastronomia e a cultura como atrativos histórico-culturais nas festividades da região serrana do Rio de Janeiro.
Agora, leia com atenção o Resumo em seguida para elaborar uma citação direta e uma citação indireta nos espaços indicados mais adiante. Utilize as regras da ABNT !
RESUMO:
Este trabalho apresenta o contexto histórico e cultural do turismo, enfatizando a relação entre cultura e gastronomia desde os antepassados. Mostra que a gastronomia está diretamente inserida no turismo e envolve outros elementos concernentes ao planejamento turístico como desenvolvimento econômico local, hospedagem, atrativos turísticos, e, principalmente, a gastronomia. Como a alimentação é uma necessidade básica, o turista durante as visitações estará experimentando a cozinha local e, por extensão, estabelecendo contato com a cultura. Com isso, os festivais gastronômicos constituem-se em ferramentas para a atratividade turística local, tanto para moradores da localidade, quanto para turistas que estão visitando a cidade, e, até mesmo, para os que vieram exclusivamente para participar do festival. Este artigo se desenvolve a partir de estudos sobre os festivais da cidade de Petrópolis, tanto culturais, quanto gastronômicos. Esses festivais possuem potencial turístico expressivo, pois contribuem para a movimentação da economia, geram empregos, aumentam a ocupação hoteleira e além de tudo isso, são uma forma de prestigiar a cultura local e os imigrantes e descendentes que formaram a cidade, não deixando que toda essa memória se apague. Como exemplos desses festivais destacam-se: a Bauernfest, Petrópolis Gourmet, Serra Serata, entre outros que ocorrem na cidade imperial.
Palavras-chave: Turismo Gastronômico; Patrimônio Cultural. Festivais; Petrópolis.
II.1Elaboração da citação direta. (Ver Aula 3/ V:2,0)
Por exemplo: Conforme Gonçalves (2015, p.3), “a gastronomia está diretamente inserida no turismo e envolve outros elementos concernentes ao planejamento turístico [...]”.
II.2Elaboração da citação indireta. (Ver Aula 3/ V:2,0)
Por exemplo: Os festivais gastronômicos representam importantes atrativos turísticos, pois atendem aos visitantes e aos moradores. Os festivais valorizam a cozinha local, desvendando aspectos dos costumes, das raízes históricas e articulam-se com o segmento do turismo cultural (GONÇALVES, 2015). 
III.Explique a importância das citações para os trabalhos acadêmicos. (Ver Aula 3/V:1,0)
As citações servem de evidências, de provas, que validam as declarações dos trabalhos acadêmicos, facilitando a aceitação dos estudiosos.

Outros materiais