Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba.
Elizangela de Souza Pereira Araújo. 171111273
Biomas Terrestres e Aquáticos. (Cap. 6)
Estudo Dirigido
Porque as plantas não aparentadas com frequência assumem a mesma forma de crescimento em diferentes partes do mundo? 
Porque elas crescem sob condições climáticas (temperatura e precipitação) semelhantes e em solos com uma quantidade próxima de conteúdo nutricional. Devido a isso, plantas não aparentadas podem adotar formas de crescimento parecidas
Quais informações a respeito de um bioma você pode obter a partir de um diagrama climático?
Conseguimos obter os padrões de temperatura e precipitação associados a determinados biomas. Os diagramas climáticos são gráficos que mostram a temperatura e a precipitação médias mensais de um lugar específico na Terra.
Porque o bioma de floresta boreal é encontrado em diversos continentes, incluindo América do Norte, Europa e Ásia
Os ecossistemas que pertencem ao mesmo tipo de bioma em diferentes partes do mundo desenvolvem uma estrutura de vegetação e funcionamento semelhantes aos dos ecossistemas, incluindo produtividade e taxas de ciclagem de nutriente, sob condições ambientais semelhantes
Quais tipos de plantas terrestres são encontrados em cada um dos quatro biomas situados nas latitudes temperadas?
Floresta pluvial temperada; os invernos amenos e chuvosos e os verões nebulosos criam condições que suportam as florestas perenes.
Floresta sazonal temperada; um bioma com condições de temperatura e precipitação moderada, dominado por árvores decíduas.
Bosque/arbusto; é caracterizado por verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos, uma combinação que favorece o crescimento de gramíneas e arbustos tolerantes às secas.
Campo temperado/deserto frio; caracterizado por verões quentes e secos e invernos frios e rigorosos, e é dominado por gramíneas, plantas florescentes não lenhosas e arbustos adaptados à seca.
Como as condições ambientais diferem entre os quatro biomas temperados?
Floresta pluvial temperada: temperaturas amenas, precipitação abundante.
Floresta sazonal temperada: ocorre sob condições de temperatura e precipitação moderada.
Bosque/arbusto: é caracterizado por verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos.
Campo temperado/deserto frio: é caracterizado por verões quentes e secos e invernos frios e rigorosos.
Explique por que os biomas pluviais tropicais têm dois picos de precipitação atmosférica?
O clima da floresta pluvial tropical exibe dois picos de precipitação centrados nos equinócios, que correspondem aos períodos em que a zona de convergência intertropical passa sobre o equador.
Compare e confronte os fatores utilizados para classificar os biomas terrestres com aqueles utilizados para classificar os biomas aquáticos.
Para a classificação de biomas terrestres, os principais fatores considerados são as formas de crescimento das plantas onde as estratégias de sobrevivência de sucesso variam com o clima. Enquanto que os biomas aquáticos são classificados com a utilização de diversos fatores físicos, incluindo profundidade da água, fluxo da água e salinidade.
Como os riachos e os grandes rios diferem em sua principal fonte de matéria orgânica?
Nos grandes rios, uma proporção mais alta das entradas orgânicas é autóctone, o que significa que são produzidas dentro do ecossistema por algas e plantas aquáticas. À medida que os rios progridem a partir da sua nascente, tipicamente se tornam mais largos, se movimentam mais lentamente, são carregados mais fortemente com nutrientes e são mais expostos à luz solar direta. Eles também acumulam sedimentos que são trazidos da terra e transportados rio abaixo. A alta turbidez causada por sedimentos em suspensão nas partes mais baixas dos rios que contêm muito silte pode bloquear a luz e reduzir a produção.
Compare e confronte pântanos, charcos e pântanos temperados.
os charcos contêm vegetação não lenhosa emergente, como as tifas. Alguns dos maiores charcos no mundo incluem os Everglades na Flórida e o Pantanal do Brasil, da Bolívia e do Paraguai. Diferente dos pântanos e charcos, os pântanos temperados são caracterizados por águas ácidas e contêm uma diversidade de plantas, incluindo musgos esfagno e árvores atrofiadas, especialmente adaptadas para essas condições. Alguns dos maiores pântanos temperados são encontrados 
no Canadá, no norte da Europa e na Rússia. Os charcos salgados são um bioma de água salgada que contêm uma vegetação emergente não lenhosa. São observados ao longo das costas dos continentes em climas temperados, com frequência dentro de estuários, que ocorrem onde a foz dos
rios se mistura à água salgada dos oceanos
Por que a produtividade no oceano difere entre a zona fótica e afótica?
A zona fótica é a área das zonas nerítica e oceânica que contém luz suficiente para a fotossíntese das algas. A zona afótica é a área das zonas nerítica e oceânica na qual a água é tão profunda que a luz solar não consegue penetra, entretanto, as bactérias na zona afótica utilizam a quimiossíntese para converter o carbono inorgânico em açúcares simples. Outros organismos na zona afótica dependem do material orgânico que desce da zona fótica. Uma das adaptações fascinantes de muitos organismos na zona afótica é a capacidade de produzir sua própria fonte de luz, conhecida como bioluminescência, para ajudá-los a encontrar e consumir presas.

Mais conteúdos dessa disciplina