Buscar

analise e demonstrações contabeis 1

Prévia do material em texto

Orçamento Empresarial (CON30)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443845) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10653747
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A empresa é uma instituição econômica que tem o objetivo de prover a sociedade dos produtos e serviços necessários ou desejados pelas pessoas de acordo com a sociedade onde elas vivem. No entanto, esses objetivos somente serão viabilizados se o lucro for alcançado. Assim, as atividades das empresas devem estar sintonizadas com as metas fixadas ao invés de serem realizadas de forma aleatória, isto é, necessitam ser planejadas e controladas. De modo geral, o processo orçamentário foi sendo adaptado às tendências das modernas teorias de gestão e atualmente deve apresentar algumas características. Sobre essas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Projeta o futuro da empresa no seu mercado de atuação.
II- Flexibiliza sua aplicação de modo a facilitar sua aplicação dos recursos financeiros e compreensão dos resultados.
III- Deve ter a participação direta dos responsáveis na sua elaboração, acompanhamento e análise.
IV- Precisa ter um grau de acerto aceitável dentro da realidade da empresa e do mercado.
V- É adaptado ao ciclo financeiro, o que possibilita verificar o custo X benefício dos investimentos em produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	Os gestores devem avaliar periodicamente os resultados obtidos nos processos executados em suas áreas de responsabilidade. Esse procedimento evita que determinadas tarefas sejam executadas incorretamente e gerem frustrações aos executores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que uma expectativa frustrada pode colocar em risco:
	 a)
	Toda a estrutura financeira da empresa.
	 b)
	Toda a credibilidade da empresa perante os subalternos e a sociedade.
	 c)
	Toda a credibilidade da empresa perante o governo.
	 d)
	Toda a estrutura contábil da empresa.
	3.
	O orçamento é elaborado e composto pelas mesmas pessoas que desenvolvem as atividades diárias dentro da organização. Tudo o que ocorre no pós orçamento é reflexo direto ou indireto do trabalho de todos os componentes da organização, independente de sua função. Sobre os orçamentos, analise as seguintes sentenças:
I- Tópicos como o planejamento, a execução, o controle, a avaliação das áreas de responsabilidade e a motivação das pessoas envolvidas no processo estão relacionados com a implantação do orçamento.
II- Saber identificar os custos industriais e sua interferência dentro do processo produtivo é necessário para a elaboração de um bom orçamento de produção.
III- O comportamento do mercado é reflexo direto do orçamento efetuado pelas empresas industriais e comerciais.
IV- A excelência na comunicação entre as áreas da organização é ponto primordial para a consequente excelência do resultado orçamentário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Nas empresas, em busca de melhores resultados, os profissionais envolvidos se deparam com diversas situações, como pressão por resultados, visão de curto prazo, entre outros. Isso gera influências comportamentais. Desta forma, durante a aplicação do orçamento, podemos nos deparar com situações que demandam a necessidade de uma análise aplicada sob a ótica comportamental. Com base nessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O acompanhamento, pelos gestores, da correta aplicação dos valores orçados evita a manipulação de informações nos casos em que o valor realizado pela empresa se apresenta diferente do valor orçado.
(    ) Os resultados normalmente se apresentam a longo prazo. A avaliação dos gestores pelos resultados obtidos a curto prazo pode ser ineficiente.
(    ) O planejamento orçamentário deve ser aplicado para prazos longos, preferencialmente não devem exceder ao período de dez anos.
(    ) Aumentar as expectativas de receita e reduzir a expectativa de custos gera uma visão de orçamento que beneficia o gestor. Esse é o tipo de desvio consciente no orçamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Para que um determinado objetivo possa ser alcançado, é necessário que sejam traçadas algumas metas, que devem ser seguidas durante a execução do processo. No Processo Orçamentário também devemos traçar os passos a serem seguidos durante sua execução. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra as etapas do orçamento:
	 a)
	Plano de ação - Metas - Objetivos.
	 b)
	Preparação - Apoio - Atividade.
	 c)
	Planejamento - Direção - Controle.
	 d)
	Planejamento Estratégico - Estático - Flexível.
	6.
	É importante conhecer o sistema empresa, pois esse é fundamental para o auxílio na geração das informações para a empresa e, consequentemente, contribuir para o modelo de gestão dos administradores da empresa. Sobre os subsistemas, para que o sistema da empresa tenha um bom funcionamento, analise as opções a seguir:
I- Institucional.
II- Gestão.
III- Política internacional.
IV- Social.
V- Informação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III, IV e V estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II, IV e V estão corretas.
	7.
	Para que uma empresa possa desenvolver suas atividades de acordo com a implantação de um bom planejamento, há a necessidade da utilização do orçamento empresarial. Existem diversos tipos de orçamento para serem utilizados, conforme a realidade da empresa e o seu campo de atuação. Dentre eles, há o orçamento estático. Sobre esse tipo de orçamento, analise as sentenças a seguir:
I- O orçamento estático é mais apropriado para planos com metas a serem atingidas em longo prazo.
II- É baseado a partir de um determinado volume de produção e vendas que a empresa deseja atingir.
III- Se ocorrerem mudanças no ambiente do sistema empresa, os orçamentos para um determinado período perdem sua validade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	No plano orçamentário, devemos estar atentos ao orçamento e ao processo de gestão. Em empresas de pequeno porte, a comunicação não apresenta grandes problemas, devido à centralização das decisões. Já em grandes instituições, faz-se necessária uma análise do fluxo e da dinâmica na comunicação. O que se precisa definir primeiramente quando tratamos de processo de gestão?
	 a)
	Definir o sistema contábil para apuração do resultado do orçamento empresarial.
	 b)
	Definir o sistema tributário envolvido na análise fiscal do orçamento empresarial.
	 c)
	Definir o sistema econômico do ambiente externo, que interage com o orçamento empresarial.
	 d)
	Definir o sistema-empresa envolvido na elaboração e execução do orçamento empresarial.
	9.
	As empresas necessitam elaborar as ferramentas orçamentárias para que possam melhor suprir as informações para decisão aos gestores. Para que as informações sempre sejam elaboradas com qualidade, os gestores precisam cumprir o orçamento como função administrativa. Sobre as funções administrativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
() O planejamento aborda o conjunto de metas estabelecidas pelos gestores de acordo com as ações individuais e coletivas.
(    ) A direção é compreendida como coordenar para que as ações individuais e grupais se desenvolvam da melhor forma possível.
(    ) O controle serve para avaliar e verificar se o desempenho dos resultados foi alcançado de acordo com os objetivos traçados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	Em uma empresa, os gestores devem estar preparados e capacitados de acordo com o nível do seu empreendimento e sempre fazer acontecer, tomar as atitudes necessárias para seu desenvolvimento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de Sistema Empresa correspondente a essa afirmação:
	 a)
	Empresa como Sistema Dinâmico.
	 b)
	Empresa como Sistema Fechado.
	 c)
	Empresa como Sistema Estável.
	 d)
	Empresa como Sistema Aberto.
Parte inferior do formulário

Outros materiais