Buscar

AV CONSULTORIA INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

:  » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	
	 1a Questão (Ref.: 201307100904)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É incorreto afirmar que:
		
	
	Consultoria externa é realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais
	
	A Consultoria exclusiva poderá conduzir projetos especiais de mentoring no âmbito restrito de uma determinada empresa
	
	Uma possibilidade de Consultoria associada também pode ser exercida por uma rede de consultores autônomos vindo a constituir um grupo ad hoc
	 
	Existe uma variação de consultoria exclusiva que é conhecida como consultoria em network
	 
	Consultoria exclusiva é especializada em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307249803)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Área de Recursos Humanos tradicionalmente atua como prestador de serviço. Através do modelo de Consultoria Interna a ARH passou a ter uma atuação mais estratécia e mudou sua forma de atender às áreas-clientes da empresa. Atuando dentro da proposta da consultoria interna o RH passou a:
		
	
	diminuiu a quantidade de processos realizados para poder atender s quantidade maior de clientes.
	
	seleciona os clientes internos que vai antender.
	 
	atender mais rapidamente as demandas do cliente.
	 
	recebe a demanda do cliente e faz diagnostico para atender com eficácia.
	
	não questiona o cliente, atende prontamente aquilo que ele solicita.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307273870)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Chiavenato, Idalberto (2008), o conhecimento é a moeda mais valiosa do século XXI, podendo assim, ser utilizada como subsídio no alcance da vantagem competitiva. Sendo assim, assinale os fatores que compõem e que podem sofrer impactos nas organizações?
		
	
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, longo prazo, administrativo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	 
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, longo prazo, consultivo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, curto prazo, consultivo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	 
	Estratégico, burocrático, parceria, compromisso, longo prazo, consultivo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, longo prazo, consultivo, foco na atividade e no cliente e proativo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307100844)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza um destes RISCOS:
		
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho.
	
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial, o consultor interno conhece e tem maior chance de resolver com presteza e agilidade.
	
	A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar os sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	 
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307273998)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Carla Uchoa, em seu texto publicado no site da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, "O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações." Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial." Com base no processo de implantação da consultoria interna, assinale a única alternativa que não observa exemplos de fatores críticos de sucesso na implementação do modelo:
		
	
	Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno; Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo;
	 
	Criação do cargo de consultor interno de nível gerencial focado nas necessidades do negócio; Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno;
	
	Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos; Monitoramento constante e mensuração do resultado;
	 
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Crença no trabalho alternativo e sem planejamento, acreditando no processo criativo e de improviso do indivíduo;
	
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307602758)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sob a análise dos  tipos de consultoria  é correto afirmar que :
		
	 
	O consultor interno cumpre e observa as metas, os procedimentos e diretrizes da empresa.
	
	O consultor externo pertence a uma unidade que presta serviços dentro da organização.
	 
	Na natureza de contrato triangular  corre o envolvimento e interação entre consultor interno, o superior hierárquico, o cliente e ainda o chefe dos superiores hierárquicos .
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307100949)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Encontram-se dentre os objetivos da Gestão de Pessoas,exceto:
		
	 
	Desenvolver a ênfase na especialização
	
	Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho.
	
	Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
	
	Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
	
	Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307237258)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Filipe é consultor interno de RH da empresa de seguros MaisVida. Certo dia Filipe foi abordado pela assistente técnica de sinistro Carolina que queria expor-lhe alguns aspectos do seu trabalho. Carolina explicou que estava com algumas dificuldades de relacionamento com a sua chefia. Estas dificuldades estavam provocando a perda de rendimento, portanto, atrapalhando o seu desempenho. Depois de alguns minutos de relato, Filipe interrompeu Carolina dizendo que não poderia interferir no assunto, pois se tratava de algo particularentre ela e seu gestor. Um assunto pessoal que ela deveria tratar diretamente com o gestor. Carolina esclareceu que já havia feito várias tentativas de conversar expondo a ele as dificuldades de relacionamento, mas o gestor não se mostrava receptivo e, quase sempre, agia com rudeza encerrando a conversa. Mesmo com estes argumentos de Carolina, Filipe manteve sua postura e disse que não poderia se envolver. Analisando a situação exposta, verificamos que o CI de RH não agiu corretamente. Explique clara e objetivamente por que o comportamento do sr. Filipe não foi adequado e o que se busca quando, em casos como este, o CI de RH se comporta da forma correta.
		
	
Resposta: O comportamento do sr. Felipe não foi adequado, pois caberia a ele interferir na situação, facilitando a comunicação entre as partes, ajudando a solucionar o problema através de sugestões e aconselhamentos de forma discreta sem expor as partes envolvidadas.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA: em seu discurso o aluno deve ser capaz de: a) Identificar que o sr. Filipe deixou de cumprir importante atitude do CI de RH que é a parceria, a relação de ajuda que deve-se estabelecer entre o consultor e o cliente. b) apontar que o CI de RH precisa analisar e buscar em conjunto com o cliente as possíveis soluções para cada caso. c) concluir que agindo corretamente estas atitudes pretendem reduzir as distorções ou falhas nos processos (ou relacionamentos) que provocam perda de desempenho ou afetam o clima organizacional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307158867)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Todo processo de implantação de consultoria interna deve estabelecer o envolvimento e o comprometimento da alta direção. Você concorda com a afirmação? Explique.
		
	
Resposta: Concordo. O envolvimento da alta direção é de fundamental importância para o desenvolvimento do processo de consultoria interna, onde essa parceria de ajuda facilita o bom andamento das atividades a serem desempenhadas.
	
Gabarito: Para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH, é indispensável envolvimento e a participação ativa da alta direção da empresa para incentivar, validar e acompanhar o desenvolvimento do projeto de implantação da Consultoria Interna de RH. Nisto reside a importância decisiva do poder e do exemplo ¿de cima¿ para que haja a sinergia do processo. Em decorrência desse comprometimento a priori da alta direção, deve ocorrer a ampla divulgação prévia da implantação da Consultoria Interna de RH para reduzir os ¿ruídos¿ sobre o assunto e prevenir a constante resistência às mudanças.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu ao esperado na questão.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307100926)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas empresas ainda permanecem mantendo o antigo modelo de administração de pessoal. Em relação a ¿concepção sobre as pessoas¿, relacione, respectivamente, as formas de: administração de pessoal,administração de recursos humanos e consultoria interna de recursos humanos:
		
	
	Triagem de currículos; conhecimento processual; know-how
	
	Alocação de acordo com as competências ; know-how; Alocação de acordo com experiência e especialização
	
	Valorização das experiências; Alocação de acordo com experiência e especialização; valorização das competências e do capital individual
	 
	Alocação de acordo com experiência e especialização;valorização das experiências;valorização das competências e do capital individual
	
	Valorização das experiências;Aplicação de testes ; entrevista por competência
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.

Outros materiais