Buscar

Revisão AP 1 Turismo e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão AP 1 – Turismo e Sociedade
A prova é elaborada pelo(a) professor(a)-coordenador (a) da disciplina e corrigida pelo tutor(a) a distância da disciplina.
ATENÇÃO: 
Geralmente, o que não impede que o (a) professor(a)-coordenador(a) da disciplina faça diferente, o conteúdo da  AP 1 de Turismo e Sociedade costuma ser o livro 1 da apostila impressa, ou seja, Aulas de 1 a 11. 
Os tipos de questões são divididos em: objetivas (relacionar coluna A/B, marcar afirmativa(s) correta(s) ou incorreta(s), falso ou verdadeiro, etc.), e discursivas (analise criticamente..., com base no conceito X ..., etc.). Ou somente objetivas ou discursivas. 
Baseadas nos conteúdos das aulas: 
Aula 1
Campo de estudo da Sociologia. 
A importância da abordagem sociológica para o estudo do turismo. 
Revolução industrial, sociedade moderna e industrial. 
Aula 2
A contribuição do Positivismo para a Sociologia.
O Positivismo como a primeira corrente teórica do pensamento sociológico que estabeleceu conceitos, formulou uma metodologia de investigação e definiu a especificidade do estudo científico da sociedade, atribuindo assim um espaço próprio à Sociologia.
Aula 3
Durkheim - Fatos Sociais.
Os fatos sociais como “coisas”, isto é, realidades exteriores e objetivas passíveis de observação, mensuração e comparação com imparcialidade d da verdadeira ciência. 
O indivíduo é dominado por essa consciência coletiva e que a mesma não resulta da soma das consciências individuais, mas emerge do existir em sociedade. 
Os aspectos do turismo que constituem um fato social como, por exemplo, a língua e o sistema econômico praticado no destino turístico, visto que são comuns à maior parte da sociedade receptora e exercem uma coerção indireta sobre os moradores e visitantes. 
Émile Durkheim: o primeiro grande teórico da Sociologia, na medida em que definiu com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa ciência. 
Conceitos fundamentais na Sociologia como os fatos sociais, a consciência coletiva, assim como os tipos de solidariedade (mecânica e orgânica), destacando ainda a contribuição de um deles para a compreensão dos processos sociais ligados ao turismo.
Aula 4
Weber – Ação Social.
Tem como foco fundamental é sempre o indivíduo dotado de vontade que escolhe entre alternativas de ação circunscrita por condições histórico-culturais. E é a ação social desempenhada por este indivíduo o objeto de estudos e investigação da Sociologia. 
Aação social é orientada pelas ações dos outros, as quais podem ser: passadas, presentes ou esperadas como futuras. Mas nem toda classe de contato entre os homens tem, necessariamente, caráter social. 
Os aspectos do turismo que constituem ação social, como, por exemplo, às ações e relações sociais provocadas pela prática do turismo, especialmente aquelas que estabeleçam ou envolvam condutas compartilhadas entre visitantes e moradores do destino. 
Max Weber: o objeto da sociologia weberiana, a ação social (definida como uma conduta humana dotada de sentido), suas diferentes formas ou categorias (em relação a fins, em relação aos valores, as afetivas e as tradicionais) e ainda evidenciar a distinção entre ação social e relação social.
Aula 5
Marx – Modos de Produção.
Tem como foco fundamental a concepção materialista da historia as condições materiais de existência do homem (tanto aquelas já encontradas como as produzidas por sua própria ação) formam a base de todas as suas relações.
O conjunto das relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, sobre a qual se levanta a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. A atividade própria da consciência é a produção de representações. E o ponto de partida destas representações advém da produção concreta da vida
Os aspectos do turismo que constituem modo de produção como, por exemplo, as contradições e incoerências ligadas ao modo de produção capitalista na operação do turismo num contexto meramente mercantil podem aprofundar as desigualdades e os conflitos sociais. 
Contradições e incoerências ligadas à dinâmica do turismo, ponderando que o turismo ainda constitui prática comum das classes privilegiadas e que os benefícios gerados pela atividade ainda não contribui para uma maior equidade entre as diferentes camadas sociais e regiões.
Karl Marx: apresenta o materialismo histórico e a dialética, como pressupostos básicos de seu método de interpretação e análise dos fenômenos sociais, e o conceito de classe social, evidenciando a contribuição dos mesmos para o reconhecimento das contradições da sociedade capitalista.
Aula 6
Sociabilidade e socialização. Diferenças entre ambas
Processo social, interação social e o turismo.
Processos sociais associativos e dissociativos. 
Aula 7
Status social, papel social, estrutura social. 
Mudanças sociais, transformações sociais e relações sociais. 
Aula 8
Valores, normas e controle social. 
Papel dos Valores e das normas sociais para a manutenção da cultura e da sociedade.
Regulamentação do comportamento por valores e normas sociais. 
Aula 9
Anomia e mudança social. 
Durkheim e Merton e a noção de Anomia.
Fatores de mudanças sociais, diferença entre mudanças sociais e culturais. 
Mudança social e o turismo. 
Aula 10
Estrutura, sistema e organização social, diferença entre elas. 
Escolas da Antropologia. 
Principais modos de produção. 
Aula 11
Estratificação social. 
3 tipos de estratificação social: econômica, política e profissional.
3 camada ou estratos sociais: castas, classes sociais e estamentos/estados.
Divisão da sociedade e classes sociais.
Mobilidade Social vertical e horizontal.
Está é apenas uma sugestão de roteiro de estudos da tutora presencial atual da disciplina, não havendo qualquer informação passada pelo (a) professor(a) -coordenador (a)da disciplina.
ORIETAÇÕES PARA OS DIAS DE PROVAS
Calendário de Provas disponível na plataforma no menu Informações Acadêmicas.
Horários das Provas : Manhã: 9h 30min às 12h. Tarde: 13h 30min às 16h.

Outros materiais